quarta-feira, 9 de julho de 2014

Agora fudeu!!! Grupo radical tomou posse de mais de duas mil armas químicas no Iraque



Abaixo estão trechos de uma notícia do site Opera Mundi:

Os representantes do Iraque na ONU (Organização das Nações Unidas) disseram que o grupo extremista islâmico Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) assumiu o controle de um arsenal de 2,5 mil foguetes químicos de gás sarin que foram armazenados juntamente com outras armas químicas.
O embaixador do Iraque na ONU, Mohamed Ali Alhakim, relatou em uma carta ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, que "grupos terroristas armados" assumiram o depósito de armas em Muthanna, a noroeste de Bagdá, em 11 de junho, detiveram os oficiais e soldados e roubaram o estoque.
As forças iraquianas encontraram nesta quarta-feira os corpos de cerca de 50 civis, executados a tiros, no norte da província de Babel, cerca de 100 quilômetros ao sul de Bagdá, informou à Agência Efe uma fonte da polícia. Os cadáveres, que foram levados ao instituto legista para ser identificados, tinham os olhos vendados e disparos na cabeça e o peito.
Em 28 de junho, pelo menos 22 soldados e policiais iraquianos morreram e outros 25 ficaram feridos em duros confrontos com os extremistas em Babel. O EI, que controla amplas zonas do norte e oeste do Iraque, proclamou em 29 de junho um califado que vai da província síria de Aleppo até ao iraquiano de Diyala. 

Eu nunca havia visto nada parecido ao desempenho militar do grupo radical ISIS (Estado Islâmico do Iraque e da Síria). 

Em pouquíssimo tempo tomou parte do Iraque e da Síria e criou um novo país chamado de Estado Islâmico (EI), no qual o regime político será o califado. 

O ISIS é formado por fundamentalistas islâmicos, ou seja, religiosos radicais que tentam impor sua fé e costumes a todos, por meio do controle das pessoas através do Estado.

O grupo é concorrente da Al Qaeda, a organização terrorista que até pouco tempo era a mais organizada e perigosa do mundo.

Eles são guerrilheiros espantosamente eficientes. Além de dominarem um território gigantesco, agora também estão com a posse de milhares de armas químicas, com as quais poderia matar populações de inteiras de cidades, já que os gases das armas químicas se espalham pelo ar e são fáceis de atingir suas vítimas.

Eu fui totalmente contra àquela invasão do Iraque feita em 2002, pelo fato de que ela se baseou numa série de mentiras. Disseram que Sadam Hussein seria aliado de Osama Bin Laden, que teria armas nucleares e que passaria essas armas para o Bin Laden. Tudo lorota.

Mas hoje o cenário é completamente diferente. O grupo ISIS é forte demais e é inimigo de todos: do governo iraquiano, do iraniano, do americano, de diversos grupos muçulmanos e até da Al Qaeda, por incrível que pareça. Talvez a única forma de parar esse grupo seja uma intervenção militar conjunta de diversos países na região, antes que eles se espalhem mais, cresçam e se tornem incontroláveis.


0 comentários:

Postar um comentário