sábado, 29 de março de 2014

Reitoria da UFSC foi desocupada nesta sexta-feira (28)

Estudantes da UFSC ocupam reitoria após ação da tropa de choque no campus

Nesta sexta-feira (28/03), o grupo de alunos que ocupava a reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desde a terça-feira (23) resolveu em assembléia desocupar o prédio.

A ocupação da reitoria foi motivada por causa de uma confusão gerada quando agentes a paisana da polícia federal tentaram prender um aluno da universidade por estar com alguns cigarros de maconha na mochila. Dezenas de estudantes cercaram a viatura, para impedir que a polícia levasse o estudante.

Foi iniciada uma negociação entre o delegado, o diretor do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), o procurador federal e o chefe de gabinete da reitoria. Os três tentaram convencer o delegado a resolver a situação de maneira pacífica, mas o delegado foi irredutível, chamando a tropa de choque da polícia militar para enfrentar os alunos e levar o estudante que estava com os cigarros de maconha na mochila.

Balas de borracha e gás lacrimogêneo foram usados para levar à delegacia alguém que sequer era acusado de ser traficante, mas usuário de maconha. Na delegacia, foi aberto um termo circunstanciado, o estudante assinou e foi liberado.


Revoltados com a truculência da polícia, os estudantes viraram dois carros: um pertencente à Polícia Federal e outro pertencente à universidade. Houve também destruição de câmeras do circuito interno da UFSC. Por fim resolveram ocupar a reitoria da universidade.

Carros virados pelos estudantes

Após uma série de conversas com a reitora, os estudantes resolveram desocupar a reitoria, pelo fato de a reitora entrar em acordo com 11 pontos, dentre 13 reivindicações dos estudantes.

No momento em que os alunos se preparavam para desocupar a reitoria, ocorreu outra manifestação de cerca de 200 estudantes do Centro Tecnológico (CTC), que eram contrários à ocupação da reitoria e que reivindicavam mais policiamento no campus. Os dois grupos se encontraram e houve um bate boca e um princípio de confusão, mas sem agressões.

Diário Catarinense - Protestos de estudantes da UFSC terminam com bandeiras do Brasil e LGBTS hasteadas na reitoria

Após reuniões com os dois grupos, a reitora Roselana Neckel anunciou que dentro de 30 dias será feito um plebiscito entre os estudantes para que opinem sobre qual deve ser a melhor forma de policiamento na região. Disse que continua contrária ao uso de drogas ilícitas no campus, mas que também é contra a forma agressiva como a polícia agiu na universidade.

Abaixo está um vídeo do TJ UFSC, o telejornal da Universidade, mostrando parte do que aconteceu na terça-feira.




______________
Leia mais sobre esse tema nos link abaixo:

Jornalsmo Alternativo - Tropa de choque invade UFSC por alguns cigarros de maconha

O deputado Jean Wyllys cria projeto de lei para legalizar a maconha

Para combater o narcotráfico, a maconha deveria ser legalizada
_______________

0 comentários:

Postar um comentário