segunda-feira, 28 de julho de 2014

Santander vai demitir responsáveis por enviar mensagem Anti-Dilma a clientes



Na última sexta-feira (25), a imprensa divulgou um comunicado do Banco Santander enviado aos seus clientes da categoria Select, que são aqueles que possuem renda acima de 10 mil reais mensais.

A mensagem fazia um alerta de que se a Dilma fosse eleita (até se subisse nas pesquisas), muitas coisas piorariam na economia.

A íntegra da mensagem:
A economia brasileira continua apresentando baixo crescimento, inflação alta e déficit em conta-corrente.
A quebra de confiança e o pessimismo crescente em relação ao Brasil em derrubar ainda mais a popularidade da presidente, que vem caindo nas últimas pesquisas, e que tem contribuído para a subida do Ibovespa.
Difícil saber até quando vai durar esse cenário e qual será o desdobramento final de uma queda ainda maior de Dilma Rousseff nas pesquisas.
Se a presidente se estabilizar ou voltar a subir nas pesquisas, um cenário de reversão pode surgir. O câmbio voltaria a se desvalorizar, juros longos retomariam alta e o índice da Ibovespa cairia, revertendo parte das altas recentes.
Esse último cenário estaria mais de acordo com a deterioração de nosso fundamentos macroeconômicos.
Diante desse cenário, converse com seu Gerente de Relacionamento Select para alocar seus investimentos da maneira mais adequada ao seu perfil de investimento.
A mensagem acima, direcionada a 0,18% dos seus clientes, tinha claro teor político e mais parecia saída de um dos blogs da Veja, com seu forte tom de previsões catastróficas.

Alguém no Santander esqueceu-se de que boa parte dos correntistas do banco, principalmente militantes petistas, votam na Dilma. Muitos deles declararam nas redes sociais que encerrariam suas contas no banco e incentivaram seus seguidores a fazerem o mesmo.

Com a grande repercussão dessa nota, o Santander rapidamente lançou uma nova nota em que afirma que a mensagem aos clientes vip jamais deveria ter sido enviada.

Abaixo a íntegra da nota:
O Santander Brasil vem a publico esclarecer que o texto enviado a um segmento de clientes, que representa apenas 0,18% de nossa base, em seu extrato mensal, e repercutido por alguns meios da imprensa hoje, não reflete, de forma alguma, o posicionamento da instituição.
O referido texto feriu a diretriz interna que estabelece que toda e qualquer análise econômica enviada aos clientes restrinja-se à discussão de variáveis que possam afetar a vida financeira dos correntistas, sem qualquer viés político ou partidário.
Sendo assim, o banco pede desculpas aos clientes que possam ter interpretado a mensagem de forma diversa dessa orientação, e reitera sua convicção de que a economia brasileira seguirá sua bem-sucedida trajetória de desenvolvimento.
Neste domingo, dia 27, o presidente do banco Santander Emílio Botín anunciou que irá demitir todos os responsáveis pelo envio da mensagem aos seus clientes VIP.

Outras empresas privadas tomarão bastante cuidado a partir de agora antes de fazer algo semelhante. Uma coisa é afirmar que apoia um candidato; outra bem diferente é atacar o rival do mesmo. Isso irá provocar a ira dos militantes do outro candidato e boa parte deles pode ser composta de seus clientes.


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