terça-feira, 4 de novembro de 2014

Livro sobre família com dois pais será distribuído para escolas públicas no Chile


Em 2011, o governo brasileiro tentou distribuir nas escolas públicas um conjunto de materiais, com a intenção de educar às crianças e adolescentes em torno do respeito aos casais de pessoas do mesmo sexo. O objetivo da distribuição desses materiais era o de educar as novas gerações, para que não crescessem com o mesmo preconceito que seus pais e avós.

Infelizmente o material acabou não sendo distribuído por aqui, devido a uma pressão da bancada evangélica sobre o governo federal, que acabou deixando de lado esse projeto.

O governo do Chile agora pretende seguir pelo mesmo caminho que Dilma havia planejado seguir. Está patrocinando materiais educativos para que sejam distribuídos nas escolas públicas do país. O primeiro material produzido é o livro infantil Nicolás tiene dos papás (Nicolás tem dois papais).

Seguem abaixo alguns trechos de uma notícia do site Opera Mundi:
Opera Mundi - Chile vai distribuir em escolas públicas livro sobre família formada por casais homossexuais (24/10/2014)
Em 2015, as crianças chilenas conhecerão a história de Nicolás, um menino que vive em uma família formada por um casal homossexual. Ele mora com os dois pais, Sebastián e Pablo, embora também passe alguns fins de semana com Clara, a mãe biológica. Florencia, a melhor amiga no colégio, não entendia a família de Nicolás, mas, com o tempo, a aceitou, e eles passaram a frequentar a casa um do outro.
A publicação será distribuída gratuitamente e fará parte do currículo do ensino infantil e fundamental públicos do Chile no ano que vem. As instituições particulares que quiserem também podem solicitá-la de forma gratuita.
A história de Nicolás é apenas a primeira de uma série de contos infantis com temas de diversidade sexual que serão lançados nos próximos meses, também com patrocínio estatal e distribuição gratuita.
A principal acusação dos que se opõem ao livro é a de que ele seria uma forma de “propaganda para as crianças” sobre orientação sexual, argumento que é rechaçado pelo presidente do Movilh [Movimento pela Integração e Liberação Homossexual], Ramón Gómez. “O livro visa contribuir para formar uma geração que tenha outra visão sobre as famílias formadas por casais homossexuais e defende o respeito pelas diferentes formas de família. Ele não trata da questão sexual. Por isso, é difícil entender esse tipo de reação”, comentou.
Um "casal homossexual" é um casal igual a qualquer outro, com relacionamentos iguais aos de qualquer casal heterossexual. Alguns ficam juntos apenas por uma noite, outros por várias noites, outros passam a se gostar tanto que chegam a namorar e outros se amam tanto que resolvem morar juntos. É algo muito natural para eles e elas, do mesmo jeito que foi natural para mim gostar da minha atual esposa, namorar e casar com ela.

Iniciativas como essa do governo chileno devem ser conhecidas por todos e aplaudidas. Hoje é imprescindível que mudemos a forma como nossos filhos estão sendo educados. Precisamos cada vez mais ter uma educação voltada para o respeito às diferenças, sejam essas de cor de pele, de gênero, classe social, religião, sexualidade ou quaisquer outras.

Mas é importante não esperar apenas pela ação do Estado. É preciso que todos aqueles que são contrários a esse tipo de discriminação façam sua parte ajudando a derrubar esse preconceito que faz com que tantos jovens sejam expulsos de suas casas, percam seus amigos, sejam rejeitados pelas comunidades onde vivem, sofram violência e até sejam assassinados apenas pelo fato de não serem heterossexuais.

A luta por uma sociedade mais justa, mais humana e mais tolerante deve ser travada com toda força diariamente.

_____________________________________________

Se gostou deste tema. Leia Também

São Paulo: Gays e Travestis em situação de risco terão prioridade no Minha Casa Minha Vida
Depois de investir pesado na iniciativa de implantar ciclovias na cidade de São Paulo, o prefeito Fernando Haddad resolveu inovar em termos de políticas para a comunidade LGBT... Mais informações »
Igrejas que "acolhem" travestis, mas não as aceitam como são
As falas abaixo são de um vídeo que vi por esses dias no facebook. Mostra uma travesti tendo os cabelos cortados por uma garota, enquanto outra faz uma oração.... Mais informações »
Pastor Caio Fábio faz declarações polêmicas sobre gays e evangélicos no programa The Noite
O pastor, escritor e psicanalista Caio Fábio D'Araújo Filho foi entrevistado em junho por Danilo Gentili no programa The Noite no SBT... Mais informações »
AIDS: OMS recomenda retrovirais aos gays, em vez de recomendar maior prevenção
A OMS (Organização Mundial da Saúde) nesta sexta-feira, 11 de julho, recomendou pela primeira vez que homens gays deveriam tomar medicamentos retrovirais diariamente para evitarem a contaminação pelo vírus da AIDS... Mais informações »

0 comentários:

Postar um comentário