terça-feira, 29 de julho de 2014

Israel destruiu a única usina de energia elétrica de Gaza



Abaixo estão alguns trechos de uma matéria do Estadão:

Bombardeio israelense destrói única usina de energia da Faixa de Gaza (29/07/2014)
Disparos de um tanque israelense atingiram nesta terça-feira o depósito de combustível da única usina de energia da Faixa de Gaza, interrompendo o suprimento de eletricidade para a Cidade de Gaza e várias outras partes do enclave palestino de 1,8 milhão de habitantes.
Uma grossa coluna de fumaça emergia das instalações, que suprem dois terços das necessidades de energia do território, e os contêineres de combustível estavam em chamas.[...]
Uma porta-voz militar israelense não fez comentários de imediato e informou apenas que estava checando a informação.
A usina já havia sido atingida na semana passada e operava com cerca de 20 por cento de sua capacidade, o que garantia apenas algumas horas por dia de eletricidade para os moradores de Gaza. [...]
Após mais de 20 dias de bombardeios, o caos reina em Gaza. Já haviam atacado hospitais, escolas, estações de tratamento de água, prédios residenciais e agora acabaram com a única usina de energia da região.

Ataques como esse mostram que nem de longe o grupo Hamas é o único alvo. Todo a população se tornou alvo.

Os palestinos de Gaza só tinham energia elétrica 5 horas por dia após a danificação da usina. Agora provavelmente não haverá mais energia elétrica e eles passarão um bom tempo vivendo como se vivia no século XIX.

Para terem idéia do impacto dessa medida, as pessoas agora terão enormes dificuldades até para ter acesso à água, pois a estação de tratamento e abastecimento de água precisa de energia elétrica para funcionar. Além disso, todo tipo de alimento que precisa estar em geladeiras serão perdidos. Hospitais terão seus aparelhos desligados e provavelmente se algum paciente precisar estar ligado a alguma máquina, terá poucas esperanças de vida.

O que já estava insuportável vai piorar ainda mais.

_____________________________________________

Se gostou deste tema. Leia Também

Texto do historiador Eric Hobsbawn sobre o conflito entre Israel e Palestina
O texto abaixo foi escrito por Hobsbawn em 2008, depois que Israel fez uma incursão por terra sobre a Faixa de Gaza, matando milhares de palestinos... Mais informações »
Ex-militar israelense diz que só o estupro de palestinas poderia deter membros do Hamas
O acadêmico e ex-membro da inteligência militar israelense Mordechai Kedar, disse num programa de rádio de Israel, que o estupro de mulheres palestinas seria a única forma de impedir membros do Hamas de agir... Mais informações »
Israel bombardeia escola da ONU, mata 15 e deixa 200 feridos
Quando a gente pensa que o governo israelense já cometeu todo tipo de atrocidades na Faixa de Gaza logo somos surpreendidos por atos ainda mais cruéis e desumanos... Mais informações »
Um pequeno vídeo que explica historicamente o conflito entre Israel e Palestina
O video abaixo, que é apresentado pela Professora Arlene Clemesha, doutora em história Árabe pela USP, explica de forma resumida o processo histórico que resultou na criação do Estado de Israel e as razões de... Mais informações »

0 comentários:

Postar um comentário