segunda-feira, 7 de julho de 2014

Ex-ministro de FHC é quem está investigando Pasadena no TCU

O Ministro do TCU José Jorge
Há alguns dias, fiz aqui no blog um texto sobre as acusações que estão sendo feitas contra os gestores da Petrobras, com base em avaliações preliminares de técnicos do TCU (Tribunal de Contas da União) que investigam a compra da refinaria de Pasadena pela Petrobras em 2006.

Essas avaliações preliminares foram divulgadas pelo Estadão e replicadas pela mídia em peso. Foram exibidas de uma forma que pareciam ser decisões tomadas pelo TCU condenando a gestão da Petrobras.

O título "Relatórios do TCU pedem devolução de U$ 873 milhões por Pasadena" sugerem fortemente ao leitor que o TCU já considerou a gestão da Petrobras culpada e já pediu a devolução dessa quantia. Mas nada disso é verdade.

Estadão - Relatórios do TCU pedem devolução de US$ 873 mi por Pasadena (01/07/2014)

Essas avaliações preliminares estavam em relatórios sigilosos que seriam usados para embasar o voto do relator do processo em que está sendo investigada a compra de Pasadena.

O processo, que será julgado pelo plenário do Tribunal, ou seja, por todos os ministros do TCU e não apenas pelo relator, ainda nem tem data marcada.

E quem é o relator do processo?

É ninguém menos do que o Ministro José Jorge, que foi Ministro das Minas e Energia do governo FHC, entre 2001 e 2002.

Sei que apenas com base nisso, não posso fazer a acusação de que é ele quem está vazando essas informações para a mídia. Mas é interessante analisar todas as peças desse jogo.

2014 é um ano de eleição. A gestão da Petrobras, nomeada pelo governo do PT e aliados, está sendo bombardeada pela mídia constantemente, sob a acusação de que a refinaria de Pasadena foi comprada por um preço superfaturado.

A compra é investigada pela Polícia Federal, Ministério Público e pelo Tribunal de Contas da União.

De repente vazam avaliações preliminares de técnicos do TCU sobre a compra da refinaria em que há uma conclusão absurda: a de que os gestores da Petrobras deveriam devolver aos cofres públicos todo o dinheiro investido na compra da refinaria (U$ 873 milhões), mesmo com a mesma estando funcionando e gerando lucros (U$ 64 milhões de janeiro a março).

Fiz uma grande contestação a essa conclusão, sem pé nem cabeça, a qual chegaram os técnicos do TCU. Vocês podem ver a mesma no link abaixo:

Jornalismo Alternativo - A nova e frágil munição da imprensa contra a Petrobras (04/07/2014)

As avaliações dos técnicos são divulgadas de uma forma que o leitor é induzido a achar que o TCU já condenou a Petrobras pela compra, algo que claramente prejudicaria a imagem do governo e beneficiaria a oposição.

Daí descobre-se que o principal responsável pela investigação no TCU é um ex-ministro do ex-presidente FHC, do PSDB: o partido de oposição com mais chances de derrotar o PT nas eleições.

Seria exagero demais acreditar que José Jorge é quem está por trás desse vazamento? Cada um faça sua análise...

_____________________________________________

Se gostou deste tema. Leia Também

A nova e frágil munição da imprensa contra a Petrobras
Uma matéria publicada pelo Estadão nesta terça-feira, dia 01/07, cujo título é "Relatórios do TCU pedem devolução de US$ 873 mi [milhões] por Pasadena", chama a atenção pelo volume de dinheiro mencionado. Mais informações »
O depoimento de Nestor Cerveró e as trapalhadas da Dilma
Ontem, 16/04, houve uma sessão da Comissão de Fiscalização e Controle da câmara dos deputados, em que o ex-diretor da área internacional da Petrobrás Nestor Cerveró foi prestar esclarecimentos sobre a ... Mais informações »
A Petrobrás em 5 anos lucrou 142 bilhões, mas dizem que está quebrada
Tenho visto nas últimas duas semanas, sequências de ataques incessantes contra a Petrobras. A imprensa anda falando tanto sobre prejuízos que qualquer um pensaria que a empresa está à beira da falência... Mais informações »

0 comentários:

Postar um comentário