sábado, 16 de outubro de 2010

Os oportunistas da desgraça dos mineiros Chilenos



Olá pessoal,

Há poucos meses ocorreu um triste acidente envolvendo 33 mineiros no Chile. Dificilmente alguém não ficou sabendo do acontecido, já que isso foi manchete de toda a imprensa, por um bom tempo.

É realmente muito triste a situação dos mineiros e é importante que a imprensa faça a cobertura de tal acidente, tendo um papel muito importante no resgate, assim como também para que o mundo veja que as condições de trabalho nas minas pelo mundo são bem ruins.

Conforme fui vendo as reportagens exibidas nos mais diversos canais, percebi que a imprensa não estava muito interessada na condições de trabalho dos mineiros e muito menos em denunciar alguma coisa. Estava ali, prontinha, a nova novela das oito: "O resgate dos Mineiros".

A imprensa simplesmente mostrava que houve um acidente com uns mineiros lá no Chile e que iam ficar meses lá. Mostraram que as famílias estavam tristes com o acontecido, o Chile estava consternado e que fariam todo o possível para tirá-los de lá.

Depois surgiram reportagens sobre a planejada estratégia de salvamento, reportagens sobre as famílias dos mineiros, reportagens sobre a repercussão do evento pelo mundo, etc.

Quando finalmente conseguiram um meio de os mineiros gravarem e transmitirem imagens para as pessoas fora da mina, a imprensa deu um enorme salto de alegria, pois dali sairiam muitas notícias que poderiam ser divulgadas por meses. Finalmente a coisa evoluiu, a novela "O resgate dos Mineiros" passou a ser um Reality Show, que a imprensa Chilena e mundial explorou e explora ao máximo.

Nesse reality show, haviam 33 pobres mineiros, confinados por 3 meses numa caverna, sem a possibilidade de desistência do programa, que receberiam alimentos por um buraco no teto e deveriam periodicamente gravar o que faziam. Ao terminar o programa, todos sairiam como astros e heróis nacionais.

Após muito tempo, os mineiros são resgatados e quase nada é mencionado sobre as condições de trabalho dos trabalhadores das minas pelo mundo. A imprensa tenta mostrar que aquele "acidente" no Chile é um fato isolado e que aquela empresa mineradora é que é malvada. Os mineiros sofreram o acidente por que os donos daquela mina são maus e só pensam no lucro.

Sempre quando acontece uma catástrofe como essa (lembram do recente vazamento de petróleo?), a imprensa sempre dá um jeitinho de criar um bode espiatório. Pegam alguém para ser o culpado da história e ser o malvado da história, deixando que o restante dos culpados saiam ilesos.

Para a imprensa, o governo chileno não têm culpa disso, somente a empresa é a culpada. Nem isso interessa tanto. O importante é que estão todos bem, o resgate foi um sucesso, viva a tecnologia que permitiu tirá-los de lá, viva o dinheiro que ganhei mostrando a desgraça deles e viva a audiência que terei, quando entrevistá-los nos meus programas de rádio, TV, jornais e revistas.


ACONTECIMENTOS E NOTÍCIAS RECENTES SOBRE O CASO:

Mais acidentes:

Estranho não é? já teve mais esses acidentes, pouco tempo depois do resgate no Chile. Mas não é estranho, por que acidentes em minas são muito mais comuns do que imaginamos, mas infelizmente poucos sobrevivem e não saem do acidente como heróis. 

Acidentes matam 21 mineiros na China e deixam 4 presos no Equador:

Resgate dos mineiros do Chile pode render milhões de dólares em negócios:


Nessa reportagem da Globo, mostra como diversos empresários estão lucrando e muito alto com o acidente dos mineiros. 

Me deu nojo quando vi essa reportagem. O que deu mais nojo é que a Globo noticiou tudo como se fosse a coisa mais natural do mundo e que não há problema algum em lucrar sobre a desgraça dos outros.

Mineiros chilenos ganham prêmios e se unem para processar governo chileno:

http://globonews.globo.com/Jornalismo/GN/0,,MUL1624233-17671,00.html

Nessa reportagem da Globo News, mostra os prêmios que os mineiros ganharam de diversos empresários e personalidades pelo mundo. Isso me lembra bastante o Domingo Legal, onde pegam alguém em situação bem triste, mostram o drama dela e ganham uma grande audiência. Quem assiste fica triste com o drama daquela pessoa, mas em seguida fica aliviada quando a pessoa ganha um montão de presentes e dinheiro. Encerra-se o programa e todos os telespectadores saem com um pensamento inconsciente:

"Que bom que tem gente ajudando ao próximo. Como o Gugu é bonzinho!! como aquelas empresas que doaram são solidárias!!"

Edison Peña denuncia negligência dos patrões das minas:

Quando finalmente, um dos mineiros abre a boca para dizer algo coerente, algo que faz muito sentido no meio de toda essa confusão, mal dão atenção a ele. O mineiro Edison Peña deu uma ótima entrevista, onde disse que a ganância do patrão é o que leva  a esse tipo de acidente. Infelizmente, para variar, essa entrevista teve muito pouco destaque. Onde você achar essa entrevista, verá que há muito pouco escrito sobre o assunto e se for um vídeo, verá que ele é curto. Abaixo uma matéria em vídeo no português de portugal e outra escrita, do Brasil mesmo.

http://pt.euronews.net/2010/10/16/edison-pena-denuncia-negligencia-dos-patres-das-minas/

http://www.oreporter.com/detalhes.php?id=29513


Os 31 mineiros chilenos que não tiveram Reality Show

Segundo uma matéria da revista "Carta Capital", neste ano já morreram 31 mineiros chilenos em outros acidentes, mas nem de longe se deu o mesmo destaque para os outros. Confesso que não vi a matéria toda, pois ela é bem longa. Li o início e parece ser interessante, para reforçar esta postagem. Abaixo um trecho da matéria:

"Não tiveram canais de televisão ao vivo, não receberam a visita do Presidente, nem sequer doações de milionários emocionados. Os jornais (ou a maioria) não falaram deles. E são já 373 trabalhadores da mina mortos em seu posto laboral nos últimos dez anos, segundo dados do Serviço Geral de Geologia e Mineração (Sernageomin)."

http://www.cartacapital.com.br/internacional/os-31-mineiros-chilenos-que-nao-tiveram-reality-show

CONCLUSÃO

Enquanto a imprensa estiver subordinada unicamente ao lucro, a última coisa que nos darão será informação de qualidade.

um abraço

0 comentários:

Postar um comentário