quinta-feira, 10 de julho de 2014

A BBC ensina como não devemos mostrar uma notícia




A uns dias fiquei sabendo de um caso de espancamento de uma mulher negra norte-americana por um policial na beira de uma estrada. Eu ainda não havia visto o vídeo e resolvi fazer isso hoje, clicando num link da BBC Brasil.

Ao ver a matéria em vídeo que eles publicaram pensei: "Que exagero! nem foi tão violento como disseram.".

No vídeo de apenas 0:39 da BBC Brasil, mostra apenas um soco, seguido da mulher imobilizada.  e depois mostra durante 20 segundos a polícia rodoviária da Califórnia justificando a agressão. Segundo o policial, "a mulher foi abordada porque estava colocando a si mesma e aos motoristas em risco ao andar entre as pistas da rodovia.". Dá para acreditar?

Ao procurar o vídeo no youtube, percebi que o espancamento da mulher foi quase todo cortado na matéria da BBC. O policial havia dado vários socos e cotoveladas na mulher, desarmada, que já estava no chão.

Assistam, por favor, o vídeo da BBC no link abaixo e comparem o que foi mostrado com o que realmente aconteceu, no vídeo seguinte:







A BBC Brasil normalmente faz ótimas matérias e até reproduzo algumas delas aqui no blog. Mas essa aí infelizmente é terrível.

Como pode um policial espancar em tal nível uma mulher pela simples justificativa de estar atravessando as pistas? Será que se fosse branca e bem vestida ele a teria espancado dessa maneira?

É terrível essa minimização de um fato grave fazendo uma edição do vídeo.

Não tenho formação acadêmica em jornalismo para definir precisamente o que é o jornalismo e o que não é, mas com certeza essa matéria é um grande exemplo do que não devemos fazer ao noticiar algo assim.

0 comentários:

Postar um comentário