sábado, 28 de junho de 2014

Igrejas que "acolhem" travestis, mas não as aceitam como são


As falas abaixo são de um vídeo que vi por esses dias no facebook. Mostra uma travesti tendo os cabelos cortados por uma garota, enquanto outra faz uma oração.

- (Mulher) Felipe, o seu momento chegou.
- (Felipe) Amém.
- (Mulher) O diabo neste momento está sendo envergonhado, porque aquilo que ele sonhou tá acabando de ser destruído.
- (Felipe) Em nome de Jesus.
- (Mulher) Pra honra e glória do senhor. Quando você se olhar no espelho, você vai começar a contemplar o novo de Deus sobre a sua vida.

Todos estão chorando, muito emocionados, pois Felipe, que antes se chamava Gabriela, está passando por um momento de transição, em que estaria deixando de ser travesti para ser convertido como um seguidor de Jesus.

No momento em que faço essa postagem, o vídeo tem quase 4 mil compartilhamentos no facebook.



Gabriela resolveu se converter e não mais ter aparência de mulher. Cortou o cabelo e pôs fogo em suas antigas roupas. Inclusive a igreja que a acolheu conseguiu reunir o dinheiro necessário para fazer uma cirurgia de remoção do silicone que pôs nos seios, para que esse último detalhe da sua antiga vida fosse apagado.

Quando vejo esse tipo de coisa, fico bastante indignado por perceber até que ponto chega a ignorância, a intolerância e o preconceito das pessoas.

Gabriela (agora Felipe), por ser travesti, passou a ter uma vida muito dura e triste. Isso porque travestis como ela, não são aceitas, são discriminadas e odiadas, porque rejeitaram não apenas a heterossexualidade, mas também tiveram a audácia de rejeitar o gênero masculino, algo inadmissível para a esmagadora maioria da população.

Em consequência disso, essas pessoas passam a ser rejeitadas pela família, pelos amigos e pelas igrejas que frequentam. Muitos são expulsos de casa bem novos, abandonam a escola e são obrigados a sobreviver sem o apoio financeiro e o carinho de uma família.

Além de tudo isso, passam por uma dificuldade absurda para conseguir um emprego, pois quase ninguém quer contratar uma travesti. Fazendo com que tenham de sobreviver de alguma forma clandestina, tendo de recorrer quase sempre à prostituição. Algumas entram até no tráfico de drogas.

Se acha essa afirmação exagerada, pense e responda: Quantas travestis havia nos locais onde você trabalhou? quantas havia no seu curso na faculdade? nas escolas em que estudou? trabalhando nos bancos em que frequenta? atendendo as mesas dos restaurantes onde vai? nos postos de gasolina onde abastece seu carro? nas lojas onde compra?

Aí surgem algumas igrejas que se comprometem a ajudar essas travestis. Resolvem acolhê-las, mas não as aceitam como são, fazendo de tudo para que abandonem não apenas as drogas e a prostituição, mas principalmente suas orientações sexuais e identidades de gênero.

No vídeo do corte de cabelo, a mulher diz: "O diabo neste momento está sendo envergonhado, porque aquilo que ele sonhou tá acabando de ser destruído.". O que essa frase significa? Que uma travesti é uma obra do Satanás?

Se essas pessoas não tivessem sido rejeitadas pelas suas famílias, não precisariam abandonar a escola, terminariam seus estudos e teriam mais chances de conseguirem bons empregos. Mesmo que fossem rejeitadas na maioria dos locais de trabalho, continuariam tendo o suporte da família, para se sustentarem até conseguirem um trabalho digno. Não precisariam se prostituir, se humilhar, nem correr tantos riscos nas ruas.

Se não tivessem de passar por tudo isso, seriam pessoas com vidas iguais a de quaisquer outras, trabalhando, estudando e sendo felizes. Não precisariam de ninguém tentando convertê-las. Não precisariam mudar a aparência e a sexualidade para agradar aos outros e serem aceitas.

Enquanto a travestilidade for vista como uma coisa do diabo, um vício ou uma doença que precisa ser eliminada, quem se assumir como travesti provavelmente vai ter uma vida muito dura, vai ter poucos amigos, poucas opções de emprego e não vai ser visto como um ser humano que merece ser respeitado.

_____________________________________________

Se gostou deste tema. Leia Também

AIDS: OMS recomenda retrovirais aos gays, em vez de recomendar maior prevenção
A OMS (Organização Mundial da Saúde) nesta sexta-feira, 11 de julho, recomendou pela primeira vez que homens gays deveriam tomar medicamentos retrovirais diariamente para evitarem a contaminação pelo vírus da AIDS... Mais informações »

0 comentários:

Postar um comentário