segunda-feira, 30 de junho de 2014

Segundo o governo, o programa mais Médicos já atende 50 milhões de brasileiros



No programa "Café com a presidenta" desta segunda-feira (30), a presidente Dilma Roussef disse que o programa Mais Médicos já superou a meta da quantidade de brasileiros sendo atendidos pelo programa. Seriam 50 milhões de brasileiros atendidos.

Atualmente 3,8 mil municípios receberam mais de 14 mil médicos brasileiros e estrangeiros do programa Mais Médicos para atender pacientes em seus postos de saúde, aumentando em 35% o número de consultas feitas em postos de saúde no país.

Esse aumento no atendimento nos postos resultou numa redução de 21% no encaminhamento de pacientes para hospitais.

Isso ocorre, porque com mais médicos atuando nos postos de saúde, os pacientes procuram um médico logo que começam a se sentir mal, tratando a enfermidade logo no início, quando é mais barato e rápido de se tratar.

Quando há muita escassez de médicos ou mesmo ausência deles num município, é tão difícil conseguir uma consulta que os pacientes só vão ao médico quando estão bastante doentes, o que resulta num grande número de internações hospitalares.


Documentário

Para terem uma noção da importância do aumento dos médicos em postos de saúde, recomendo que assistam ao documentário "Doutor Melgaço", uma produção independente feita por Alice Riff, em parceria com o site Diário do Centro do Mundo.

É um documentário jornalístico sobre o programa Mais Médicos na cidade de Melgaço, no Pará, a cidade com o menor IDH do Brasil. Ela possui 25 mil habitantes e fica num local tão isolado, que é necessária uma viagem de 12 horas de barco para chegar lá.

Nesse documentário vemos o Hospital da pequena cidade, que tem apenas 15 leitos, que viviam cheios. Já ocorreu de ter 17 internados e 2 terem de ficar no chão. O prefeito disse que hoje, após a chegada de 4 médicos cubanos ao município, há momentos em que não há ninguém internado. É impressionante isso. 

Antes da chegada dos 4 médicos cubanos à cidade, a cidade tinha apenas 2 médicos que se revezavam passando 15 dias cada um na cidade. Por muitos anos, a cidade contava apenas com um único médico. Depois da chegada dos novos médicos, agora Melgaço tem 6 médicos, ampliando bastante o atendimento aos moradores da cidade. 


0 comentários:

Postar um comentário