domingo, 2 de maio de 2010

A grande massa de descontentes cubanos


Oi Pessoal,

Como é de costume pelo mundo, no dia primeiro de maio, dia do trabalhador, há diversas manifestações de grupos de trabalhadores, reinvindicando melhorias nas condições de trabalho, melhores salários e um maior reconhecimento da classe.

Na Grécia, que está numa grave crise, houve um protesto gigantesco, com direito a confronto com a polícia e tudo mais. Na Tailândia, as coisas estão péssimas a muito tempo e os confrontos com a polícia estão ocorrendo toda semana. Como podem ver no vídeo abaixo, na Alemanha e na Turquia houve diversos protestos violentos.



E é assim, pelo mundo todo, onde na maioria dos países, os trabalhadores são muito desvalorizados pelos governos, sendo deixados para serem atendidos em último lugar, criando uma grande quantidade de desempregados, famintos, desabrigados, etc.

Mas houve um país, onde as coisas não aconteceram bem assim. Em Cuba, ao invés de uma grande manifestação de oposição ao governo e de protestos contra as condições de trabalho, salários e outras coisas, houve uma grande manifestação a favor do governo e da revolução cubana, contra a campanha que a mídia dos EUA e da Europa estão fazendo contra o país.

Foi uma manifestação praticamente "insignificante", onde a mesma levou apenas mais de 1 milhão de pessoas às ruas, o que corresponde aproximadamente 10% da população do país, o que corresponderia a uma manifestação de 19 milhões de pessoas no Brasil.

Daí vem a pergunta: e as manifestações contra a revolução e o governo, onde estão? é muito estranho isso. A todo momento a mídia brasileira e estrangeira fala tanto sobre as "más condições" em que vivem os cubanos, que era de se esperar uma gigantesca passeata condenando o governo. Mas essa passeata, aparentemente não aconteceu. Por que isso?

Será que em Cuba há uma população de mais de 90% de alienados ou será que há uma população de 90% que apoia o governo e à revolução cubana?

Pense bem, na Grécia e na Tailândia, onde os protestos são reprimidos com toda força pela polícia, nem por isso o povo deixa de se manifestar não é? na época da ditadura militar, onde tinha praticamente o exército nas ruas, isso não impedia de o povo se manifestar, mesmo com o risco de ser espancado, torturado ou morto.

Use o seu senso crítico e pense: é mais provável que o governo Castro tenha uma super estratégia de reprimir protestos e impedir que eles aconteçam ou é mais provável que a quantidade de pessoas insatisfeitas em Cuba seja tão pequena, que praticamente não tem força para criar um grande protesto?

A mídia detona Cuba a todo momento. Sempre que há uma boa notícia sobre cuba, noticia a mesma de forma muito superficial e rápida. Veja como a globo noticiou na televisão (que é o meio de comunicação mais acessado), o primeiro de maio em Cuba:



Veja agora essa mesma notícia no site da própria rede:

Milhões de pessoas vão às ruas em Cuba em meio a críticas aos EUA e a UE

Agora veja abaixo, o tamanho dessa manifestação, em um vídeo mais detalhado:



Com tantos fatos que surgem todos os dias, fica cada vez mais difícil de acreditar que o governo cubano é tão ruim quanto dizem. Cada um que tire as suas conclusões.

15 comentários:

  1. Muito bom fabiano, excelente esta publicação.
    O mundo tem que conhecer aquilo que mídia burguesa não pode mostrar.
    Viva la revolucíon cubana e su heróico pueblo!

    ResponderExcluir
  2. Pois é, é muito difícil que as pessoas enxerguem além do que a mídia informa. Esta é apenas uma pequena contribuição para tentar abrir os olhos das pessoas em relação à Cuba. Espero que muita gente veja esta postagem.

    obrigado Marcos

    ResponderExcluir
  3. Ok Fabiano, existe essas coisas, mas as pessoas lá em cuba, em países totalitários(ditadura)não tem como melhorar de função e salário, todos são nivelados por baixo, a não se que mude de regime, essa luta da população não faz muito sentido pela busca abertura do mercado externo, demonstra que eles não estão satisfeitos com a sua situação e que é necessário mudar o regime se eles querem melhoras no pais.Vejo que demonstrou que existe o controle de informção, mas não vejo Cuba como um pais bom de viver.

    ResponderExcluir
  4. Primeiramente, há leis e uma constituição em Cuba, às quais são respeitadas pelos governantes, o que já retira o caráter de ditadura. Há eleições também, que ocorreram no domingo passado.
    Segundo: Quanto a Cuba estar em dificuldades, isso é óbvio, dado o embargo monstruoso que Cuba sofre, impedindo que o país cresça rapidamente.
    terceiro: quanto à cuba ser um país bom de viver é algo que somente os cubanos podem afirmar e não nós. Eu só posso saber se é bom viver lá ou não, indo em Cuba e conversando com os cubanos.
    Uma passeata de 10% de toda a população do país afirmando o seu apoio ao governo, para mim diz muita coisa.
    Se houvesse uma passeata de 19 milhões de pessoas no Brasil apoiando o governo, restariam dúvidas sobre o povo gostar do país? talvez sim, talvez não.
    Tem gente lá que não gosta do governo? com certeza. Mas essas são uma minoria. A realidade é que a imensa maioria da população gosta. Se é por "alienação" ou por que a população realmente é politizada, fica a critério de cada um julgar.

