terça-feira, 15 de julho de 2014

É muito difícil ser imparcial no conflito Israel x Palestina

Essa imagem simboliza bem a diferença entre as forças israelenses e palestinas

Imagine que existem duas famílias bem numerosas A e B que, por diversas razões, se odeiam há algumas gerações.

Um dia, um membro da família A dá uma surra em um dos membros da família B, por alguma razão injustificável.

No dia seguinte, vários membros da família B pegam metralhadoras, entram na casa da família A e fuzilam todos os que conseguem encontrar pela frente. 

Esse exemplo ilustra de forma simplificada de que forma está se dando a reação de Israel aos ataques do grupo palestino Hamas. Lançam dezenas de mísseis e bombas para cada foguete lançado pelo Hamas, causando 100x mais vítimas no lado palestino do que no lado israelense.

É dessa maneira que, no momento em que escrevo, já existem 193 mortos e mais de 1400 feridos do lado palestino, enquanto do lado israelense há apenas 1 morto e pouco mais de 10 feridos. 

A proporção de 193 para 1 é totalmente assustadora num conflito como esse.

No exemplo fictício das duas famílias, por pior que tenha sido a surra inicial, não há nada que justifique essa reação tão desproporcional. Da mesma forma, no nosso exemplo real envolvendo Israel e Palestina, os ataques provocados pelo Hamas não são justificativa para tamanha resposta de Israel.


O grupo Hamas, que é um dos dois grupos que governam a Palestina, tem como um dos seus objetivos principais a destruição do Estado de Israel. Fariam isso, certamente, se tivessem poder de fogo. Mas não possuem 1% do poder bélico de Israel. A Palestina sequer possui um exército.

Quando eles explodem uma bomba num carro e matam cinco pessoas em Israel, todos chamam isso de um "atentado terrorista". Mas quando o exército de Israel explode um prédio de três andares para tentar matar uma só pessoa e acabam matando outras oito pessoas no prédio, isso não ganha o nome de "atentado terrorista". O atentado recebe o nome de "Ataque Militar".

Para tentar matar membro do Hamas, Israel bombardeia prédio e mata 6 crianças (11/07/2014)

É injustificável que o Hamas, em sua guerra contra Israel lance foguetes para atingir a população civil do país vizinho. Mas é muito pior a reação por parte de Israel, ao lançar dezenas de bombas para cada ataque do Hamas, onde direcionam muitas delas para áreas civis, causando uma enorme quantidade de vítimas.

Se é para matar um membro do Hamas numa casa, explode-a junto com todas as outras vizinhas. Se querem matar alguém num prédio, bombardeiam o prédio inteiro. E que se dane quem mora nesses locais.

Em sua defesa, o governo de Israel diz que o Hamas é que tem a culpa pela morte dos civis, por colocar seus lança-foguetes em áreas residenciais. Como se isso os redimisse do fato de jogarem várias bombas para aniquilar todos esses civis.

Temos o clássico caso do assaltante de banco que tem 20 pessoas como reféns.

A atitude de qualquer policial deve ser sempre no sentido de proteger as vidas dos reféns como prioridade a prender ou matar o assaltante. É preferível deixá-lo escapar, sem que haja vítimas inocentes do que matá-lo ao custo da morte de alguns reféns.

Mas o exército israelense age diferente.

Se necessário, mata os 20 reféns, só para ter o prazer de matar também o inimigo. Isso porque os reféns não são cidadãos de Israel e sim palestinos, que parecem não ter valor algum aos olhos dos governantes do país vizinho.

Uma criança de 5 anos numa casa vizinha de um membro do Hamas, parece ter a mesma importância de uma barata, dessas que você esmaga sem remorso algum e continua com sua vida, como se nada tivesse acontecido.

Como se fosse pequena essa quantidade de vítimas no conflito, Israel convocou 40 mil reservistas para se prepararem para uma invasão terrestre da faixa de Gaza, para certamente multiplicar por 10 os mortos já existentes. 


_____________________________________________

Se gostou deste tema. Leia Também

Um pequeno vídeo que explica historicamente o conflito entre Israel e Palestina
O video abaixo, que é apresentado pela Professora Arlene Clemesha, doutora em história Árabe pela USP, explica de forma resumida o processo histórico que resultou na criação do Estado de Israel e as razões de... Mais informações »
Para tentar matar membro do Hamas, Israel bombardeia prédio e mata 6 crianças.
Os crimes de guerra praticados por Israel contra a palestina não param de crescer. Eles bombardeiam um quarteirão inteiro se for necessário para pegar um único inimigo: uma prática totalmente inaceitável... Mais informações »
Eduardo Galeano: "Quem deu a Israel o direito de negar todos os direitos"
Vou reproduzir aqui no blog um texto escrito em 2012 pelo escritor uruguaio Eduardo Galeano, autor de "As Veias Abertas da América Latina" sobre a luta entre Israel e Palestina, que parece nunca ter fim.... Mais informações »

Um comentário:

  1. Você diz que é muito difícil ser imparcial colocando a culpa em Israel, mas te faço algumas peguntas. Porque o Hamas usa as áreas residenciais para ataque perto de crianças, mulheres, idosos e etc? Não tem outros lugares? Qual é a justificativa para usar seu próprio povo como escudo? mata no peito e responde!

    ResponderExcluir