segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Quando um comentarista "sabe-tudo" debate com alguém inteligente


No último programa Manhattan Connection da Globo News, foi entrevistada a dona da rede de lojas Magazine Luíza.

Ela comentou logo de início que a imprensa costuma mostrar o Brasil sempre na visão do "copo vazio", ou seja, em relação àquilo que o Brasil não tem, mostrando muito pouco a visão do "copo cheio", em relação àquilo que o Brasil já conquistou de bom.

O comentarista Diogo Mainard, que mora em Veneza na Itália, se declarou como a "personificação do copo vazio", ou seja, o grande pessimista. Disse que o Brasil vive numa crise do Varejo e que a situação para os varejistas é terrível com a concorrência da Amazon, perguntou quando a Luíza venderia sua rede de lojas para a Amazon, além de fazer uma análise catastrófica sobre a situação do Brasil: alta do juros, indústria sucateada, dentre outras coisas que resultarão numa crise, na queda de empregos e tudo o que houver de pior. Para piorar ainda disse que a inadimplência cresceu nos últimos dois anos.

A Luíza o corrige, afirmando que a inadimplência no varejo no Brasil está em sua melhor fase e disse que poderia passar mensalmente os dados para ele ter conhecimento disso. O Diogo responde um "Me poupe". Pouco depois o apresentador do programa afirma que os dados dela estão certos mesmo e o comentarista do programa não demonstra qualquer constrangimento ao provarem que ele não sabe do que está falando.

Ela dá um verdadeiro baile nos comentaristas que tentam mostrar uma imagem catastrófica do Brasil e tudo com um sorriso no rosto, de maneira muito sutil e engraçada.

O prazer em ver o Diogo Mainard levando essa "surra" numa discussão é maravilhoso. Canso de ver esses comentaristas de TV que não entendem de nada, posando de intelectuais e formadores de opinião. 

Eles não aguentam um debate com alguém que seja minimamente inteligente. Pessoas como Diogo Mainard fazem participações nos programas da grande mídia apenas porque dizem aquilo que os donos desses canais querem que seja dito. Não importa se é mentira, o importante é passar a mensagem que eles querem.

Para assistir a entrevista completa, que tem aproximadamente 15 minutos, clique no link abaixo:
http://g1.globo.com/globo-news/manhattan-connection/videos/t/todos-os-videos/v/empresaria-fala-sobre-comercio-e-economia-no-brasil/3088745/

0 comentários:

Postar um comentário