sábado, 29 de março de 2014

IPEA: Crianças e adolescentes são 70% das vítimas de estupro


Essa informação terrível foi divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada, o IPEA, nesta quinta-feria (27/03).

Abaixo um trecho da matéria publicada no site do IPEA:
Essa é a primeira pesquisa a traçar um perfil dos casos de estupro no Brasil a partir de informações de 2011 do Sistema de Informações de Agravo de Notificação do Ministério da Saúde (Sinan). 
Com base nesse sistema, a pesquisa estima que no mínimo 527 mil pessoas são estupradas por ano no Brasil e que, destes casos, apenas 10% chegam ao conhecimento da polícia. [...]
Os registros do Sinan demonstram que 89% das vítimas são do sexo feminino e possuem, em geral, baixa escolaridade. Do total, 70% são crianças e adolescentes. “As consequências, em termos psicológicos, para esses garotos e garotas são devastadoras, uma vez que o processo de formação da autoestima - que se dá exatamente nessa fase - estará comprometido, ocasionando inúmeras vicissitudes nos relacionamentos sociais desses indivíduos”, aponta a pesquisa. 
Em metade das ocorrências envolvendo menores, há um histórico de estupros anteriores. [...] Ainda de acordo com a Nota Técnica, 24,1% dos agressores das crianças são os próprios pais ou padrastos, e 32,2% são amigos ou conhecidos da vítima.
Veja no link abaixo a nota técnica do IPEA, em que os dados são mostrados:

IPEA - Estupro no Brasil: uma radiografia segundo os dados da Saúde (versão preliminar)


25% dos brasileiros acham que roupa curta contribui com ataques sexuais

Esse dado mostrado no título da postagem revela uma informação muito importante para os 25% dos brasileiros que acham que a mulher contribui com o estupro ao usar roupa curta, segundo outra pesquisa do IPEA, mostrada nesta semana. Esses dados mostram que a principal causa dos estupros são os estupradores e não o comportamento das vítimas.

Até concordo que quando a mulher usa roupas mais curtas, acaba chamando mais a atenção dos homens (e com os estupradores não seria diferente). Mas o que causa o estupro não é a roupa curta e sim a idéia de achar que o homem tem o direito de usar o corpo daquela pessoa para satisfazer o próprio prazer mesmo contra a vontade dela, independente de quanta dor irá causar nela.

Quando um homem quer estuprar alguém, não vai ser uma roupa mais "comportada" que o impedirá de fazê-lo. Irá violentar a mulher com ela vestindo calça comprida ou shortinho. 

Quantas senhoras de 50 anos são estupradas, mesmo vestindo roupas bem compostas? quantas crianças são estupradas mesmo sem terem feito qualquer coisa para seduzir o estuprador?

É um absurdo que tantos no Brasil ainda culpem a vítima pelo estupro. Essa mentalidade precisa mudar, pelo bem de todas essas vítimas.

0 comentários:

Postar um comentário