segunda-feira, 10 de março de 2014

Juiz será julgado por pendurar quadro com desenho de um negro amarrado a cruz pela polícia


O juiz João Batista Damasceno do Rio de Janeiro, diferente de muitos dos seus colegas juízes que penduram em sua sala de trabalho um crucifixo com a imagem de Jesus na cruz, resolveu pendurar um desenho do chargista Carlos Latuff que, no lugar de Jesus, mostra um negro amarrado à cruz. O desenho é uma crítica à atuação da polícia em muitas favelas.


Juiz João Batista Damasceno, que será julgado por pendurar um quadro do Carlos Latuff em sua sala

O deputado estadual do Rio de Janeiro Flávio Bolsonaro, filho do deputado federal Jair Bolsonaro, representando algumas associações de policiais, fez uma denúncia à corregedoria do Tribunal de Justiça para que o juiz fosse punido.

O deputado estadual Flávio Bolsonaro fez a denúncia do juiz à corregedoria do TJ do Rio de Janeiro


A presidenta do TJRJ, Leila Mariano decidiu aceitar a denúncia e o Tribunal decretou que o juiz retirasse o quadro de sua sala. Ele se antecipou à decisão do tribunal e retirou o quadro. O desembargador Siro Darlan resolveu ficar com o quadro, dando "asilo artístico", até que o caso fosse julgado. O desembargador pôs o quadro em sua sala.

A corregedoria do tribunal considerou absurda a posição do juiz e abriu uma sindicância para apurar o fato que consideraram ser uma afronta à decisão do tribunal contra o juiz João Damasceno.

Após toda a confusão, o quadro, junto com outras obras, foi colocado à leilão e comprado pela desembargadora do TJ de São Paulo, Kenarik Boujikian. O dinheiro arrecadado pelo quadro foi usado para comprar uma casa para a família do pedreiro Amarildo de Souza, que foi torturado e morto numa UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) da favela da rocinha em julho de 2013, quando foi chamado para prestar esclarecimentos junto aos policiais durante a "Operação Paz Armada" de combate ao tráfico.

Foto do pedreiro torturado e assassinado pela polícia por suspeita de envolvimento com o tráfico

O juiz João Damasceno que inicialmente pendurou o quadro em sua sala será julgado nesta segunda-feira, dia 10, às 13 horas no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

Para saber mais sobre o assunto, leia uma reportagem completa da jornalista Conceição Lemes publicada no blog "Vi o Mundo".
http://www.viomundo.com.br/denuncias/juiz-vai-a-julgamento-no-rio-por-pendurar-no-gabinete-quadro-que-denuncia-genocidio.html


0 comentários:

Postar um comentário