sexta-feira, 11 de julho de 2014

AIDS: OMS recomenda antiretrovirais aos gays, em vez de recomendar maior prevenção



A OMS (Organização Mundial da Saúde) nesta sexta-feira, 11 de julho, recomendou pela primeira vez que homens gays deveriam tomar medicamentos retrovirais diariamente para evitarem a contaminação pelo vírus da AIDS.

Abaixo estão alguns trechos de uma matéria da BBC Brasil:

OMS recomenda antirretrovirais para gays como prevenção ao HIV
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendou, pela primeira vez, que homens gays ativos tomem medicamentos antirretrovirais além de usar preservativos para evitar contaminação pelo HIV.
A entidade diz que esse grupo tem 19 vezes mais chance de contrair o HIV do que a população em geral.
"Taxas de infecção por HIV entre homens que têm relações sexuais com homens continuam altas quase em todos os lugares, e novas opções de prevenção são necessárias com urgência", afirmou a OMS. [...]
A OMS define que a "profilaxia pré-exposição é uma forma de as pessoas que não têm HIV, mas que correm o risco de infecção, prevenirem-se tomando uma única pílula (geralmente uma combinação de dois antirretrovirais) todos os dias".
Mas Gottfried Himschall, diretor do departamento de HIV da OMS, ressaltou à agência France Presse que "em um relacionamento estável em que ambos são soronegativos e não há risco, não há motivo algum para ingerir o medicamento".
A Organização recomenda que todos os gays tomem remédios contra a AIDS pelo resto de suas vidas, pelo fato de que a AIDS está sendo contraída muito mais por gays do que por héteros. Essa recomendação é absurda.

O que faz uma pessoa contrair o HIV?

Há muitas formas de se contrair o HIV, mas é melhor manter o foco na questão do sexo especificamente. 

O que nos é ensinado desde criancinha é que qualquer pessoa, gay ou hétero, poderá contrair o vírus HIV caso faça sexo oral, anal ou vaginal com outra infectada com o HIV. Também já li que o sexo anal desprotegido é a forma com mais riscos de se contrair o vírus, porque numa relação sexual é mais fácil machucar o ânus do que a vagina.

Heterossexuais normalmente fazem tanto o sexo vaginal, quanto o oral e o anal. Já homens gays só podem fazer entre eles, obviamente, o sexo anal e o oral, tendo maiores chances de se contrair o HIV, caso não se previnam com o uso de camisinhas.

Outro fator que faz com que o vírus se espalhe é que muitos se preocupam apenas com os riscos de uma gravidez e não com os riscos de contrair doenças. Isso faz com que muitos homens e mulheres se arrisquem a fazer sexo sem camisinha porque a mulher toma remédios anti-gravidez. No caso de alguns homossexuais, ocorre o mesmo: como há 0% de chances de engravidar, sentem-se à vontade para fazer sexo sem proteção.

O que transmite a AIDS é o sexo desprotegido. Isso vale tanto para os gays quanto para os héteros.

Como o próprio comunicado da OMS diz, dois gays que não possuem o HIV jamais transmitirão o vírus um para o outro. Não é a homossexualidade que provoca a AIDS. A homossexualidade em si, nada tem a ver com a AIDS.

Sendo assim, acho absurda essa recomendação de que gays devem usar esses remédios por toda a vida para combater a AIDS. O que precisa ser recomendado a eles é que se previnam sempre. Que não façam sexo jamais sem camisinha, a não ser que tenham certeza de que o parceiro é "soronegativo". E isso vale para todos: héteros, gays, lésbicas, bissexuais, travestis, transgêneros, etc.

Seguindo o raciocínio da OMS, se as pessoas que moram no campo contraírem 3X mais o HIV que as pessoas na cidade, em vez de recomendar que se intensifique as campanhas de conscientização para o uso dos preservativos, recomendarão que essas pessoas tomem esses remédios pelo resto da vida. Isso não seria o mais sensato para combater a AIDS no campo e com certeza não é a forma mais sensata de combater a transmissão do vírus entre os homens gays.
_____________________________________________

Se gostou deste tema. Leia Também

Igrejas que "acolhem" travestis, mas não as aceitam como são
As falas abaixo são de um vídeo que vi por esses dias no facebook. Mostra uma travesti tendo os cabelos cortados por uma garota, enquanto outra faz uma oração.... Mais informações »
Pastor Caio Fábio faz declarações polêmicas sobre gays e evangélicos no programa The Noite
O pastor, escritor e psicanalista Caio Fábio D'Araújo Filho foi entrevistado em junho por Danilo Gentili no programa The Noite no SBT... Mais informações »

0 comentários:

Postar um comentário