terça-feira, 11 de março de 2014

Juiz que foi julgado por pendurar quadro de PM atirando em homem numa cruz é absolvido

O polêmico desenho pendurado na sala do juiz, que gerou a denúncia à corregedoria

Ontem postei aqui no blog a história do juiz João Batista Damasceno, do Rio de Janeiro, que foi denunciado à corregedoria do Trinunal de Justiça do Rio de Janeiro por pendurar em sua sala de trabalho um quadro com um desenho do cartunista Carlos Latuff, que é uma crítica à atuação da polícia em algumas favelas.

A denúncia foi feita pelo deputado estadual do Rio de Janeiro Flávio Bolsonaro, filho do deputado federal Jair Bolsonaro, representando algumas associações de policiais. A justificativa da denúncia era de que a atitude do juiz violaria a Lei Orgânica da Magistratura Nacional.

Após a denúncia, o juiz tirou o quadro da sua sala e um desembargador do TJ do Rio de Janeiro pendurou o quadro na sua sala, o que revoltou alguns juízes do tribunal, que também abriram uma representação contra o desembargador. Por fim o quadro foi leiloado e comprado por uma desembargadora do TJ de São Paulo.

O julgamento do juiz João Damasceno ocorreu ontem, dia 10/03, e ele foi absolvido por 15 votos a 6. A maioria dos desembargadores argumentou que o quadro não é uma crítica à polícia e sim contra a violência cometida em alguns casos pela instituição.

Abaixo está a mensagem que o juiz Damasceno deixou no facebook após a vitória no julgamento. Procurei alguma declaração do deputado Flávio Bolsonaro, mas não encontrei nenhuma, nem em seu site, nem nas suas páginas no facebook e no twitter.


_____
Se gostou desta publicação, compartilhe com os seus amigos nas redes sociais.

Leia também

Juiz será julgado por pendurar quadro com desenho de um negro amarrado a cruz pela polícia

0 comentários:

Postar um comentário