domingo, 22 de janeiro de 2012

A triste invasão do pinheirinho

Hoje, 22 de janeiro, tive a triste notícia de que a polícia de São José dos Campos recebeu ordens da justiça estadual para desocupar o terreno de 1 milhão de metros quadrados conhecido como pinheirinho, que está ocupado há quase 8 anos por mais de 1500 famílias (esse número não é preciso). O local abrigava muitos moradores, possuía algumas lojas e também igrejas. Já era considerado um bairro.


Segundo o site G1, para desocupar a área foi montado um mega esquema possuindo 2000 policiais, 40 cães, 100 cavalos, 1 blindado e helicóptero.

Essas pessoas foram expulsas desse terreno para que o antigo dono, o empresário "Naji Nahas" pudesse tomar posse do mesmo. Um juiz federal emitiu uma liminar, impedindo que ocorresse a reintegração de posse, mas o juiz estadual responsável pelo caso não quiz acatar, pois a justiça estadual, segundo ele, é independente da justiça federal.


As pessoas foram retiradas à força do local e mandadas para um abrigo improvisado. Certamente ficarão lá por muito tempo, até que consigam casas para elas. Imaginem a burrice dessa operação. Você retira 5 mil pessoas de suas casas, manda elas para um abrigo improvisado para morarem lá por muito tempo e agora tem de construir milhares de moradias para essas pessoas irem para lá.

Certamente essas pessoas ficarão nesses abrigos por pelo menos um ano e depois serão obrigadas a pagar pelas novas casas. Essas pessoas que já tinham uma casa, que certamente investiram anos de seu dinheiro suado nelas, agora não possuem mais casa e terão de fazer um empréstimo do "Minha casa, minha vida", para ficar 30 anos pagando uma nova casa.

Um grande absurdo foi a cobertura da globo sobre o assunto, que exibiu dois minutos de reportagem no Fantástico, mostrando o tema de forma totalmente superficial e ainda mostrando uma casa supostamente usada por traficantes, como forma de dar justificativa à invasão. Não houve nenhuma palavra de comentário sobre o assunto. Se limitaram apenas a narrar que houve a operação de desocupação, que houve 7 carros incendidados, que uma pessoa foi ferida com arma de fogo, que houve algumas paralisações de rua e fim da reportagem. Enquanto isso, uma reportagem sobre o Enem consumiu uns 10 minutos do programa e outra sobre exorcismo consumiu outros 10 minutos. Quando vi a qualidade da cobertura da globo sobre o tema, fiquei enojado.

Veja o que diz a constituição:

Art. 5º
XXII - é garantido o direito de propriedade;
XXIII - a propriedade atenderá a sua função social;
XXIV - a lei estabelecerá o procedimento para desapropriação por necessidade ou utilidade pública, ou por interesse social, mediante justa e prévia indenização em dinheiro, ressalvados os casos previstos nesta Constituição;

Será que a propriedade em questão atende a sua "função social" de melhor maneira mantendo as milhares de famílias que residiam lá ou entregando o terreno a uma empresa falida, que só após 8 anos pediu a reintegração de posse do terreno? O mais justo para todos não seria o governo desapropriar o antigo dono e indenizá-lo, já que esse é um caso de utilidade pública? Será que o juiz estadual que ordenou a retirada de todas essas famílias pensou em algum momento no bem estar das mesmas?

Infelizmente a justiça tem muito mais olhos para os que detêm o poder econômico. A justiça realmente é cega, mas só para os problemas dos pobres. Os pobres são como indigentes sem importãncia. Mesmo sendo uma grande massa, são tratados como se não tivessem importância alguma. Você acha que se houvesse um condomínio de luxo na região, haveria alguma operação semelhante a essa?


No facebook a maioria ignorou completamente o assunto. Mas se a tal Luiza que voltou do Canadá morasse no Pinheirinho, aí a história bombava por lá...

8 comentários:

  1. Os moradores do pinheirinho sabiam que esse dia ia chegar. A prefeitura de São josé dos campos já tentou desocupar a área várias vezes. Eles estão em uma área ilegal, existem na cidade vários bairros legalizados, a prefeitura tem um ótimo projeto de habitação, mas essas pessoas não quiseram ser inseridas nele. O pinheirinho era uma vergonha para a cidade de São José dos Campos. O moradores de São Josém apoiam a desocupação e do mesmo jeito apoiam que se de moradia para essas pessoas, mas tudo tem que ocorrer da forma correta. Moradia para quem realmente precisa e não para vagabundos que querem se aproveitar da situação para ter uma vantagem econômica.

    ResponderExcluir
  2. Uma coisa é você desocupar uma área que acabou de ser invadida. Outra coisa é desocupar uma área que foi invadida há 7 anos. Já virou praticamente um bairro.

    Fico me perguntando se as pessoas da cidade realmente concordam em transformar mais de 5 mil pessoas em sem-tetos.

    Acredito que o problema que era grande, se tornou muito maior agora. Pois o governo vai ter de construir milhares de casas para essas pessoas. Isso vai levar muito tempo e terá um custo enorme, não apenas econômico, como também social.

    Para o bem da coletividade, coisa que o governo deveria se preocupar, seria muito mais prático e menos custoso, desapropriar o antigo dono e indenizá-lo. Não só resolveria tudo de forma pacífica, gastaria menos e manteria uma boa imagem perante à sociedade.

    O que houve no Pinheirinho foi uma barbárie. Nunca pensei que veria algo assim em minha vida. Desabrigar um bairro inteiro pelo interesse de propriedade de um único homem.

    Sei que existem leis e que devem ser respeitadas, mas há um limite. Lembre-se de que as leis já tiveram grandes absurdos como permitir a escravidão, impedir que mulheres trabalhem, impedir o divórcio, etc.

