sexta-feira, 4 de julho de 2014

Governo Federal vai investir 1,2 bilhão no setor audio-visual



A notícia abaixo foi extraída do site da Ancine:

Com o objetivo de transformar o Brasil em um dos cinco maiores mercados audiovisuais do mundo, governo lança pacote de investimentos inédito. Recursos serão aplicados no fomento ao desenvolvimento, produção e difusão de conteúdos brasileiros, na capacitação de profissionais e na expansão das salas de cinema
A presidenta da República, Dilma Rousseff, anunciou nesta terça-feira, 01/07, em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, o lançamento do Programa Brasil de Todas as Telas, o maior e mais importante programa de fomento ao setor audiovisual já desenvolvido no país. Participaram da solenidade a ministra da Cultura, Marta Suplicy; o diretor-presidente da Agência Nacional do Cinema - ANCINE, Manoel Rangel; e o secretário do Audiovisual, Mario Borgneth.
Representantes e personalidades do setor também estiveram presentes no lançamento do programa, cujo objetivo é transformar o Brasil em um relevante centro produtor e programador de conteúdo.
A fim de estimular ainda mais esse avanço, recursos da ordem de R$ 1,2 bilhão, oriundos do Fundo Setorial do Audiovisual, serão investidos ao longo dos próximos 12 meses, em uma série de ações articuladas em torno de quatro eixos: desenvolvimento de projetos e formatos de obras brasileiras; produção e difusão de conteúdos brasileiros no cinema e na televisão; capacitação e formação profissional; e implantação e modernização de salas de cinema.

Só espero que ao menos parte relevante desse dinheiro seja usado para fomentar principalmente o desenvolvimento do audio-visual independente, tão carente de recursos, e não para financiar os filmes da Globo Filmes, que já contam com uma imensidão de recursos e praticamente dominam o mercado de cinema brasileiro.

Anualmente o Brasil produz uma grande quantidade de ótimos filmes, que jamais são vistos pelo público no cinema, pois estes praticamente só exibem filmes da Globo Filmes e os filmes de Holliwood.

Até mesmo o filme "O Som ao redor", premiadíssimo, que foi escolhido para representar o Brasil na disputa por uma vaga no Oscar de melhor filme estrangeiro, foi visto em pouquíssimas salas de cinema no Brasil. A esmagadora maioria dos cinemas ignorou a existência desse filme.

Link para o site do filme O Som ao Redor.

0 comentários:

Postar um comentário