terça-feira, 8 de julho de 2014

Plínio de Arruda Sampaio falece aos 83 anos :(

Plínio de Arruda Sampaio atuava na política desde antes da ditadura militar
Abaixo um trecho de uma matéria do O Globo:
SÃO PAULO — O ex-deputado Plínio de Arruda Sampaio, de 83 anos, morreu na tarde desta terça-feira em São Paulo. Ele estava internado desde maio no hospital Sírio-Libanês para o tratamento de um câncer ósseo.
Segundo o filho mais velho do deputado, Francisco de Azevedo Arruda Sampaio, a causa da morte foi falência múltipla dos órgãos em decorrência de uma pneumonia às 15h25.
Deputado cassado pela ditadura, Plínio, que completaria 84 anos no final do mês, foi uma das principais lideranças do PSOL, partido ao qual se filiou depois de deixar o PT, em 2005. Em sua autobiografia, Plínio afirma que é socialista há mais de 60 anos.[...]
Plínio foi o relator do projeto de reforma agrária do governo João Goulart e, com o golpe militar, foi um dos 41 parlamentares cassados no primeiro Ato Institucional da ditadura. Passou 12 anos no exílio, onde trabalhou para a Organização para Agricultura e Alimentação das Nações Unidas (FAO). Voltou ao Brasil em 1976, quando se aproximou das lideranças que formariam o PT, como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Foi um dos primeiros signatários do Partido dos Trabalhadores, pelo qual foi deputado em 1985 e, em seguida, Constituinte. Deixou a legenda em 2005, depois do escândalo do mensalão e de perder a disputa à presidência nacional da legenda. "Não fui eu que saí do PT. Foi o PT que saiu de mim", diz sempre o ex-petista. Pelo PSOL, concorreu à Presidência em 2010. Esta ano, já havia decidido que não disputaria nenhum cargo eletivo.
Poxa, fico muito triste pelo fato do Plínio ter morrido.

Em 2010, apesar de sua baixíssima votação, que chegou próxima dos 1% nas eleições para presidente, adorei o fato de haver ao menos um candidato à presidência que falava coisas que faziam mais sentido para mim.

Ele falava da necessidade da reforma agrária, da auditoria da dívida pública, fazia várias críticas ao sistema capitalista, enfim, tornava o debate político muito mais interessante.

Abaixo o lindo momento da última fala de Plínio de Arruda no último debate eleitoral de 2010 na Globo.




_____________________________________________

Se gostou deste tema. Leia Também

Interessante entrevista do Plínio na CNT
Plínio não ganhará as eleições, mas deixou mensagens muito interessantes durante sua campanha... Mais informações »

0 comentários:

Postar um comentário