Recentemente os partidos PT e PSB fizeram suas estimativas de quanto gastarão nas suas campanhas eleitorais para a presidência em 2014.
O PT estima que a campanha de reeleição da Dilma custará em torno de R$ 237 milhões, com o limite de R$ 290 milhões. Já o PSB estimou que a campanha de Eduardo Campos custará em torno de R$ 150 milhões.
O PSDB ainda não apresentou à justiça eleitoral sua estimativa de gastos, mas provavelmente terá recursos tão altos ou maiores que os de Eduardo Campos.
Em 2010, só no primeiro turno, Dilma Roussef havia gasto em torno de R$ 100 milhões em campanha. José Serra gastou R$ 70 milhões e Marina Silva R$ 24 milhões.
De onde vem tanto dinheiro?
Ele vem dos que mais influenciam na política do país: dos empresários.
O objetivo de uma empresa é a perseguição a todo momento do lucro. Ela age de acordo com as leis do mercado. Todas as suas ações são feitas pensando num retorno financeiro imediato ou futuro. Até mesmo quando faz uma doação a uma entidade beneficente, faz questão de divulgar isso amplamente para melhorar sua imagem diante dos seus consumidores, para estimulá-los a comprar mais produtos ou serviços dela.
Se uma empresa busca um retorno financeiro até mesmo com a doação para uma instituição que cuida de crianças com câncer, é de se esperar que alguma vantagem procure ao doar para uma campanha eleitoral.
Após financiarem essas campanhas, esses empresários passam a ter grande influência sobre os políticos eleitos, sejam eles vereadores, deputados estaduais, governadores ou presidente.
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