sexta-feira, 31 de outubro de 2014

PSDB de Aécio Neves quer auditoria das eleições


Após o candidato do PSDB, Aécio Neves, perder as eleições por uma diferença apertada, de 3,4 milhões de votos, seu partido decidiu entrar com uma petição no TSE, exigindo uma auditoria do sistema eleitoral.

Seguem abaixo alguns trechos de uma matéria do site do Estadão:
PSDB de Aécio Neves pede auditoria na votação (30/10/2014)
Brasília - Sob a alegação de "desconfianças" propagadas nas redes sociais que "colocam em dúvida desde o processo de votação até a totalização" da contagem nas eleições presidenciais, o PSDB pediu à Justiça Eleitoral uma auditoria no resultado do 2.º turno que deu vitória à presidente Dilma Rousseff sobre o candidato tucano Aécio Neves.
Em petição ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) protocolada nesta quinta-feira, 30, [...] o partido cobrou a abertura de um processo para verificar os sistemas de votação e de totalização dos votos com a criação de uma comissão de especialistas indicados pelos partidos políticos, sem a participação de ministros da corte eleitoral.
A representação do PSDB não relaciona nenhuma denúncia concreta. Mas cita, entre outras coisas, uma petição na internet que já vinha pedindo a conferência do resultado. Essa petição usa como argumento uma série de boatos espalhados nas redes.
O documento dos tucanos foi remetido diretamente à presidência do TSE. Caberá ao presidente da corte, ministro José Antonio Dias Toffoli, resolver se toma uma decisão sem consultar os demais ministros ou se remete o caso para análise do plenário.
À noite, Sampaio tentou explicar que não se trata de uma tentativa de recontagem de votos. "É um pedido de auditoria no sistema para evitar que o sentimento de que houve fraude continue sendo alimentado nas redes sociais", disse o tucano.
Após o pedido de auditoria do PSDB, o corregedor-geral da Justiça Eleitoral, o ministro João Otávio de Noronha demonstrou uma clara insatisfação com o pedido do PSDB.

"tiveram toda a oportunidade, estiveram acompanhando a divulgação. [...] nada foi impugnado em momento algum. [...] Perde (a eleição) por pouco e aí fica questionando o sistema eleitoral, que nunca foi questionado no Brasil".

O ministro também citou que quem deve solicitar a auditoria deve ser a coligação "Muda Brasil", que contempla todos os partidos e não apenas o PSDB.

Com esse pedido de auditoria tão próximo das eleições, fica difícil de acreditar que eles não desconfiam do resultado e que não pretendem uma recontagem, como dizem.

Realmente uma auditoria sobre o processo eleitoral é algo saudável para o país, pois contribui para nos dar mais segurança de que todo o processo foi realizado sem qualquer tipo de fraude. 

Mas é difícil acreditar que o partido teria solicitado uma auditoria caso tivesse vencido as eleições.

É quase inacreditável que usaram na petição ao TSE a justificativa de que nas redes sociais as pessoas têm postado que desconfiam das urnas eletrônicas, quando deveriam ter apresentado ao menos um único caso de suspeita de falha/erro/fraude no processo.

De qualquer maneira, penso que uma auditoria sobre o processo eleitoral deveria ser feita em todas as eleições, independente de quem ganhar. Isso já deveria fazer parte do processo eleitoral ao final das eleições. Por outro lado, sempre haverão os que desconfiarão das urnas, dos sistemas, da contagem e de todo o processo, não importando quantas auditorias sejam feitas.

É como a ida do homem à lua. Sempre haverá aqueles que não acreditam nessa história, não importando quantas provas seja apresentadas, nem que a principal interessada em comprovar a falsidade da mesma, a União Soviética, tenha reconhecido que realmente os americanos levaram o homem à lua.

_____________________________________________

Se gostou deste tema. Leia Também

Convidado do programa Manhattan Connection desmonta preconceitos contra os nordestinos
Um dia após as eleições, o comentarista do programa Manhattan Connection, Diogo Mainard xingou o nordeste chamando-o de atrasado, bovino, retrógrado, submisso ao governo Mais informações »
Campanha de Aécio usou pesquisa com dados comprovadamente enganosos
A quantidade de mentiras usadas nas campanhas eleitorais para a presidência não foram poucas. Desta vez descobriu-se que a equipe de campanha de Aécio, assim como o próprio candidato, Mais informações »
As alianças do PT incomodam?
Aqueles que tinham esperanças de que Lula e o Partido dos Trabalhadores (PT) fariam uma mudança radical na política, logo se desencantaram quando viram as alianças que foram feitas Mais informações »
A imprensa investiga, acusa e julga, mas não precisa de provas
Na edição da revista "Isto É" da semana passada, a matéria intitulada "No rastro do dinheiro da Propinobrás" faz a seguinte denúncia... Mais informações »
Doações de empresas a campanhas eleitorais deveriam ser proibidas
Neste momento, um julgamento de extrema importância para o Brasil está sendo feito pelo Supremo Tribunal Federal. Está sendo julgada uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) feita... Mais informações »

0 comentários:

Postar um comentário