quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Em Nova York, africanos são discriminados e até agredidos por medo do Ebola



Após o ressurgimento do ebola no noticiário internacional, os americanos estão com muito medo de que ele se espalhe pelos Estados Unidos, do mesmo modo que tem se espalhado por alguns países africanos. Esse medo está causando um grande aumento na discriminação racial no país. 

Abaixo seguem alguns trechos de uma matéria do site G1:
Africanos em NY denunciam discriminação provocada pelo ebola (30/10/2014)
Na semana passada, dois jovens senegaleses foram agredidos em uma escola do Bronx e um deles teve que ser hospitalizado porque os colegas acreditavam que eles poderiam estar infectados com o vírus, denunciou o Conselho de Assuntos Africanos (CAA).
Os jovens chegaram a Nova York há três semanas para encontrar o pai, um taxista que mora nos Estados Unidos há quase 20 anos.
Moussa Kourouma, presidente de uma Associação da Comunidade de Guiné e que também é taxista, destacou que os imigrantes procedentes dos países da África Ocidental afetados pela epidemia (Serra Leoa, Libéria e Guiné) temem entrar em um hospital quando estão doentes e, inclusive, muitos escondem sua origem para evitar discriminação.
Um passageiro deixou o táxi ao saber que ele era de Guiné, contou Kourouma.
Stephanie Arthur, outro líder do CAA, [...]destacou que o medo do ebola aumentou a discriminação contra os africanos e que os casos não acontecem apenas em Nova York, mas também em outras áreas do país, como o Texas.
Agora com o ebola, o velho e sempre presente racismo da sociedade norte americana aflora com força total e com a desculpa perfeita: uma doença mortal que se originou em alguns países africanos e que poderia se espalhar por outros continentes.

Alguns podem até dizer que essa discriminação não é pelo fato de serem negros, mas será que se esse vírus tivesse se espalhado na Alemanha, em vez de ter se espalhado na África, haveria essa discriminação toda contra os loirinhos alemães? Provavelmente não.

Se mesmo com pouquíssimos casos de ebola detectados nos Estados Unidos, a discriminação já chegou a esse ponto, imagine o que acontecerá se centenas ou milhares de americanos forem infectados com ebola. Provavelmente ocorrerá uma caça às bruxas contra os africanos e a vida deles se tornará insuportável. Grupos políticos racistas irão persegui-los e talvez ocorram até massacres.

_____________________________________________

Se gostou deste tema. Leia Também

O médico que liderou a luta contra o Ebola morreu após contrair o vírus
Ontem foi divulgado que o médico Sheik Umar Khan, de Serra Leoa, que liderou a luta contra o vírus ebola na região, morreu após contraí-lo... Mais informações »
Um negro morto com 12 tiros por supostamente roubar refrigerantes e rosquinhas
Após 10 dias desse primeiro assassinato, no dia 19 de julho, a apenas quatro quilômetros de distância de onde Michael Brown foi morto, outro rapaz negro de 25 anos foi morto a tiros pela polícia... Mais informações »
A incessante propaganda da inferioridade negra
Dois acontecimentos trouxeram a discussão do racismo com força nas últimas semanas. Um deles ocorreu no programa do Faustão, quando o apresentador chamou uma das dançarinas... Mais informações »

0 comentários:

Postar um comentário