segunda-feira, 21 de julho de 2014

Advogada Ativista pede asilo no consulado do Uruguai



Eloísa Samy, de 45 anos, é uma advogada que faz parte da ONG DDH (Defensores de Direitos Humanos).

Neste momento, Eloísa se encontra dentro do consulado do Uruguai, que está cercada por policiais militares e agentes da Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI).

Ela resolveu ir até o consulado do Uruguai, pois lá a polícia não pode entrar, pois o local é considerado território uruguaio. 

Ela fez um pedido de asilo político ao governo uruguaio, com a intenção de poder se defender das acusações que pesam sobre ela e mais 22 ativistas, acusados de "Formação de quadrilha armada". Todos eles fizeram parte ativamente dos protestos no Rio de Janeiro.

Os 23 ativistas são acusados de "depredar o patrimônio privado e público; resistir com a utilização de violência contra a pessoa, com o arremesso de pedras e de artefatos incendiários tendo como alvo, principalmente, policiais militares e outros agentes de segurança pública; lesões corporais; posse de artefatos explosivos, notadamente bombas de fabricação artesanal; e corrupção de menores, incentivando a participação de adolescentes.".

É importante lembrar que a acusação de "Formação de quadrilha armada" é muito frágil, pois só foi encontrada uma única arma de fogo na casa dos acusados e pertencia ao pai de um deles, que estava com porte de arma vencida e por isso também foi preso.

Eloísa gravou um vídeo de 2 minutos dentro do consulado do Uruguai, em que conta um pouco de sua história, se defende das acusações e afirma ser uma perseguida política por ter atuado na defesa do direito de protestar.



_____________________________________________

Se gostou deste tema. Leia Também

Governo uruguaio nega pedido de asilo político a advogada ativista
Ontem à noite (21/07), a assessoria da deputada estadual Janira Rocha (PSOL) informou à imprensa que acompanhou o caso durante todo o dia e que o governo uruguaio negou o pedido de asilo aos três... Mais informações »

0 comentários:

Postar um comentário