segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Tropa de Elite 2: Melhor Filme do ano


Olá pessoal,

Nesta sexta-feira, fui com a minha namorada assistir à estréia do filme "Tropa de elite 2".

Uma das coisas que posso falar sobre o filme é que ele superou todas as minhas expectativas.

Quando o diretor do filme disse que o novo filme seria bem crítico, não imaginei que fosse tanto.

No segundo filme, as políticas de segurança pública são mostradas num nível mais alto: no nível da política. O filme mostra como ocorreu a transição da ocupação das favelas por traficantes para a ocupação das mesmas pelas milícias. Mostra também como as mesmas são bem mais perigosas que os traficantes.

Também é mostrado o envolvimento dos políticos com as milícias e o quanto eles se beneficiam da associação com as milícias.

Se você ainda não assistiu, recomendo muito mesmo que você o assista. Ele é bem chocante e fará você refletir sobre muita coisa da sociedade.

Abaixo irei comentar o que achei do filme. Se você não quer saber o que acontece no filme, não leia o restante desta postagem. Continue lendo se você já assistiu ao filme ou caso não se importe em saber o que acontece nele.

Transformação do capitão Nascimento

Algo que é muito interessante é a transformação que o Capitão Nascimento sofre durante o filme. Ele inicia com a mesma mentalidade de antes, onde fala os clichês populares:

* "Fecha todo mundo lá e joga a chave fora" (sobre os presidiários);
* "É dos defensores de direitos humanos que os bandidos precisam quando fazem merda";
* "Quem escuta esse louco dos direitos humanos são os intelectuais de esquerda e os maconheiros".

Algumas das falas acima são direcionadas ao personagem Fraga, um defensor dos direitos humanos que odeia o capitão Nascimento e que é também odiado pelo mesmo.

O que é muito interessante é que, conforme os fatos vão surgindo, o capitão Nascimento vê que o Fraga não é tão louco assim e que enxerga coisas que ninguém mais havia enxergado. Com o tempo ele percebe que o Fraga defendia a mesma causa que ele, apenas de um modo diferente. Gostei demais quando vi os dois lutando lado a lado no final do filme.

Crítica à imprensa

Gostei do trecho em que é feita uma crítica bem sutil sobre a mídia. Quando uma jornalista é assassinada no filme, o Nascimento vai até o jornal onde ela trabalha, para pedir que publiquem que o governador está envolvido no assassinato dela. Daí o dono do jornal diz:

- Dono: Não podemos publicar isso, não temos muitas provas. E o governo do estado é nosso parceiro (patrocinador).
- Nascimento: Mas ela morreu fazendo uma reportagem para o seu jornal.
- Dono: Esse era o trabalho dela.

Nesse ponto, o filme mostra que o jornal não irá publicar algo que vá contra os interesses dos seus patrocinadores. Isso é algo que eu falo a muito tempo, mas nem todos entendem. Essa crítica foi feita de forma muito sutil, por que se fosse feita com mais dureza e de forma direta, como deveria ser, certamente o filme não conseguiria patrocínio.

O modo como o crime evolui

Outra coisa bem interessante é que o filme mostra como o crime evolui e está sempre se adaptando à nova realidade. Por mais que se feche uma porta para o crime, novas portas são achadas.

Ainda que sejam exterminados os principais mandantes dos crimes, outros tomam o seu lugar e em alguns casos volta a cometer os mesmos crimes de forma mais organizada e evoluída.

Ao serem removidos os traficantes, surgiram as milícias e certamente quando não houver espaço para as milícias, outra organização surgirá.

Emoções que o filme traz

O filme não abre brechas para você parar para refletir. A ação acontece do início ao fim e não se consegue desgrudar da tela por tempo algum. Somente ao encerrar o filme é que se consegue parar para refletir sobre o filme.

Quando o filme acabou, fiquei paralisado na minha poltrona. Levei mais de 2 minutos para levantar. O filme choca bastante, deixando você com aquela pergunta: "Que mundo é esse em que vivemos?".

Acredito que "Tropa de Elite 2" será um clássico do cinema brasileiro e irá levar muita gente a refletir, não somente sobre segurança pública, mas também a estrutura de sociedade em que vivemos.

Gostaria muito de ver alguém que não tenha tido uma alta escolaridade, que assistiu ao filme e saber a sua opinião sobre o mesmo. Fiquei muito curioso para saber se as pessoas mais simples entenderam as mensagens que o autor quiz passar.

um abraço

Um comentário: