quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Campanha de Aécio usou pesquisa com dados comprovadamente enganosos


A quantidade de mentiras usadas nas campanhas eleitorais para a presidência não foram poucas. Desta vez descobriu-se que a equipe de campanha de Aécio, assim como o próprio candidato, fez uma manipulação nos números de uma pesquisa, para dar a impressão de que ele estaria 10 pontos na frente de Dilma.

Abaixo seguem trechos de uma matéria do site da Folha de São Paulo:
Folha - Campanha de Aécio usou pesquisa com dados enganosos (30/10/2014)
Informações de uma pesquisa de intenção de voto do instituto Veritá usadas na propaganda de segundo turno do tucano Aécio Neves são comprovadamente enganosas.
Quem confirma é o próprio dono do instituto que fez o levantamento, Adriano Silvoni. E também o estatístico responsável pelas pesquisas do Veritá, Leonard de Assis.
A informação infundada era a liderança de Aécio em Minas Gerais com 14 pontos de vantagem sobre Dilma Rousseff [...]
[...]o Veritá concluiu uma pesquisa nacional para presidente com 5.161 entrevistas [...] Tanto o número de entrevistas quanto os municípios de coleta de dados foram definidos pelo Veritá para retratar a disputa eleitoral no Brasil como um todo.
O publicitário Paulo Vasconcelos, responsável pela propaganda de Aécio, pediu para que o Veritá fornecesse os dados das entrevistas feitas só em Minas.
O total de eleitores ouvidos em Minas [561 apenas] era suficiente para compor o quadro nacional, mas insuficiente para retratar a realidade local.
No dia 14 de outubro, às 17h06, o site do jornal mineiro "Hoje em Dia" publicou que, segundo o Veritá, Aécio tinha 57% dos votos de Minas contra 43% de Dilma, uma vantagem de 14 pontos. [...] No debate da Band [no mesmo dia], o próprio Aécio citou: "Pesquisas [em Minas] mostram que estou mais de 10 pontos na sua frente".
No dia 15, os números não representativos do Veritá passaram a ser mostrados também na propaganda de TV do PSDB, que atribuiu a informação ao jornal "Hoje em Dia".
"Eles não podiam usar nesse contexto", diz Assis. "Nós avisamos [...] Usou na garganta. Não representa Minas. Não é o real cenário do Estado.".
No TSE, consta que o Veritá é, ao mesmo tempo, o contratado e o contratante do estudo, orçado em R$ 300 mil.
Leonard de Assis afirmou que o formulário do TSE foi preenchido dessa forma porque "o contratante [real] não quis aparecer".
Campanhas eleitorais infelizmente são marcadas fortemente por mentiras. Militantes de todos os candidatos as espalham pela internet aos montes. O problema maior é quando os próprios candidatos mentem e são descobertos. Só não se torna um problema quando a imprensa só descobre, ou só divulga, após o fim das eleições.

Há muitas outras mentiras contadas pelo candidato Aécio Neves durante a campanha.


O Brasil precisa "voltar a gerar empregos"

Uma dessas mentiras é a de que o Brasil não cresce durante o governo Dilma e por isso "não gera empregos". Ele repetiu incessantemente que o Brasil precisava "voltar a gerar empregos". Quem ouviu isso, poderia pensar até que estamos a cada dia com mais desempregados, o que está bem distante da realidade.

Parte da imprensa é cúmplice dessa mentira, pois divulgou com força a seguinte manchete "Criação de empregos formais tem pior mês de setembro em 13 anos". Essa manchete foi amplamente usada para informar que apenas no mês de setembro foram gerados 123 mil empregos no Brasil.

Abaixo está o gráfico mostrando a taxa de desemprego no Brasil no mês de setembro, de 2002 até 2014. Ele mostra que tivemos o melhor setembro dos últimos 12 anos, ao contrário do que a manchete tenta mostrar.



A inflação está descontrolada e já "estourou" a meta de 2014

Essa foi outra mentira repetida incessantemente ao longo de toda a campanha.

A Dilma, para variar, não soube responder à altura.

A todo momento se falava que a inflação já estava em 6,75% e havia estourado a meta de 6,5%.

Só que esses 6,75% não era o índice de inflação acumulado em 2014, mas o índice dos últimos 12 meses (de setembro de 2013 a setembro de 2014). O índice acumulado em 2014 estava na faixa de 6,3% até setembro, ou seja, ainda abaixo da meta.

Notícias de outubro já mencionam, de forma muuuuito discreta, que a previsão da inflação de 2014 é de 6,45%, ou seja, abaixo da meta. Segue o link.

Trecho extraído do site G1

Pior que as mentiras mencionadas pelo Aécio foi a passividade da Dilma diante delas. Questões tão simples, que qualquer pessoa bem informada saberia responder passavam pela Dilma sem uma resposta minimamente adequada. Se ela fosse depender apenas dos debates para se eleger, estaria completamente perdida.

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