segunda-feira, 21 de julho de 2014

"Esta terra é minha" - animação que mostra as diferentes guerras pela Palestina



Uma pequena animação criada por Nina Paley (site dela) resume a história das diferentes guerras que foram travadas na região da Palestina ao longo de séculos.

Por toda a animação é mostrada a música "The Exodus Song" (A canção do Êxodo), que fala sobre a terra de Israel que supostamente teria sido dada por Deus aos Judeus.

Ao mesmo tempo que a canção é exibida, a animação trata de mostrar que Deus não tem absolutamente nada a ver com essa história e que os conflitos entre árabes e israelenses são apenas mais um dentre tantos conflitos políticos por aquelas terras, sempre com o uso da religião como desculpa.



Para quem tem curiosidade de saber quem são cada um desses personagens e quais povos eles representam, no blog da autora do vídeo há toda uma explicação sobre os personagens. Veja neste link.


Tradução da Letra

Esta terra é minha,
Deus deu esta terra, para mim
Esta terra brava e antiga para mim
E quando o sol da manhã
revela suas colinas e planície
Então eu vejo uma terra
onde as crianças podem correr livremente

Então pegue minha mão
e ande nesta terra comigo
E ande esta linda terra comigo
Embora eu seja apenas um homem,
quando você está ao meu lado
Com a ajuda de Deus,
eu sei que posso ser forte

Embora eu seja apenas um homem,
quando você está ao meu lado
Com a ajuda de Deus,
eu sei que posso ser forte

Para tornar esta terra nossa casa
Se eu tiver que lutar,
eu vou lutar para fazer desta terra a nossa própria
Até eu morrer, esta terra é minha

_____________________________________________

Se gostou deste tema. Leia Também

É muito difícil ser imparcial no conflito Israel x Palestina
É injustificável que o Hamas, em sua guerra contra Israel lance foguetes para atingir a população civil do país vizinho. Mas é muito pior a reação por parte de Israel, ao lançar dezenas de bombas para cada ataque do Hamas... Mais informações »
Um pequeno vídeo que explica historicamente o conflito entre Israel e Palestina
O video abaixo, que é apresentado pela Professora Arlene Clemesha, doutora em história Árabe pela USP, explica de forma resumida o processo histórico que resultou na criação do Estado de Israel e as razões de... Mais informações »
Para tentar matar membro do Hamas, Israel bombardeia prédio e mata 6 crianças.
Os crimes de guerra praticados por Israel contra a palestina não param de crescer. Eles bombardeiam um quarteirão inteiro se for necessário para pegar um único inimigo: uma prática totalmente inaceitável... Mais informações »
Eduardo Galeano: "Quem deu a Israel o direito de negar todos os direitos"
Vou reproduzir aqui no blog um texto escrito em 2012 pelo escritor uruguaio Eduardo Galeano, autor de "As Veias Abertas da América Latina" sobre a luta entre Israel e Palestina, que parece nunca ter fim.... Mais informações »

0 comentários:

Postar um comentário