sábado, 9 de fevereiro de 2013

As consequências do abaixo-assinado contra Renan Calheiros

Recentemente foi criado um abaixo-assinado pedindo a cassação do presidente do senado recém eleito Renan Calheiros do PMDB, mesmo partido do vice-presidente Michel Temer. Ele foi indicado pelo governo e seu único concorrente foi o senador Pedro Taques do PDT.



A oposição ao governo, seja de esquerda ou de direita, resolveu apoiar a candidatura de Taques, por não querer de forma alguma que o Renan Calheiros se tornasse novamente presidente do senado.

Encerrada a eleição, Renan Calheiros venceu de lavada o seu concorrente. A oposição não se conformou e resolveu fazer um abaixo-assinado pedindo a retirada do senador Renan Calheiros do seu cargo.

O abaixo-assinado que parecia ser algo bobo feito por alguém que não se conformou com a derrota começou a crescer e crescer, chegando a mais de 1 milhão de acessos em poucos dias.

Não se sabe ao certo no que isso vai dar, mas supondo que o abaixo-assinado resulte na remoção do renan Calheiros realmente. quais seriam as consequências disso?

Possibilidade 1: abriria um precedente para que outros senadores que não foram condenados pela justiça sejam condenados pelo povo, pelo fato de terem sido acusados de corrupção. Futuramente pode acontecer de algum político acusado de corrupção, que seja inocente, acabe perdendo o cargo apenas por ter sido acusado de se corromper. Hoje praticamente todos os políticos que atingem grande visibilidade são acusados de corrupção: Lula, Serra, Aécio Neves, Dilma, etc. Infelizmente nem sempre as acusações são provadas e em alguns casos os mesmos acabam com a imagem de corruptos sem que sua culpa seja realmente provada.

Possibilidade 2: A oposição vai achar que marcou um grande gol contra o governo e que o venceu. Logo depois, quando houver uma nova eleição para o senado, o governo indicará outro candidato que ainda não tenha sido acusado de corrupção e ele vai ser eleito do mesmo jeito, dado o imenso apoio que Dilma tem no senado. No fim das contas todo o trabalho da oposição terá sido em vão porque só terá trocado seis por meia dúzia.

Possibilidade 3: a população terá a noção do quanto é poderosa quando se une. Se as pessoas conseguirem derrubar um presidente do senado com um simples abaixo-assinado, isso os motivará a fazer dezenas de outros abaixo-assinados para conseguir outras conquistas: derrubar prefeitos, governadores, deputados, aprovar leis, revogar leis, tentar derrubar o/a presidente...

Esse abaixo-assinado pode criar uma sensação de poder na população que a muito tempo não vemos. O governo certamente não quer que esse abaixo assinado vingue, para não perder seu presidente no senado e nem ajudar para que outros indicados por eles futuramente caiam. A oposição aparenta não ter muita noção das consequências desse abaixo-assinado. Parece não ter pensado que a população pode ter vontade de derrubar políticos vinculados a eles também nos estados e municípios.

Vamos aguardar e ver no que isso vai dar...

0 comentários:

Postar um comentário