quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Debate na BAND - Luciana Genro X Dilma - questão indígena e reforma agrária



Resolvi postar aqui no blog alguns trechos que achei interessante do debate com os candidatos à presidência ocorrido ontem (26) na TV Bandeirantes.

No vídeo abaixo, o jornalista menciona os conflitos violentos entre fazendeiros e índios, perguntando à candidata Luciana Genro do PSOL qual seria a política indigenista (relativa aos indígenas) que o governo dela adotaria. 

Luciana teve 2 minutos para responder, Dilma deveria comentar em 45 segundos e Luciana teria 45 segundos para a tréplica.

Luciana diz que deve ser feita a demarcação imediata das terras indígenas, mas que o problema da terra precisa ser resolvido com uma reforma agrária, pois a concentração de terras no Brasil é enorme. Boa parte das terras está nas mãos de grande empresas que se dedicam principalmente à exportação de commodities e não à produção de alimentos. Segundo ela, a reforma agrária seria também uma ótima forma de baixar a inflação, pois com mais alimentos sendo produzidos por agricultores, o preço dos mesmos baixaria.


Dilma comenta que o governo regularizou 462 terras indígenas. Diz que nessas terras hoje existem tanto índios quanto pequenos e médios agricultores. Esse conflito deveria ser resolvido de modo a preservar os interesses tanto dos indígenas quanto dos agricultores.

Luciana Genro menciona em sua tréplica que a Dilma deveria brigar pela implantação do imposto sobre Grandes Fortunas, que aumentaria a arrecadação do governo federal para investir mais na demarcação de terras e na educação.



_____________________________________________

Se gostou deste tema. Leia Também

Debate na BAND - Dilma X Aécio - sobre a situação na economia
No vídeo abaixo, Boris Casoy afirma que a economia está com crescimento baixíssimo e a inflação está muito alta, apesar de estar diminuindo. Ele pergunta se Dilma irá manter a política econômica... Mais informações »
O primeiro "enterromício" que já vi
Ao ler as notícias sobre esse assunto, não consigo parar de imaginar o quão bizarros foram o funeral e o enterro dele... Mais informações »
Video: Entrevista de Dilma Roussef no Jornal Nacional
Assim que o candidato à presidência Eduardo Campos morreu num acidente aéreo em Santos, começaram a espalhar boatos de que a presidente Dilma Roussef teria sancionado, pouco antes do... Mais informações »
Doações de empresas a campanhas eleitorais deveriam ser proibidas
Neste momento, um julgamento de extrema importância para o Brasil está sendo feito pelo Supremo Tribunal Federal. Está sendo julgada uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) feita... Mais informações »
Video: A última entrevista de Eduardo Campos no Jornal Nacional
Eduardo Campos na noite anterior ao seu acidente de avião havia dado uma entrevista de 15 minutos ao Jornal Nacional. No dia anterior havia sido entrevistado o candidato Aécio Neves.... Mais informações »

0 comentários:

Postar um comentário