quarta-feira, 15 de setembro de 2010

entrevista sobre as mudanças econômicas em Cuba

Oi Pessoal,

    Nessa semana, a mídia tem comentado bastante sobre as mudanças que Cuba fará na sua economia. Muita gente já deve saber que Cuba irá demitir até o primeiro trimestre de 2011, quase 500 mil trabalhadores, para realocá-los no setor privado. Encontrei uma entrevista da rádio CBN, de ontém, com o economista e professor Nildo Ouriques da UFSC. No fim desta postagem está o link da entrevista.

    Na entrevista ele demonstra que entende bastante sobre a estrutura política e econômica de Cuba e fala sobre esse processo de mudança na ilha caribenha. Como irão notar, ele é um simpatizante da revolução cubana. É interessante ver as medidas adotadas pelo governo cubano de um outro ângulo, mais crítico. Aconselho a quem estiver lendo, que veja a opinião dele, compare com as reportagens que a mídia anda exibindo e analise qual opinião parece ter mais coerência. Seja qual opinião você tiver depois, o importante é que você sempre analise um fato dos diferentes ângulos possíveis e não de apenas um lado, como a mídia sempre faz ao falar da venezuela, Cuba e outros países ou temas.

    A mídia está fazendo muito sensacionalismo com o assunto, tornando para nós difícil entender o que está acontecendo de verdade. A mídia antes reclamava que a iniciativa privada do país era muito pequena e que tinha servidores públicos demais. Agora reclama da demissão desses funcionários e o envio dos mesmos para a iniciativa privada.

    A mídia ficou com raiva por que eles disseram claramente que não irão abandonar o socialismo, que estão apenas tentando tornar o modelo atual mais eficiente. 

    Enquanto o modelo econômico de Cuba não for o capitalismo, todos os dias só ouviremos notícias ruins sobre Cuba, como se nada de bom acontecesse lá. Mas quando Cuba for capitalista, veremos uma enxurrada de boas notícias, para dar a impressão de que a vida por lá melhorou demais e esconderão as desgraças que ocorrerem. "Vejam!! antes não acontecia nada de bom por lá, agora é só alegria"

Entrevista com o economista Nildo Ouriques à rádio CBN

um abraço

14 comentários:

  1. Não importa para a mídia e para os que chamam cuba de ditadura,a condição de vida do povo cubano.Para eles o que importa é que Cuba deve voltar para o capitalismo com economia de mercado.O resto que se dane.

    Só apenas os cubanos,com os solisários, que podem resolver esses problemas.Tudo que Cuba conquistou foi devido a muita luta de seu povo e de suas liderenças.Se tivesse no capitalismo,como colonia do imperialismo, não tinha nada disso.

    Cuba, viva revolução!

    ResponderExcluir
  2. Pois é, se o governo cubano fosse aliado americano, eles estavam pouco se preocupando com o que acontecia com a população de lá.

    Vamos aguardar as mudanças na economia e ver qual rumo Cuba seguirá.

    ResponderExcluir
  3. Se os EUA não ligam para Cuba, Cuba em contrapartida quer que os EUA explodam em mil pedaços.

    EUA gostam de liberdade, democracia e respeito às leis da constituição, coisas que dão calafrios nestes ditadores cubanos e venezuelanos. Coisa que o Brasil tb tá solapando, comprando voto com bolsa família, sempre aparece um projeto querendo censurar a impressa, coisa que D. Pedro II, pasmem, não faria nunca. Pelo jeito, antes alguém da dinastia Bragança para governar nosso país, a um vermelho!

    Dá-lhe Jefferson: "Sustentamos que estas verdades são auto-evidentes, que todos os homens foram criados iguais; que eles são dotados por seu Criador de certos direitos inalienáveis; que entre estes estão a vida, a liberdade e a busca da felicidade. Que, para assegurar esses direitos, foram instituídos governos entre os homens, derivando seus justos poderes do consentimento dos governados"

    Tirem outros meus direitos, mas me deixem vivo, livre e com oportunidades para a busca da minha felicidade. GENIAL!

    E sou direitista e neoliberal com amor! Abraços, barbudos! Better dead than red!

    ResponderExcluir
  4. "Se os EUA não ligam para Cuba, Cuba em contrapartida quer que os EUA explodam em mil pedaços."

    Na verdade, o governo cubano gostaria apenas de ser deixado em paz para que os cubanos possam se desenvolver tranquilamente. A luta deles é contra o capitalismo e não contra os trabalhadores americanos.
    Do mesmo modo que o governo americano gostaria que houvessem mudanças no sistema de partido único em Cuba, o governo cubano gostaria que houvesse mudanças no sistema de somente dois partidos, dos EUA. Se Cuba for ditadura por só poder ter um partido, os EUA que só podem ter dois partidos são o que? semi-ditadura?

    "EUA gostam de liberdade, democracia e respeito às leis da constituição"

    Pois é, lutaram bastante por democracia no Vietnam, no Iraque, no Afeganistão e agora querem lutar por democracia no Irã também e depois na Coréia do Norte. Só espero que não queiram futuramente lutar por liberdade e democracia no Brasil, pois será o nosso fim.