    Nesse caso, felizmente há saídas legais para permitir a permanência dessa população lá. Espero que o governo federal intervenha e acabe com esse absurdo.

    ResponderExcluir
  3. Mas não é de hoje que está para ser retirado os moradores do pinheirinho, faz anos que a prefeitura busca uma solução para isso. Se não me falha a memória em 2005 logo no começo das invasões a prefeitura tentou levar os moradores para as casas que estavam sendo concluídas em outro bairro, mas não conseguiu acordo. Há por trás da ocupação um movimento político que vai contra os interesses dos moradores do pinheirinho. A política no Brasil é uma vergonha, quem não esta no poder sempre é oposição e não se importa muito se um projeto é para o bem ou não da população o partido sempre vai ser contra.

    A população da cidade, principalmente dos moradores da zona sul são a favores da desocupação pois o pinheirinho estava fora de controle, a população dobrou no último ano, violência, assaltos, prostituição e tráfico de drogas ficaram comuns naquela região. Estava ocorrendo uma migração para São José dos campos, pois pensavam que aqui era terra sem lei. A cidade de São José não tem que virar abrigo para os sem tetos do Estado que estavam se aproveitando da oportunidade para conseguir algo sem custo nenhum.

    A Cidade de São José vai apoiar quem realmente quer ter moradia e já há em ação planos para essas pessoas. Se tivessem em 2005 aceitado o projeto que lhes foi apresentado já estavam todos, os que mereciam, em suas casas legalizadas.

    ResponderExcluir
  4. Certamente os moradores dessa zona sul devem estar aliviados por terem se livrado dos favelados próximo deles.

    O fato de retirar eles dali só irá torná-los mais pobres ainda. Agora as pessoas que já viviam com pouco viverão com menos dinheiro ainda, pois sua renda será direcionado para pagar as caras prestações de uma casa nova.

    Duvido muito que já existam mais de 1000 casas em construção para abrigar essas pessoas. As mesmas vão amargar um bom tempo dormindo em abrigos improvisados. Mas o que importa se tantas famílias irão viver dessa forma? São somente um monte de pobres mesmo. Pobre vale alguma coisa? Pobre é ser humano? Cada vez mais acho que não...

    ResponderExcluir
  5. Mas Fabiano, quem disse que será necessárias 1000 casas? agora que estão separando quem realmente precisa de assistências dos aproveitadores que lá estavam ocupando a área esse numero cairá bastante. A minha cunhada trabalha no setor da habitação na prefeitura de São José dos Campos e segundo as estimativas serão necessárias cerca de 200 casas. Concordo que tirar as pessoas de suas casas a primeira vista parece cruel, mas tudo faz parte do plano de urbanização se deixassem do jeito que tava só tinha a piorar, inclusive com invasões em outros locais. Procure se informar, cidades vizinhas como taubaté estão enfrentando o mesmó problema com a invasão, se não tomarem uma atitude logo vão ficar igual ao pinheirinho. Só para você ter uma ideia os reporteres que foram fazer a reportagem em taubaté nem puderam fazer filmagens do local da invasão, pois sofreram represárias dos traficantes do local.

    O défict habitacional no Brasil é imenso, todos sabemos disso, mas não acho que invadir propriedades seja a melhor solução para isso.

    ResponderExcluir
  6. A invasão de propriedades pode até não ser a melhor saída para resolver o problema, mas o que fizeram é pior ainda.

    Quanto mais notícias saem sobre o caso, mais fica claro que a prefeitura não estava com a mesma preocupação que a sua. O que eles querem na realidade é que a área fique disponível para a venda, já que o preço da mesma subiu 25X em 8 anos, valendo agora 180 milhões.

    Tudo será removido só para construir condomínios de luxo no local e é por esse motivo que os moradores da região próxima estão apoiando, já que a retirada dessas pessoas fará os seus imóveis da zona sul se valorizarem.

    Ficou bastante claro que os interesses imobiliários falaram mais alto que qualquer outra coisa nessa história e por isso a pressa de demolir tudo antes que o governo federal interviesse.

    Saiu hoje a notícia de que até um secretário da presidente Dilma levou um tiro de bala de borracha. Quando ele se identificou como secretário da presidência, fizeram pouco dele. Dai você tira o modo como foi tratado o resto da população.

    Acho bem difícil que 200 casas servirão para atender a essas pessoas, até porque nelas caberção apenas umas 1000 pessoas, se imaginar 5 pessoas por casa. E os outros mais de 4000 moradores? não tem direito a nada? vão pra rua?

    ResponderExcluir
  7. Digas com quem andas que dires quem tu és!
    Essas terras anteriormente pertenciam a um casal de alemães que não tinham herdeiros!
    Foram assacinados. Crime até o momento não desvendado.
    Não havendo herdeiros o patrmônio se transfere automaticamente para o estado.
    Pergunta-se? Como essas terras sairam do poder do estado e foi parar nas mão de naji nahas?
    A mídia "investigativa", "impoluta", tem ai uma ótima oportunidade de trabalho.
    Duvido que a folha o estado o globo a veja a época enfim a corja toda, teram iniciativa para tal.
    Conhecendo-se a árvore conhece-se os frutos.
    Essa é a face da elite paulista.

    ResponderExcluir
  8. Eles não estão preocupados em saber disso. Na opinião dos donos desses meios de comunicação, o Pinheirinho era uma favela a ser eliminada e a lei foi cumprida. Não estão muito preocupados com o que vai acontecer a essas pessoas.

    Como empresários do ramo imobiliário estão de olho no terreno, não interessa se tem 5 mil ou 20 mil pobres lá. A única chance deles é se o governo federal fizer algo e interceder por eles, mas tô achando muito difícil de isso acontecer.

    ResponderExcluir