terça-feira, 22 de julho de 2014

Israel atira contra prédio onde está a Associated Press e a Al Jazeera em Gaza

A jornalista Stefanie Dekker disse que "dois tiros muito precisos" foram disparados contra o prédio
Já não basta o enorme massacre de civis palestinos que está sendo cometido na faixa de Gaza, agora o governo israelense resolveu também atacar a imprensa.

Nesta segunda-feira (21/07), o exército israelense atirou contra o último andar do prédio onde estavam os jornalistas da TV Al Jazeera do Catar e da Associated Press dos Estados Unidos. Felizmente desta vez não houve vítimas.

Em 2012, no último ataque de Israel à Faixa de Gaza também foi bombardeado o prédio da imprensa internacional. A cena é mostrada na notícia do jornal do SBT abaixo. 



Uma coisa interessante a se observar é que essa reportagem de 2012 parece exatamente com qualquer reportagem divulgada nos últimos dias. Se eu dissesse a vocês que essa notícia foi publicada ontem, provavelmente muitos acreditariam.

Estão morrendo pessoas em escolas, hospitais e em diversos alvos que jamais deveriam ser bombardeados.

Israel tem usado constantemente a desculpa de que o Hamas estaria usando esses locais para lançamento de foguetes. Assim estariam desculpados de todos assassinatos que cometeram. Neste domingo, um dos bombardeios chamou a atenção. Nove pessoas da mesma família morreram num bombardeio. Em outro, morreram 15 pessoas que estavam dentro de uma mesma casa. A desculpa sempre é a mesma. Havia alguém do Hamas por perto.

Será que agora vão dizer que o Hamas estava lançando foguetes também do prédio onde a imprensa estava?

No momento em que escrevo, o número de mortos na Palestina já chegou a 607; em Israel, são 29.

Abaixo alguns trechos de uma matéria do Opera Mundi:
Ainda na segunda-feira, após reunião com o seu homólogo de Ruanda, o ministro de Assuntos Exteriores afirmou que estuda expulsar a rede de notícias Al Jazeera de Israel. Segundo ele, a "Al Jazeera abandonou qualquer semelhança a uma marca de mídia com credibilidade e transmite – tanto dentro de Gaza como fora, para o mundo – incitações antissemitas, mentiras, provocações e encorajamento para terroristas”.
Um dia após estas declarações, um avião de combate israelense bombardeou, sem causar vítimas, o último andar de uma torre no centro de Gaza, onde fica a sede da televisão catariana Al Jazeera e os escritórios da agência de notícias americana AP.
"Nos disseram que foi um erro, mas que de qualquer maneira era melhor que não voltássemos a nos aproximar", explicou à Agência Efe um dos jornalistas que estavam sentados na frente do edifício, protegidos com capacetes e coletes a prova de bala.
obs: Só uma correção nessa matéria. O andar do prédio foi alvejado com tiros e não bombardeado.

_____________________________________________

Se gostou deste tema. Leia Também

Israelenses montam camarote para assistir o bombardeio da Faixa de gaza
A jornalista Diana Magnay está conversando com o apresentador do programa ao vivo do monte, quando são vistas bombas sendo lançadas sobre Gaza e as pessoas ao redor aplaudem... Mais informações »
Vários protestos ocorreram pelo mundo contra o massacre na Palestina
No último sábado, dia 19, milhares de pessoas em vários países saíram às ruas em protesto contra o massacre na Faixa de Gaza, que já vitimou até hoje mais de 500 palestinos... Mais informações »
É muito difícil ser imparcial no conflito Israel x Palestina
É injustificável que o Hamas, em sua guerra contra Israel lance foguetes para atingir a população civil do país vizinho. Mas é muito pior a reação por parte de Israel, ao lançar dezenas de bombas para cada ataque do Hamas... Mais informações »
Um pequeno vídeo que explica historicamente o conflito entre Israel e Palestina
O video abaixo, que é apresentado pela Professora Arlene Clemesha, doutora em história Árabe pela USP, explica de forma resumida o processo histórico que resultou na criação do Estado de Israel e as razões de... Mais informações »

0 comentários:

Postar um comentário