    Outras lutas por democracia:

    * No Brasil em 1964, apoiando o golpe e o governo militar.
    * Em 1973 no Chile, ajudando o Pinochet a instalar uma ditadura no Chile, assassinando o presidente eleito "democraticamente": Salvador Allende.
    * Ajudou na implantação de praticamente todas as ditaduras militares do século passado na américa latina, para evitar o "terror vermelho".

    * Ajudou a tentativa de golpe de estado contra o Hugo Chavez, em 2002, onde pela primeira vez falharam.
    * Apoiaram o golpe de estado em Honduras, sobre o pretexto de que o presidente violava a lei ao tentar mudar a constituição. O verdadeiro motivo do golpe, era que a nova constituição, que seria submetida a plebiscito iria dar finalmente alguns simples direitos que os hondurenhos nunca tiveram, entre eles o salário mínimo.

    ResponderExcluir
  5. Além de tudo isso, eles também lutam ao máximo para não reduzir a poluição que eles emitem, por que isso irá atrapalhar os lucros dos grandes empresários. Isso vai contra os princípios da liberdade dos empresários lucrarem o quanto puderem, mesmo que isso signifique destruir tudo e a todos.

    "...aparece um projeto querendo censurar a impressa, coisa que D. Pedro II, pasmem, não faria nunca..."

    Agora controlar a imprensa significa censurar. O que a imprensa (que é um monopólio da elite do país) quer é ter o poder de fazer o que quiser e não se questioada jamais. O que vemos hoje é a imprensa coloca o rosto de um suspeito de um crime na primeira página da revista e dos jornais, apontando como culpado, antes mesmo de ele ter sido julgado.

    A imprensa não está preocupada se a notícia é verdadeira ou falsa, basta que tenha muita gente lendo. Se depois descobrirem que era mentira, eles publicam outra edição, com uma matéria pequenina falando que a pessoa era inocente (depois de terem publicado várias culpando-a). Mas e o estrago que fez na vida da pessoa? isso é o de menos, o importante é que a imprensa lucrou muito com isso.

    Realmente, acredito que Pedro II não iria censurar mesmo a imprensa, afinal não seria doido de ir contra a elite da época. O segredo para um governante ser derrubado é ir contra a elite. Se for contra o povo, não há problema, mas ataque a elite para ver o que acontece...

    "...Que, para assegurar esses direitos, foram instituídos governos entre os homens, derivando seus justos poderes do consentimento dos governados..."

    Essa é muito boa -> "justos poderes com o consentimento dos governados". Primeiramente, os poderes são injustamente concentrados nas mãos de bem pouca gente e a estrutura desses governos são sempre decididos pela elite, que os estruturam, de uma maneira que eles não saiam do domínio. No período feudal, o sistema era organizado de forma a garantir que os senhores feudais sempre se mantivessem no poder. Quando os burgueses tomaram o poder, fizeram o mesmo para eles.

    "Tirem outros meus direitos, mas me deixem vivo, livre e com oportunidades para a busca da minha felicidade. GENIAL!"

    Ótima frase. Realmente, dêem oportunidades para o povo ser feliz. O povo tá precisando. Mas fica difícil ser feliz quando as pessoas precisam de 2 empregos para sobreviver, mal têm tempo de passar com os seus filhos, convivem com uma violência enorme e muitas vezes com pouca esperança de mudança no quadro.

    ResponderExcluir
  6. "os EUA que só podem ter dois partidos são o que? semi-ditadura?"

    Para falar isto, só não lendo mesmo. Tem q fazer o que vc mesmo manda fazer, buscar se informar. Vc não viu as prévias dos EUA? Tinha mais candidato que para vereador em Palmeira. Daí vem o show de democracria. Os candidados mostram suas propostas, debatem, e vão na rua brigar por apoios. No final cada partido sai com um nome fortalecido, sabatinado pelo povo e pelo partido, escolhido em uma concorrência dura! Isto tem nome, repito: SHOW de DEMOCRACIA.

    E para ainda pensar que Cuba não é um ditatura, só tomando lavagem cerebral. Melhor, poluição cerebral.

    " No Brasil em 1964, apoiando o golpe e o governo militar."

    Ainda bem, se não seriamos uma ditatura comunista como Cuba e hoje iria ter q limpar minha bunda com jornal, Lula iria escolher minha profissão e meu pai iria ser mandado para a iniciativa privada, e as opções de empresa em uma economia comunista não seriam tão legais como hoje no nosso país, após as medidas liberais implementadas pelo FHC.

    "* Ajudou na implantação de praticamente todas as ditaduras militares do século passado na américa latina, para evitar o "terror vermelho"."

    Graças a Deus! Quando alguém fala comunista perto de mim, eu me benço. Coisa do tinhoso.

    "Apoiaram o golpe de estado em Honduras, sobre o pretexto de que o presidente violava a lei ao tentar mudar a constituição. O verdadeiro motivo do golpe, era que a nova constituição, que seria submetida a plebiscito iria dar finalmente alguns simples direitos que os hondurenhos nunca tiveram, entre eles o salário mínimo."

