quarta-feira, 21 de maio de 2014

Profissão Repórter visita países que legalizaram a maconha


O programa jornalístico "Profissão Repórter" da Rede Globo, que é um grande exemplo de bom jornalismo, ao contrário do restante de seus programas jornalísticos, fez no ano passado uma matéria muito boa sobre a legalização da maconha.

Os repórteres do programa viajaram para Portugal, EUA e para o Uruguai, para analisar as mudanças na sociedade após as mudanças na política de combate às drogas.

Eles mostram que em Portugal o usuário não é mais preso, independente do tipo de droga que estiver portando. Eles tratam os usuários como um caso de saúde pública, com tratamento e moradias sociais. 

Algo bem interessante são vans que ficam em diferentes pontos da cidade para fornecer uma droga (os remédios são drogas) para ex-usuários de heroína, que os ajuda a lidar melhor com a abstinência do uso dela.

Na época em que a reportagem foi feita, o Uruguai estava próximo de aprovar a legalização da maconha e os EUA já possuíam 20 estados que liberaram a droga para fins medicinais. Dois deles, Washington e Colorado, estavam prestes a liberar para uso recreativo.

Nos estados norte-americanos que permitem o uso medicinal, somente podem comprar a maconha em farmácias aqueles que possuem uma receita médica informando que a pessoa necessita da maconha como medicamento. Os usuários recreativos adquirem a maconha através de pessoas que possuem uma receita dessas.

Eles também mostram pessoas que são contrárias à legalização e mostram pacientes de clínicas de reabilitação de viciados em drogas. Conversam com essas pessoas e mostram suas opiniões.

Recomendo que assistam essa reportagem, que infelizmente está incompleta, mas que já ajuda a quebrar alguns mitos sobre a maconha.



____________________________
Caso tenha gostado deste tema, recomendo que leia algum dos seguintes textos abaixo:

Como foi a 1a Marcha da maconha em Maceió ? (19/05/2014)

Para combater o narcotráfico, a maconha deveria ser legalizada (02/12/2013)

Uma mãe ganhou o direito de tratar sua filha com remédio a base de maconha (06/04/2014)

O deputado Jean Wyllys cria projeto de lei para legalizar a maconha (22/03/2014)

Tropa de choque invade a UFSC por alguns cigarros de maconha (28/03/2014)

Entrevista de José (Pepe) Mujica na BAND feita em 30/03/2014

0 comentários:

Postar um comentário