sexta-feira, 1 de agosto de 2014

A guerra na Faixa de Gaza pode já ter custado mais de 1,2% do PIB de Israel



O conflito na Faixa de Gaza está durando mais do que Israel esperava e custando bem caro também. 

Um jornal israelense estimou que a guerra já custou ao país um valor próximo de 12 bilhões de Shekels, que convertido em dólares (1 dólar vale hoje 3,43 shekels), equivale a quase 3,5 bilhões de dólares. O PIB de israel em 2013 foi de U$ 272 bilhões.

Abaixo estão alguns trechos de uma matéria da Reuters:
Conflito em Gaza irá afetar, mas não quebrar economia de Israel (29/07/2014)
A guerra de Israel contra militantes palestinos na Faixa de Gaza deve custar ao país bilhões de dólares, o que prejudicará temporariamente o seu crescimento econômico e pressionará as fianças do governo.
O banco central calcula que os combates, contanto que se limitem a Gaza, podem tirar no máximo meio ponto percentual do crescimento da economia neste ano. 
Israel lançou a ofensiva em Gaza, controlada pelo Hamas, três semanas atrás tentando conter os foguetes. O que começou com ataques aéreos se tornou uma batalha campal que o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse poder demorar algum tempo.
O Banco de Israel reduziu sua taxa básica de juros para 0,5 por cento, ante 0,75 por cento, na segunda-feira, em parte para compensar o dano econômico causado pelo conflito.
[...]Israel não pode dar como certo de que a recuperação será automática, já que alguns investidores estrangeiros podem deixar de investir em um país sujeito a disparos de foguete. 
O jornal israelense Yedioth Ahronoth estimou que a operação militar custou até agora 12 bilhões de shekels, ou 1,2 por cento do PIB.
Mas Michael Sarel, ex-economista-chefe do Ministério das Finanças, afirmou haver uma chance de a ofensiva se transformar em mais um levante palestino, e que isso afetaria seriamente a economia.
Talvez a esperança dos palestinos para o fim dessa guerra seja o aumento excessivo de gastos de Israel. 

Se os gastos começarem a se tornar muito pesados a ponto de o PIB se tornar nulo ou negativo, Israel pode resolver parar o conflito. Talvez seja a única chance dos palestinos, já que nem ao menos os EUA, que são o maior aliado de Israel consegue convencê-los a parar de atacar ou ceder em quaisquer das reivindicações palestinas.

Essa é uma guerra em que ninguém vai eliminar o outro lado. Israel tem mais de 50 mil soldados nessa guerra e já convocou mais 16 mil reservistas. Do outro lado, o Hamas está numa guerra de guerrilhas, como sempre faz, o que prolongará muito o conflito. Dos mais de 1400 palestinos mortos, cerca de 70% são civis, segundo as estimativas apresentadas pela imprensa. Ou seja, apenas algo próximo de 400 são membros do Hamas. Isso mostra que derrotar o grupo é um objetivo que ainda está muito longe.

_____________________________________________

Se gostou deste tema. Leia Também

Mais uma escola da ONU foi bombardeada em Gaza - 19 morreram
Nenhum local é seguro em Gaza. Sequer as escolas da Organização das Nações Unidas (ONU), que são usadas para abrigar palestinos refugiados estão sendo respeitadas. Hoje mais uma dessas escolas, que abrigava 3000 refugiados... Mais informações »
Como pode o líder do Hamas pedir que palestinos protejam suas casas "de peito aberto"?
O repórter da BBC e o líder do Hamas estão se referindo também ao ato de alguns palestinos ficarem dentro de suas casas, mesmo após terem sido advertidos pelo exército de Israel que a casa seria bombardeada.... Mais informações »
Israel destruiu a única usina de energia elétrica de Gaza
Disparos de um tanque israelense atingiram nesta terça-feira o depósito de combustível da única usina de energia da Faixa de Gaza, interrompendo o suprimento de eletricidade... Mais informações »
Um pequeno vídeo que explica historicamente o conflito entre Israel e Palestina
O video abaixo, que é apresentado pela Professora Arlene Clemesha, doutora em história Árabe pela USP, explica de forma resumida o processo histórico que resultou na criação do Estado de Israel e as razões de... Mais informações »

0 comentários:

Postar um comentário