Abaixo seguem trechos de uma matéria do site da Folha de São Paulo:
Folha - Campanha de Aécio usou pesquisa com dados enganosos (30/10/2014)
Informações de uma pesquisa de intenção de voto do instituto Veritá usadas na propaganda de segundo turno do tucano Aécio Neves são comprovadamente enganosas.
Quem confirma é o próprio dono do instituto que fez o levantamento, Adriano Silvoni. E também o estatístico responsável pelas pesquisas do Veritá, Leonard de Assis.
A informação infundada era a liderança de Aécio em Minas Gerais com 14 pontos de vantagem sobre Dilma Rousseff [...]
[...]o Veritá concluiu uma pesquisa nacional para presidente com 5.161 entrevistas [...] Tanto o número de entrevistas quanto os municípios de coleta de dados foram definidos pelo Veritá para retratar a disputa eleitoral no Brasil como um todo.
O publicitário Paulo Vasconcelos, responsável pela propaganda de Aécio, pediu para que o Veritá fornecesse os dados das entrevistas feitas só em Minas.
O total de eleitores ouvidos em Minas [561 apenas] era suficiente para compor o quadro nacional, mas insuficiente para retratar a realidade local.
No dia 14 de outubro, às 17h06, o site do jornal mineiro "Hoje em Dia" publicou que, segundo o Veritá, Aécio tinha 57% dos votos de Minas contra 43% de Dilma, uma vantagem de 14 pontos. [...] No debate da Band [no mesmo dia], o próprio Aécio citou: "Pesquisas [em Minas] mostram que estou mais de 10 pontos na sua frente".
No dia 15, os números não representativos do Veritá passaram a ser mostrados também na propaganda de TV do PSDB, que atribuiu a informação ao jornal "Hoje em Dia".
"Eles não podiam usar nesse contexto", diz Assis. "Nós avisamos [...] Usou na garganta. Não representa Minas. Não é o real cenário do Estado.".
No TSE, consta que o Veritá é, ao mesmo tempo, o contratado e o contratante do estudo, orçado em R$ 300 mil.
Leonard de Assis afirmou que o formulário do TSE foi preenchido dessa forma porque "o contratante [real] não quis aparecer".
Há muitas outras mentiras contadas pelo candidato Aécio Neves durante a campanha.
O Brasil precisa "voltar a gerar empregos"
A inflação está descontrolada e já "estourou" a meta de 2014
A Dilma, para variar, não soube responder à altura.
![]() |
Trecho extraído do site G1 |
_____________________________________________
Se gostou deste tema. Leia Também
![]() |
As alianças do PT incomodam?
Aqueles que tinham esperanças de que Lula e o Partido dos Trabalhadores (PT) fariam uma mudança radical na política, logo se desencantaram quando viram as alianças que foram feitas Mais informações » |
![]() |
A imprensa investiga, acusa e julga, mas não precisa de provas
Na edição da revista "Isto É" da semana passada, a matéria intitulada "No rastro do dinheiro da Propinobrás" faz a seguinte denúncia... Mais informações » |
![]() |
Tiririca e o quociente eleitoral
Hoje a maioria dos eleitores acredita que nas eleições legislativas, ou seja, para vereador, deputados (estaduais e federais) e senadores, nós votamos no candidato que escolhemos... Mais informações » |
![]() |
Doações de empresas a campanhas eleitorais deveriam ser proibidas
Neste momento, um julgamento de extrema importância para o Brasil está sendo feito pelo Supremo Tribunal Federal. Está sendo julgada uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) feita... Mais informações » |
![]() |
Friboi, a maior doadora de campanhas "doa" para Dilma, Aécio e Campos
Até o momento, a maior doadora é a JBS [dona da marca Friboi], que distribuiu R$ 27,3 milhões para os diretórios nacionais de PR, PSD, PP, SD e PRP.... Mais informações » |