segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Pela primeira vez Brasil possui mais eleitores com nível superior que analfabetos



De acordo com dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral na terça-feira (29), pela primeira vez na história do Brasil, temos mais eleitores com nível superior do que eleitores analfabetos.

As estatísticas relacionadas com a escolaridade dos eleitores, em geral, são imprecisas, pois os dados são modificados apenas quando eles fazem a atualização dos seus dados cadastrais, o que significa que os dados que hoje o TSE possui já podem estar desatualizados. Alguém que está registrado com escolaridade de nível médio, pode já estar hoje com nível superior.

Em 2010, o número de eleitores registrados com nível superior era de 6,2 milhões, enquanto os analfabetos eram 7,8 milhões. Agora o número de analfabetos caiu para 7,4 milhões (5,1%) e os graduados somam mais de 8 milhões (5,6%).

Hoje no Brasil há um pouco mais de 142 milhões de eleitores.

Os dados podem ser pesquisados neste link.

Essa é uma notícia maravilhosa para o Brasil. Ela mostra o quanto o país tem avançado nos últimos anos e não regredido como alguns jornais tentam fazer parecer, por questões eleitorais e partidárias.

Hoje nossa imprensa assume uma postura de falar mal do Brasil a toda hora, de um jeito que parece que nada no país dá certo e que tudo está regredindo. Às vezes tem-se a impressão de que o país já faliu há muito tempo.

Se há 5 notícias boas e 5 ruins sobre o Brasil, as notícias boas são mostradas aos leitores/telespectadores de maneira muito simplificada e rápida, enquanto as ruins são amplamente exploradas e por muito tempo.

É dessa forma que muitos brasileiros hoje têm a percepção de que o país vive o seu pior momento, apesar de estar melhor do que no passado.

_____________________________________________

Se gostou deste tema. Leia Também

Vídeo mostra a dificuldade da Miriam Leitão de dar boas notícias sobre o Brasil
"O Ipea está lançando esta semana um livro dizendo que a concentração de renda no Brasil diminuiu nos últimos anos. Mas há o perigo de que essa diminuição já tenha começado a parar. É isso mesmo?"... Mais informações »

0 comentários:

Postar um comentário