    ResponderExcluir
  5. encontrei o texto abaixo no wikipédia. Dêem uma lida a fundo para entenderem o que é uma ditadura.

    Ditadura é o regime político em que o governante (ou grupo governante) não responde à lei, e/ou não tem legitimidade conferida pela escolha popular.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Ditadura

    ResponderExcluir
  6. Cara, o povo pode escolher governantes locais ou talves deputados. mas quando foi a ultima eleição presidencial?!
    Apesar de ter protestos violentos na Alemanha, vc acha que onde tem um padrão de vida melhor: Cuba ou Alemanha?!
    Outra coisa, Cuba não está em situação complicada meramente por conta do embargo, mas sim pq o sistema como está não funciona. Vide a União Soviética. A união sovietica foi o maior pais do mundo, rivalizando com os EUA. Sendo assim, não se pode dizer que a URSS ruiu meramente por um embargo norte-americano, mas sim pq o proprio sistema ficou sucateado.

    [']s

    ResponderExcluir
  7. O sistema político de lá é o parlamentarismo, assim como outros países da Europa. No parlamentarismo, o chefe de estado é o primeiro ministro, que não é escolhido através de voto popular em nenhum país. Ele é um dos membros do parlamento e foi eleito para entrar lá.

    Quanto à padrão de vida, é bem relativo. Aposto que o padrão de vida desses que estão protestando não está nada bem. Mas faço um desafio a você:

    Encontre quando foi a última manifestação de dentro de Cuba, com mais de 500 pessoas criticando o governo. Se achar, você posta o link da notícia. Se não achar com 500, mostre a última com 400 ou 200.

    Acredito que, se o padrão de vida de Cuba é pior que o da Alemanha, então os protestos contra o governo devam der mais frequentes e piores.

    Acredito eu, que um embargo que impede que Cuba faça comércio com quase todo o mundo é o principal problema, mas se você acha que o governo é principal problema, fazer o que? Imagine esse embargo sobre o Brasil de 10 anos atrás, imagine como estaria a miséria desse país. Ela já é grande sem embargo nenhum.

    Quanto a URSS, depois comento sobre ela, agora estou sem tempo.

    ResponderExcluir
  8. É muito complicado afirmar quais foram os motivos da queda da União soviética. Esse é um assunto, do qual não sei o suficiente para fazer defesas ou ataques. A URSS foi algo imenso, que durou mais ou menos de 1918 (acho) à 1991. Nesse período, muita água rolou e não dá para debater esse assunto, sem entender, no mínimo, os principais períodos de sua história.

    Muita gente diz: "A URSS não deu certo por causa do socialismo". Mas e se a união soviética ainda existisse, significa que ela deu certo? o que é esse "dar certo"?

    E se ela ainda estivesse ativa, poderíamos afirmar que foi por causa do socialismo? temos de entender muito bem o contexto em que as coisas acontecem, antes de formarmos nossa opinião e debatermos esse assunto.

    Se os EUA acabar daqui a 20 anos, poderemos afirmar que foi culpa do capitalismo? ou alguém poderá dizer "os EUA não deu certo"?

    ResponderExcluir
  9. "No parlamentarismo, o chefe de estado é o primeiro ministro, que não é escolhido através de voto popular em nenhum país. Ele é um dos membros do parlamento e foi eleito para entrar lá."
    Isso é verdade, só que em Cuba, Raul Castro não foi escolhido por voto popular. Uma outra coisa, assim como na China, o poder está centrado em um único partido, que por consequencia tem uma unica linha de pensamento. O pluralismo partidário não existe.

    Medição do padrão de vida não é feita simplesmente por fatores subjetivos. Existe uma sério de parametros que podem ser utilizados para tal. O IDH serve pra isso, ele avalia entre outros fatores saúde, educação, igualdade social etc. E o IDH da Alemanha é maior do que o de Cuba. Em relação a manifestações, se vc tem um país onde tem gente que tenta ir para os EUA e quando é pego é considerado um fugitivo não me admira que as manifestações sejam pequenas.

    ResponderExcluir
  10. Como você sabe que ele não foi eleito como membro do parlamento, através de voto popular? desde que ele assumiu, já houveram eleições sim. Eu não sei onde ele foi eleito por lá, afinal a televisão brasileira mal menciona o assunto das eleições de Cuba.

    De acordo com a legislação cubana, o primeiro ministro é um dos membros do parlamento. Não existe uma lei por lá que diga que o poder é passado por indicação (pelo menos não que eu saiba).

