segunda-feira, 28 de julho de 2014

Texto do historiador Eric Hobsbawn sobre o conflito entre Israel e Palestina



Eric Hobsbawn foi um historiador judeu nascido em 1917 no Egito. Cresceu na Áustria, na Alemanha e depois foi morar em Londres, após a ascensão de Adolf Hittler.

Hobsbawn escreveu os livros "A era das revoluções (1789-1848)", "A era do capital (1848-1875)", "A Era dos Impérios (1875-1914)" e "A era dos extremos (1917-1991)".

Ele faleceu em 1o de outubro de 2012 aos 95 anos.

O texto abaixo foi escrito por Hobsbawn em 2008, depois que Israel fez uma incursão por terra sobre a Faixa de Gaza, matando milhares de palestinos:

Apesar de ter sido escrito há 6 anos, o texto continua muito atual.
Resposta para a guerra em Gaza
Já fazem três semanas que a barbárie está exposta à opinião pública universal, que assistiu, julgou e, com poucas exceções, rejeitou o uso do terror militar de Israel contra um milhão e meio de habitantes cercados, desde 2006, na Faixa de Gaza. Nunca as justificativas pela invasão foram mais patentemente refutadas pela combinação de câmeras e números; ou a novilíngua dos “alvos militares” pelas imagens de crianças cheias de sangue e escolas queimando. Treze mortos em um lado, 1.360 no outro: não é difícil calcular qual lado é a vítima. Não há muito mais a dizer sobre a operação terrorista de Israel em Gaza
Exceto para aqueles de nós que são judeus. Em uma longa e insegura história como um povo em diáspora, nossa reação natural aos eventos públicos incluem inevitavelmente a pergunta: “isso é bom ou ruim para os judeus?”. Neste caso, a resposta é inequivocamente: “Ruim para os judeus”.
Isto é patentemente ruim para os cinco milhões e meio de judeus que vivem em Israel e nos territórios ocupados de 1967, cuja segurança é comprometida pelas ações militares que os governantes israelenses tomam em Gaza e no Líbano; ações que demonstram sua inabilidade em atingir seus objetivos declarados e que perpetuam e intensificam o isolamento de Israel em um Oriente Médio hostil. Desde o genocídio ou a expulsão em massa dos palestinos do que resta da sua terra nativa não há mais nada da ordem do dia do que a destruição do Estado de Israel, apenas coexistência negociada em termos igualitários entre os dois grupos pode prover um futuro estável. Cada nova aventura militar, como as em Gaza e no Líbano, vai tornar tal solução mais difícil e vai fortalecer a mão da direita de Israel e dos colonos da Cisjordânia que nem querem isso, em primeiro lugar.
Como no Líbano em 2006, Gaza escureceu as perspectivas para o futuro de Israel. Também escureceu as perspectivas para os nove milhões de judeus que vivem na diáspora. Sem rodeios: criticar Israel não implica anti-semitismo, mas as ações do governo de Israel trazem vergonha ao povo judeu e, mas do que qualquer outra coisa, originam o anti-semitismo atual. Desde 1945 os judeus, dentro e fora de Israel, foram enormemente beneficiados pela consciência pesada de um mundo ocidental que recusou imigrantes judeus nos anos 1930 antes de, ou cometer genocídio ou não se opor a ele. Quanto dessa consciência pesada, que virtualmente eliminou o anti-semitismo do ocidente por sessenta anos e produziu uma era dourada para essa diáspora, ainda resta hoje?
Israel em ação em Gaza não é o povo que foi vítima da história, tampouco o “bravo pequeno Israel” da mitologia de 1948-67, um Davi derrotando os vários Golias que o cercavam.  Israel está perdendo a boa vontade tão rapidamente quando os EUA sob o governo de George W. Bush e por razões similares: a cegueira nacionalista e a megalomania do poder militar. O que é bom para Israel e o que é bom para os judeus como um povo estão evidentemente ligados, mas, até que haja uma resposta justa para a questão palestina, as duas coisas não são e não podem ser idênticas. E é essencial para os judeus dizerem isso com clareza.

_____________________________________________

Se gostou deste tema. Leia Também

Ex-militar israelense diz que só o estupro de palestinas poderia deter membros do Hamas
O acadêmico e ex-membro da inteligência militar israelense Mordechai Kedar, disse num programa de rádio de Israel, que o estupro de mulheres palestinas seria a única forma de impedir membros do Hamas de agir... Mais informações »
Israel bombardeia escola da ONU, mata 15 e deixa 200 feridos
Quando a gente pensa que o governo israelense já cometeu todo tipo de atrocidades na Faixa de Gaza logo somos surpreendidos por atos ainda mais cruéis e desumanos... Mais informações »
Os palestinos estão perdidos entre o sadismo de Israel e a loucura suicida do Hamas
Enquanto cada mínimo ataque israelense acerta seus alvos com precisão e já causou mais de 600 vítimas palestinas, sendo a maioria civis, em torno de 90% dos foguetinhos do Hamas são interceptados... Mais informações »
Um pequeno vídeo que explica historicamente o conflito entre Israel e Palestina
O video abaixo, que é apresentado pela Professora Arlene Clemesha, doutora em história Árabe pela USP, explica de forma resumida o processo histórico que resultou na criação do Estado de Israel e as razões de... Mais informações »

0 comentários:

Postar um comentário