Ontém, vi a notícia de que mais de 1 mihão de franceses saíram às ruas para protestar contra a reforma da previdência, proposta pelo presidente Nicolas Sarkozy.
Segundo divulgado pelo site G1, pelo menos 190 protestos foram realizados em diversas cidades do país, entre eles a capital, Paris.
"Em média, estima-se que pouco mais de 25% dos servidores públicos cruzaram os braços. Diversos serviços foram afetados, entre eles os transportes - o que gerou caos em várias localidades."
Abaixo está um pequeno vídeo exibido no jornal nacional de ontém, que demonstra a dimensão de apenas uma das manifestações:
Após essa enorme manifestação, o presidente Francês disse que mesmo assim ia manter a idade em 62 anos, mas que talvez permita que os profissinais cujas profissões sejam mais "pesadas", possam se aposentar com os 60 anos de sempre.
Mais uma vez, os franceses deram um excelente exemplo para o mundo. Saíram ás ruas mais uma vez para protestar de forma pacífica e organizada aos milhões.
Se no Brasil, a classe trabalhadora fosse organizada como na França, não passaríamos tanto aperto como passamos. Aqui, a televisão a muito tempo já "ensinou" a todos que quem protesta é baderneiro e que aqueles que param o trânsito não têm o que fazer.
Na França, por qualquer pequena coisa, a população sai às ruas aos milhares para protestar, reinvindicando os seus direitos. É desse jeito que eles têm uma educação de qualidade, saúde pública gratuita com qualidade, diversos bons serviços de assistência social e possuem um ótimo padrão de vida.
curiosidade: No Wikipédia diz que o orçamento do ministério da educação francês é o maior orçamento dentre todos os ministérios.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fran%C3%A7a
Numa sociedade onde o povo mostra a sua voz, o governo é que tem medo do povo e não o contrário, como aqui no Brasil.
Links:
Protestos mobilizam milhares contra reforma da previdência na França:
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/09/protestos-mobilizam-milhares-contra-reforma-da-previdencia-na-franca.html