    Realmente, em Cuba há somente um partido, mas qualquer cubano pode participar das eleições. Em Cuba, o mandato não pertence ao partido, como acontece no Brasil. Lá não existe pluridade partidária, mas existe pluridade política, o que é o mais importante. Lá há pessoas que vão desde radicais de esquerda até radicais de direita. Hoje, o pensamento dominante de lá é o de esquerda. Talvez um dia isso mude, mas por enquanto a maioria é essa.

    O IDH realmente é um fator objetivo e não subjetivo, mas ele é baseado muitas vezes em médias e revela uma realidade que, na maioria das vezes, é falsa. Por exemplo, o PIB per capta brasileiro é de +- U$10.000. Mas será que essa é a realidade do Brasil? qual a percentagem da população que vive com mais de R$ 17.000 por ano?

    Os fatores objetivos têm a sua importância sim, por que necessita-se de medições para avaliar um país como todo. Mas há fatores subjetivos, que informam bem mais do que fatores objetivos.

    Ivo: "se vc tem um país onde tem gente que tenta ir para os EUA e quando é pego é considerado um fugitivo não me admira que as manifestações sejam pequenas"

    Há países que matam (ou mataram antes) aqueles que discordam do governo. Nem por isso, as manifestações deixam de existir. Na África do Sul, durante o Apartheid, houveram diversas matanças durante as manifestações dos negros e nem por isso eles deixaram de se manifestar por décadas, com cada vez mais força. Se balas não param o povo, imagine se prisões farão isso.

    ResponderExcluir
  11. Para ser presidente do Conselho de Estado (equivalente a um primeiro-ministro) é necessário ser primeiro eleito deputado à Assembléia Nacional do Poder Popular. Depois tem que ser aprovado pela maioria dos deputados eleitos.
    Raúl é deputado só não sei por qual província.

    saudações revolucionárias!

    visite o solidários:
    http://convencao2009.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Resolvi ler um pouco mais sobre Cuba, socialismo, capitalismo, eis que me deparei com este blog. Gostei da matéria e principalmente do debate aqui promovido.

    Fico pensando se teria realmente o capitalismo "dado certo", engraçado é que todos os dias que saio às ruas me deparo com imensas favelas, mendigos, pessoas que nao tiveram o minimo de oportunidades e instruções... tenho que olhar para tudo isso e dizer que "o sistema capitalista funciona", mas para quem ele funciona ??

    Em uma breve viagem pela internet, percebo que grandes são as inverdades/equívocos sobre Cuba, e isso me deixa animado para continuar pesquisando.
    Vejo que as perfeições pintadas pelo militantes socialistas tambem não são absolutas, porém, devo confessar, que isso eu ja esperava (visão alienada).

    Caso alguem possa me ajudar com artigos, ou indicando livros que versem sobre o socialismo/Cuba, qualidades x defeitos, mandem para o meu email (ricardo_gatosb@hotmail.com), eu agradeceria.

    ResponderExcluir
  13. Pois é meu colega, em que aspectos o capitalismo deu certo não é?

    Ele trouxe coisas boas, tais como a linha de produção, que faz com se produza um carro por minuto e ajudou muito no avanço tecnológico mundial.

    Mas infelizmente, tudo isso foi criado simplesmente com desejos de riqueza ou poder, não necessariamente para melhorar a vida da população. Se a mesma riqueza e poder pudessem ser conseguidos de outra forma, muitas dessas invenções certamente não existiriam.

    O princípio básico de colocar o lucro individual acima das pessoas, inviabiliza o sistema por completo, tornando quase impossível a inexistência da miséria.

    Pois é, continue pesquisando sobre Cuba, que você encontrará uma série de assuntos interessantes. Você lerá outro e mais outro e não irá parar mais de ler. Bastou que eu lesse um único dia sobre Cuba, para me despertar o interesse para uma série de temas que vieram em efeito dominó. Minha mentalidade hoje é completamente diferente do que era há alguns anos atrás.

    "Vejo que as perfeições pintadas pelo militantes socialistas tambem não são absolutas, porém, devo confessar, que isso eu ja esperava (visão alienada)."

    Há os militantes mais conscientes e há os mais alienados, que consideram uma perfeição total o socialismo e não é bem assim. É um sistema econômico que possui suas qualidades e defeitos. Entender também os defeitos é muito importante para diferenciar o socialismo utopia do socialismo "prático".

    Quanto à alienação, ela existe em vários níveis. Há até as pessoas que acham que o PT é um partido socialista (já foi a muito tempo).

    Mas, por mais alienados que muitos desses militantes sejam, eles enxergam bem mais do que a imensa maioria da população, iludida com o capitalismo.

    É muito difícil achar algum material que faça essa avaliação de qualidadesXdefeitos. Em geral, você só encontrá materiais que defendam um dos lados, infelizmente. Quanto a materias que apontem defeitos (inclusive mentiras), basta ligar a tv diariamente ou ler a Veja ou quase todo meio de imprensa privado.

    Agora estou um pouco ocupado. Mas me mande um e-mail, que lhe respondo assim que puder com materiais para você ler sobre esse tema e sobre outros relacionados.

    ResponderExcluir
  14. Meu e-mail é fabiano.silva.amorim@gmail.com

    ResponderExcluir