terça-feira, 22 de julho de 2014

Governo Russo afirma ter detectado caça ucraniano próximo do MH-17 antes da queda



O caso do avião MH-17 da Malaysia Airlines, que caiu matando 298 passageiros está muito estranho. Desde que caiu, está sendo feita a acusação de que o vôo foi derrubado por um míssil.

Rússia e Ucrânia trocam acusações sobre quem derrubou o avião.

O avião caiu na região de Donetsk, onde está ocorrendo uma guerra civil entre o governo da Ucrânia e grupos separatistas que desejam que a região se separe da Ucrânia e faça parte da Federação Russa.

Mapa mostrando a região de Donetsk, onde caiu o avião
Pelo fato de ter caído nessa região, os governos ucraniano e americano estão acusando os separatistas de terem derrubado o avião que estava a 10 mil metros de altura, usando equipamento militar russo. Ainda não há provas de que os separatistas derrubaram esse avião.

O governo da Ucrânia chegou a divulgar uma gravação em que haveria uma suposta conversa entre separatistas e oficiais de inteligência russos, em que eles teriam confessado que derrubaram o avião. A autenticidade da gravação ainda não foi comprovada.

A novidade agora é que o governo russo está afirmando que detectou um caça (avião de guerra) ucraniano voando bem próximo do avião derrubado, pouco antes da queda do mesmo. Também está sendo contestada a autenticidade da gravação em áudio apresentada pelo governo ucraniano.

Abaixo estão alguns trechos de uma matéria do site Opera Mundi:

Rússia diz ter detectado caça ucraniano voando próximo a MH17 antes da queda (21/07/2014)
As Forças Armadas russas informaram nesta segunda-feira (21/07) que seu sistema de radar detectou um caça ucraniano voando em direção ao Boeing MH17 da Malaysia Airlines no dia da tragédia, quinta-feira (17/07). Além de pedir explicações à Ucrânia, militares russos também afirmam que a aeronave ucraniana é equipada com poder de fogo que seria capaz de atingir, àquela distância, a aeronave civil.
Segundo Kartopolov, a aeronave militar modelo SU-25 pode atingir até 10 km de altitude e é equipada com mísseis R-60 ar-ar, capazes de atingir um alvo a até 12 km de distância — "seguramente até 5 km", observou o oficial.
"Nós gostaríamos de pedir explicações quanto ao porquê do caça militar estar voando junto a um corredor da aviação civil praticamente na mesma hora e no mesmo nível de uma aeronave cheia de passageiros", afirmou Kartopolov [...]
A Rússia também afirmou que não forneceu aos grupos separatistas do leste ucraniano os sistemas de mísseis do tipo Buk, supostamente utilizado para derrubar o avião malaio, com suas 298 pessoas a bordo.
O Ministério da Defesa russo também afirmou que as Forças Armadas ucranianas possuem bases para lançar mísseis terra-ar em locais muito próximos ao território controlado por separatistas.[...]
A Rússia também afirma que um satélite de monitoramento norte-americano sobrevoava a região separatista onde o avião caiu no dia da queda. Moscou pediu para os EUA divulgarem as imagens obtidas pelo suposto satélite.
Um grupo de especialistas ouvidos pela agência de notícias russa Itar-Tass classificou como "falsa" a gravação sonora divulgada pela Ucrânia, em que combatentes dos grupos separatistas ucranianos supostamente conversavam sobre a derrubada do avião malaio. Após estudar a gravação, o grupo de experts chegou à conclusão que a fita foi produzida a partir de diversas gravações diferentes.
Os governos russo e ucraniano estão trocando acusações entre si. É importante que as acusações sejam analisadas com calma, pois até agora, surgiram indícios de culpa de ambos os lados. Somente uma investigação mais profunda pode levar a uma conclusão do que houve de fato.

Tanto a gravação pode ser falsa, como pode ser verdadeira e os especialistas ouvidos pela agência Russa podem estar mentindo. O avião tanto pode ter sido derrubado da terra quanto do ar, tanto pelo governo ucraniano quanto pelos separatistas da região de Donetsk, com equipamento russo.

Ainda não é possível tirar conclusões precipitadas. Vamos aguardar mais investigações e acompanhar os fatos.

_____________________________________________

Se gostou deste tema. Leia Também

A revista Veja já sabe quem derrubou o avião MH-17 antes dos investigadores
Mesmo com as investigações em andamento e ainda sem provas que comprovem que a culpa da derrubada do avião é dos russos ou mesmo dos separatistas pró-russos da região de Donetsk na Ucrânia, a revista Veja... Mais informações »

0 comentários:

Postar um comentário