terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Ao pagar a multa do Genoíno, o PT fez uma grande demonstração de força

Fotos tiradas de José Genoíno e José Dirceu quando foram presos

Boa parte dos brasileiros ainda estão perplexos com a arrecadação de 700 mil reais em menos de 10 dias, feita entre os filiados e simpatizantes do PT, para pagar a multa de 667 mil reais, determinada pela justiça para ser paga pelo ex-presidente do PT, José Genoíno, após a condenação no julgamento da Ação Penal 470, que ficou conhecida popularmente como "mensalão".

Ao realizar tamanha proeza, o PT fez uma enorme demonstração de força. Dificilmente outro partido no país teria conseguido levantar essa mesma quantia para socorrer um político na mesma situação em que se encontrava o José Genoíno.

Vi muitos pelo facebook especulando que todo esse dinheiro teria sido dado diretamente pelo PT ou retirado de alguma conta onde os supostos roubos do Genoíno poderiam estar. Não acredito em nenhuma dessas duas possibilidades, pois tenho me informado melhor sobre o PT nos últimos anos e tenho a noção do tamanho absurdo da militância em torno do partido.

Hoje o PT possui mais de 1.500.000 filiados, só perdendo para o PMDB, que possui mais de 2.300.000. Fiz uma conta rápida e percebi que para pagar esses 667 mil reais, bastaria que 10 mil desses filiados contribuíssem com uma quantia de 67 reais cada, ou seja, bastaria que 0,66% dos filiados ao PT doassem menos de 70 reais para alcançar o valor da multa. Com o nível de amor (ou até fanatismo) pelo partido que vejo diariamente os petistas demonstrarem nas redes sociais, não me surpreendeu que tenham conseguido arrecadar essa quantia. 

G1 - Partidos informam ao TSE que têm mais de 15 milhões de filiados

Se o Genoíno é inocente ou não na história do mensalão, isso eu não sei afirmar, mas é óbvio que os petistas acreditam plenamente nisso e lutarão por ele e por alguns dos outros condenados do mensalão com todas as forças.

Após o pagamento da multa do Genoíno, já se comenta que os petistas e simpatizantes farão novas arrecadações para tentar pagar as multas dos petistas José Dirceu, Delúbio Soares e João Paulo Cunha, condenados no mesmo processo. A soma das multas desses três, corresponde ao valor de R$ 13,4 milhões.

Portal Terra - Dirceu e Delúbio imitarão Genoino em 'vaquinha' por multas do mensalão

Essas campanhas demonstram claramente a revolta dos petistas com a condenação dos acusados do mensalão, que segundo parte dos militantes do partido foi uma farsa midiática e jurídica que converteram um esquema de Caixa 2 em um grande roubo de dinheiro público e compra de parlamentares.

Mais revoltados que os petistas estão os inimigos do partido, que sonhavam em ver os condenados passarem dezenas de anos na prisão e perdendo tudo o que tinham para pagar as multas. Pelo visto, pelo menos com os condenados petistas, isso não vai acontecer.

Muitos se surpreenderam com essa reviravolta no caso do José Genoíno. Não tinham noção do quanto o PT é forte na hora de proteger seus integrantes. Gostaria muito que toda essa força fosse voltada para empurrar o governo mais para a esquerda, mas infelizmente isso não vai acontecer. Os militantes do partido mais parecem soldados que obedecem cegamente o que a cúpula decide. Se o partido decidir que determinada lei é boa, os militantes defenderão cegamente àquela lei, não importando se é boa ou ruim para o país, importando apenas se é boa para seu partido naquele momento da história.

Não sei se um dia voltaremos a ver toda aquela máquina partidária gigantesca voltada para os interesses da população. Talvez vejamos o PT nas ruas lutando de verdade junto com os movimentos sociais, somente quando não estiverem mais na presidência e não estiverem mais com o rabo preso a alianças com tantos péssimos políticos.

0 comentários:

Postar um comentário