segunda-feira, 11 de agosto de 2014

[Reflexões] As dificuldades que o blogueiro passa para conseguir mais acessos


Algo que é bem complicado de aceitar, quando se escreve num blog, é que muitas vezes o que dá audiência não é escrever textos muito bem elaborados, bem fundamentados e com análises aprofundadas sobre um tema.

É comum que algo muito simples, que se faz em 15 minutos, tenha muito mais acessos do que algo que leva uns dois dias de leitura e escrita para fazer.

Chega a doer por dentro quando aquele texto maravilhoso que você tanto se esforçou para fazer, achando que uma multidão iria compartilhá-lo, na verdade recebe pouquíssima atenção.

Aí você posta um videozinho engraçado e ele rapidamente consegue 5 vezes mais acessos que o outro.

Já tive várias crises de raiva por causa disso. Principalmente em textos que eram muito importantes para mim. Em várias ocasiões já me deu vontade de parar de escrever.

Após um tempo escrevendo, aprendi algumas lições importantes.

A primeira delas é que é dificílimo (às vezes impossível) saber se uma postagem vai ser muito acessada ou não. Muitas vezes é uma questão de sorte mesmo. 

Você faz um texto sobre a Petrobras, outro sobre as eleições, outro sobre futebol e um sobre o vírus ebola. De repente, o texto sobre o ebola recebe mais acessos que os outros três juntos e muitas vezes esse nem foi um texto muito elaborado e sim algo simples que você fez em pouco tempo.

Outra lição importante, derivada da primeira, é que não vale a pena, ao menos inicialmente, dedicar muito tempo a escrever poucos textos excelentes. Você irá se esforçar muito e terá pouquíssimo resultado. Dessa forma irá escrever apenas uns 2 ou 3 textos por semana e talvez apenas um deles seja bem acessado.

O que realmente traz acessos é fazer muitas postagens, não muito longas, com informações interessantes. Se escrever sempre muito, no fim das contas, postará poucas coisas e as chances de conseguir uma boa audiência é bastante reduzida.

Alguém poderia perguntar: fazendo isso a qualidade das postagens não vai ficar comprometida?

Isso depende do quanto você trabalha na qualidade de um texto. É importante que não seja feito às pressas, mas que também não se passe horas escrevendo. Com o tempo vamos aprendendo a escrever cada vez mais em menos tempo. É uma questão de prática.

Manter-se sempre lendo bastante também ajuda a agilizar a velocidade de postagem. Quando for postar sobre um tema, já terá lido muito sobre aquilo e rapidamente terá em mãos vários textos sobre aquele assunto, que agilizarão seu trabalho. Sempre é mais complicado escrever sobre um tema que você nunca leu.

Se você tem pretensões de atingir uma grande quantidade de acessos e não tem muito dinheiro para investir, você deve fazer muitas postagens sobre diversos temas. Assim aumentam as suas chances de conseguir fazer algum texto ser bem acessado ou até de torná-lo "viral".

É como se o seu blog fosse um supermercado onde cada tema sobre o qual você escreve fosse uma prateleira diferente. Quanto mais prateleiras com itens diferentes, maiores as chances de alguém encontrar o que procura nesse supermercado.

Quando começamos a fazer um blog, sonhamos em ter o blog com melhor qualidade de conteúdo entre todos. Mas depois de um tempo escrevendo, observamos que muita qualidade custa caro e o retorno do que é oferecido por ser muito baixo no início e pode não compensar. 

Imagine seu blog como se fosse um negócio. O que prefere? Fornecer um excelente serviço que só consegue atender duzentas pessoas por mês ou um serviço de média qualidade que consiga atender duzentas pessoas?

Obs: O texto acima é curtinho. Tem menos de 600 palavras. Se fosse muito grande, levaria bem mais tempo para escrever, para revisar e, além disso, o ganho de público seria mínimo ao escrever um pouco mais. Se tenho algo de novo a falar sobre este tema, melhor fazer outra postagem.
_____________________________________________

Se gostou deste tema. Leia Também

Os blogueiros e suas ilusões com o número de visualizações do blog
Há um relatório no Google Analytics, que mostra a quantidade de acessos ao seu site que duraram uma certa quantidade de tempo, independente de quantas páginas foram visitadas... Mais informações »

2 comentários:

  1. Brodi... meu blog é recém-nascido e essas informações são de extrema importância para mim. Pode ter certeza que passarei por aqui mais vezes. Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Vejo todos falando que blogueiros devem escrever textos bem qualificados e dinâmicos, blábláblá... concordo plenamente, porque eu mesma procuro conceitos com qualidade e fundamentos, mas se for muito longo dá uma cancera e parto parao próximo, até achar algo com qualidade e objetivo.Esse por exemplo li todo e gostei.

    ResponderExcluir