sábado, 26 de julho de 2014

Desenho animado sobre briga de escola tenta explicar bombardeios de Israel à Palestina


Um menino branquinho, forte e super bem comportado, representando Israel,  começa a ser constantemente provocado na escola por outro moreninho e baixinho (Palestina) com aviõezinhos de papel jogados em sua cabeça e pequenos objetos.

O menino branquinho se irrita com essas atitudes, mas nada faz. Um dia ele se irrita e dá um "peteleco" na cabeça do baixinho, que chora. Os professores brigam com ele.

Após isso continua a provocação dia após dia e o menino forte nunca revida, até que um dia dá um soco no baixinho. Ele chora desesperadamente e é repreendido pelos professores, por outros alunos e suas fotos vão parar na internet. Todos o acusam injustamente, pois ele só estaria se defendendo.

Esse exemplo inocente está sendo divulgado na internet para fazer uma comparação com o conflito Israel e Palestina.

Por incrível que pareça, mísseis e bombas poderosas que destroem prédios inteiros com muitas pessoas dentro estão sendo comparados com um soco e um peteleco.

A animação abaixo foi produzida pelo grupo Hatzad Hasheni, de Jerusalém.



Aqui no blog já fiz uma analogia muito melhor.

Imagine que existem duas famílias bem numerosas A e B que, por diversas razões, se odeiam há algumas gerações.

Um dia, um membro da família A dá uma surra em um dos membros da família B, por alguma razão injustificável.

No dia seguinte, vários membros da família B pegam metralhadoras, entram na casa da família A e fuzilam todos os que conseguem encontrar pela frente. 

Esse exemplo ilustra de forma simplificada de que forma está se dando a reação de Israel aos ataques do grupo palestino Hamas.


_____________________________________________

Se gostou deste tema. Leia Também

Entrevista do líder do Hamas à BBC
Hoje a BBC Brasil publicou em seu site uma entrevista com o líder do Hamas Khaled Meshaal, que hoje vive no Catar. Ele deu uma longa entrevista sobre o conflito entre palestinos e israelenses na Faixa de Gaza... Mais informações »
Israel bombardeia escola da ONU, mata 15 e deixa 200 feridos
Quando a gente pensa que o governo israelense já cometeu todo tipo de atrocidades na Faixa de Gaza logo somos surpreendidos por atos ainda mais cruéis e desumanos... Mais informações »
Os palestinos estão perdidos entre o sadismo de Israel e a loucura suicida do Hamas
Enquanto cada mínimo ataque israelense acerta seus alvos com precisão e já causou mais de 600 vítimas palestinas, sendo a maioria civis, em torno de 90% dos foguetinhos do Hamas são interceptados... Mais informações »
Um pequeno vídeo que explica historicamente o conflito entre Israel e Palestina
O video abaixo, que é apresentado pela Professora Arlene Clemesha, doutora em história Árabe pela USP, explica de forma resumida o processo histórico que resultou na criação do Estado de Israel e as razões de... Mais informações »

0 comentários:

Postar um comentário