quarta-feira, 8 de setembro de 2010

França: Um grande exemplo de luta do povo

Ontém, vi a notícia de que mais de 1 mihão de franceses saíram às ruas para protestar contra a reforma da previdência, proposta pelo presidente Nicolas Sarkozy.

Segundo divulgado pelo site G1, pelo menos 190 protestos foram realizados em diversas cidades do país, entre eles a capital, Paris.

"Em média, estima-se que pouco mais de 25% dos servidores públicos cruzaram os braços. Diversos serviços foram afetados, entre eles os transportes - o que gerou caos em várias localidades."

Abaixo está um pequeno vídeo exibido no jornal nacional de ontém, que demonstra a dimensão de apenas uma das manifestações:



Após essa enorme manifestação, o presidente Francês disse que mesmo assim ia manter a idade em 62 anos, mas que talvez permita que os profissinais cujas profissões sejam mais "pesadas", possam se aposentar com os 60 anos de sempre.

Minha opinião:

Mais uma vez, os franceses deram um excelente exemplo para o mundo. Saíram ás ruas mais uma vez para protestar de forma pacífica e organizada aos milhões.

Se no Brasil, a classe trabalhadora fosse organizada como na França, não passaríamos tanto aperto como passamos. Aqui, a televisão a muito tempo já "ensinou" a todos que quem protesta é baderneiro e que aqueles que param o trânsito não têm o que fazer.

Na França, por qualquer pequena coisa, a população sai às ruas aos milhares para protestar, reinvindicando os seus direitos. É desse jeito que eles têm uma educação de qualidade, saúde pública gratuita com qualidade, diversos bons serviços de assistência social e possuem um ótimo padrão de vida.

curiosidade: No Wikipédia diz que o orçamento do ministério da educação francês é o maior orçamento dentre todos os ministérios.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fran%C3%A7a

Numa sociedade onde o povo mostra a sua voz, o governo é que tem medo do povo e não o contrário, como aqui no Brasil.


Links:

Protestos mobilizam milhares contra reforma da previdência na França:
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/09/protestos-mobilizam-milhares-contra-reforma-da-previdencia-na-franca.html

0 comentários:

Postar um comentário