terça-feira, 8 de julho de 2014

Em apenas 6 dias, mais 50 morrem do vírus ebola - Já são 518 mortos


Há alguns dias postei aqui uma notícia da BBC Brasil do dia 2 deste mês, que mostrava que já há haviam morrido 467 pessoas por causa do vírus ebola. Hoje esse número já saltou para 518 mortos.

O que mais surpreende é que toda essa quantidade de mortos ocorreu com apenas 844 casos de contaminação do vírus, ou seja, 61%, dos que se tem notícia de que se contaminaram, chegaram a óbito.

Os mortos são de três países: Líbéria, Giné e Serra Leoa. Segundo a OMS, o surto começou na Guiné.

Abaixo estão alguns trechos de uma matéria do G1:

De acordo com a OMS, os números significam que o vírus está ativo na comunidade e que os dois principais modos de transmissão ainda estão em curso: observação de doentes em casa e durante os funerais das vítimas.
“Se não pararmos as transmissão em vários locais desses três países, não seremos capazes de controlar a epidemia”, explica Fadela Chaib, porta-voz da OMS.
O ebola é um dos vírus mais mortais que existem. Ele mata até 90% das pessoas infectadas e não há cura ou vacina disponível para uso na população.
Ele foi registrado nos primeiros seres humanos em 1976, em Yambuku, uma aldeia na República Democrática do Congo, às margens do Rio Ebola. Desde então, mais de 20 surtos da doenças ocorreram em países da África Central e Ocidental.
Como se pega o ebola?
Seres humanos pegam o vírus por meio do contato próximo com animais infectados, incluindo chimpanzés, gorilas, antílopes e morcegos que se alimentam de frutas [...] O ebola também passa de uma pessoa para outra, por contato direto com sangue contaminado, fluidos corporais ou órgãos, ou indiretamente, por meio do contato com ambientes contaminados. Os funerais daqueles que tinham a doença podem ser um risco, se as pessoas presentes têm contato direto com o corpo.
A doença pode ser levada de avião a outros países, espalhando a epidemia?
É possível que uma pessoa com ebola viaje de avião, mesmo a lugares distantes, já que a doença pode levar três semanas para se manifestar. No entanto, [...] não é muito provável que essa doença se espalhe da forma como tem ocorrido nos países africanos [...] “Os serviços médicos ocidentais provavelmente lidariam relativamente bem em ‘capturar' o ebola quando ele chegasse, porque estaríamos cientes de que as pessoas vieram de áreas afetadas pelo ebola”. Ele destaca que para ser contaminado é preciso ter contato próximo com uma pessoa doente, com troca de fluidos corporais. “Estar com a mesma pessoa num só ambiente, por si só, não é perigoso”. A própria OMS, por enquanto, não fez nenhuma recomendação de que se deixe de viajar aos países envolvidos na epidemia.

0 comentários:

Postar um comentário