quinta-feira, 24 de julho de 2014

Ministro de Israel se irrita com o governo brasileiro e chama o Brasil de "Anão diplomático"

Ministro das relações exteriores de Israel Yigal Palmor
O Brasil foi um dos 29 países que votaram na Organização das Nações Unidas (ONU) a favor de uma resolução que condena Israel pela invasão em Gaza e que decidiu iniciar uma investigação para apurar os crimes cometidos pelo exército israelense na Palestina.

Em nota oficial publicada nesta segunda-feira, o governo brasileiro classificou como inaceitável a escalada da violência na Faixa de Gaza e informou que chamou o embaixador em Israel para "consulta”.

Essa chamada para "consulta" de um embaixador estrangeiro, é uma atitude que um país toma sempre que quer demonstrar que está bastante "descontente" com ações tomadas pelo outro país.

A última vez que o Brasil havia feito isso foi quando no Paraguai o presidente Fernando Lugo sofreu um impeachment relâmpago (em apenas 2 dias).

Esse simples ato do governo brasileiro enfureceu as autoridades israelenses, fazendo com que o Ministro das relações exteriores israelense Yigal Palmor emitisse uma nota criticando duramente o Brasil, chamando o país de "Anão diplomático":

Abaixo estão alguns trecho da nota:

Esta decisão não reflete o nível das relações entre os países e ignora o direito de Israel de se defender. Tais medidas não contribuem para promover a calma e a estabilidade na região.
Israel espera o apoio de seus amigos em sua luta contra o Hamas, que é reconhecido como uma organização terrorista por muitos países no mundo. [...]
Essa é uma demonstração lamentável de por que o Brasil, um gigante econômico e cultural, continua a ser um anão diplomático. [...]
O Brasil é um parceiro diplomático irrelevante, que cria mais problemas, em vez de contribuir com soluções. [...]

Luiz Alberto Figueiredo, o ministro das Relações Exteriores brasileiro, falou em algumas entrevistas hoje (24) sobre as declarações do ministro israelense:
Somos um dos 11 países do mundo que têm relações diplomáticas com todos os membros da ONU e temos um histórico de cooperação pela paz e ações pela paz internacional. Se há algum anão diplomático, o Brasil não é um deles. Mas não contestamos o direito de Israel de se defender, jamais contestamos isso. O que contestamos é a desproporcionalidade das coisas. [...]
"O Brasil, desde o início, condenou tanto o lançamento de foguetes pelo Hamas, e nós fomos abundantemente claros com relação a isso, como condenamos também a reação de Israel. Nós não contestamos o direito de defesa que Israel tem. É um direito que ele tem. Nós contestamos a desproporcionalidade entre uma coisa e outra. Morreram cerca de 700 pessoas na Faixa de Gaza, a grande maioria delas civis e um número também bastante alto de mulheres e crianças. Isso não é aceitável e é contra isso que nós nos manifestamos". [...]
O embaixador do Brasil em Israel está sendo chamado, isso é um procedimento normal, que diplomaticamente mostra a nossa inconformidade com os fatos. Quando ele chegar, eu terei conversas com ele, buscarei mais informações sobre o que ocorre em campo.

_____________________________________________

Se gostou deste tema. Leia Também

ONU aprova resolução condenando Israel e criará comissão para investigar seus crimes
Nesta quarta-feria (23), a comissão de direitos humanos da ONU aprovou uma resolução condenando Israel por seus ataques extremamente desproporcionais à Faixa de Gaza e criou uma comissão para... Mais informações »
Os palestinos estão perdidos entre o sadismo de Israel e a loucura suicida do Hamas
Enquanto cada mínimo ataque israelense acerta seus alvos com precisão e já causou mais de 600 vítimas palestinas, sendo a maioria civis, em torno de 90% dos foguetinhos do Hamas são interceptados... Mais informações »
Israelenses montam camarote para assistir o bombardeio da Faixa de gaza
A jornalista Diana Magnay está conversando com o apresentador do programa ao vivo do monte, quando são vistas bombas sendo lançadas sobre Gaza e as pessoas ao redor aplaudem... Mais informações »
Um pequeno vídeo que explica historicamente o conflito entre Israel e Palestina
O video abaixo, que é apresentado pela Professora Arlene Clemesha, doutora em história Árabe pela USP, explica de forma resumida o processo histórico que resultou na criação do Estado de Israel e as razões de... Mais informações »

0 comentários:

Postar um comentário