    Que invenção! O bigodudo é outro típico otário latino-americano, flertando em passar a vida toda no poder. Quis passar por cima da constituição para se reeleger. Provou ser um bom comunista, odeia seguir o caminho natural das coisas e quer quebrar as leis, para impor sua visão [transtornada] de mundo a todos.

    ResponderExcluir
  7. D. pedro II não iria censurar impressa pois era culto e tinha espírito democrata. O primeiro presidente, que seguiu depois dele, já tratou de esticar o mandato. Entender o que é, e defender com unhas e dentes democracia e todos os valores que carrega, é algo extremamente duro, mas recompensador. Se pararmos para pensar, quando ocorre impunidade das "elites", não justifica querermos impunidade tb dos menos favorecidos, mas buscarmos punição às "elites".

    Um exemplo de membro da elite: Renan Calheiros. A impressa caiu emcima, mostrou todo o esquema. Não é uma simples foto, nem a construção de nada q não existe. Basta ler e entender! LER E ENTENDER! Parece algo simples, mas 95% da população brasileira não consegue fazer isto. Ficou provado ali, por A + B que Renan é o maior picareta. Mas recebeu apoio de Lula, e até agora nada resolvido. Agora recebe apoio do povo tb. Povo tá nem aí se ele roubou, vota nele denovo, coloca ele denovo lá. Sabe pq? Pq o povo todo, faria o mesmo se estivesse no lugar do Renan! Iria comer a entrevistadora gostosa e passar a mão no erário. Aí o povo aprova o cara! o cara é um vencedor! Collor pessoal vota pq o cara é bem apessoado! Até hoje! O cara vê o sujeito bem posto como ele, fala com convicção, confia e dá-lhe voto. Mas ele roubou com PC Farias milhões, foi absorvido pela Justiça do Brasil, uma palhaçada, se candidata e tá bem de voto denovo. Se não fosse a impressa que vc acusa de fabricar vilões, eu não saberia nada disto e poderia até votar em Collor, contribuindo para todos afundarem na lama ainda mais. E pq o povo não liga pelo fato do Collor ser ladrão? Mesmo motivo de Renan! O povo tb iria roubar no poder! Já pensou estas votações diretas que existem o tempo todo nas nações comunistas, para decidir qualquer cosia? Iria passar cada uma aqui no Brasil, se usassemos mais esta ferramenta para solapar a democracria...

    A impressa tem q ser livre sempre, como qualquer pessoa! Valor essencial da democracria, liberdade! Quem tiver achando ruim, organiza e faz um veículo de comunicação. Entra na concorrência e o povo vai lhe ouvir, se vc tiver algo de bom para disser. A Veja começou a ser uma publicação boa, de boa tiragem e aí começou a crescer. Não teve ajuda ÚNICA de governo, nem de empresa A ou B. E com o tempo ela passou a ser uma instituição forte, aí sim todos procuraram a Veja para anunciar e ler ainda mais. Isto garante a independência e qualidade da revista, que tem os melhores colunistas e só gente bem informada. Fosse limitada a publicar só o que o governo gostasse de ouvir, não teriamos tantas boas opções de leitura no nosso país, nem uma impressa bem antenada e espiã deste monte de larrapios do governo.

    Cuba, só tem de bom(?) uma coisa: ninguém precisa trabalhar. É comunismo! Hehehehe, que malucos. Comunistas do mundo, leiam Adam Smith para descobrir a principal razão do açogueiro trabalhar vendendo carne. Uma dica: não é para nutrir a comunidade.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. A, já que o povo tb iria roubar no poder, o que faremos agora? faltou eu dar uma solução! Lá vem: EDUCAÇÃO! Com educação o povo iria ganhar valores morais mais sólidos a medida que aprendesse ler e entender LIVROS inteiros. O povo iria começar a parar de buscar saídas fáceis para os problemas da vida, iria entender que solucionar problemas dia a dia é a VIDA e iria parar de votar em Sarney, Collor e Renan! E finalmente todos iriam esquecer o comunismo, maior erro da humanidade, bestialidade que até hoje toma nosso tempo.

    Todos temos talentos diferentes. Os mais talentosos devem sempre serem incentivados a produzir mais, terem mais recursos. Newton criou o Cálculo Diferencial e Integral praticamente sozinho. Um bando de universitários talentosos dos EUA criam Windows, Ipod, Facebook. Já pensou estes caras em uma nação comunista? Ou no Brasil? Estariam destinados a serem medíocres, pela causa da igualdade! E toda a sociedade continuaria na mesmice, sem windows, sem facebook, sem calculo (sem cálculo estaríamos uns 100 anos atrasados em termos de tecnologia).

    Igualdade é o caraio. Ninguém é igual. Com igualdade, Cuba conseguiu congelar a sua economia por 50 e tantos anos (sei lá quantos anos de ditadura tem lá...). Ficou tudo igual mesmo. Mesma cana de açúcar para vender, mesmo doláres enviados por parentes nos EUA. E quem é entendido lá, busca a primeira oportunidade de se mandar, fazer a vida em uma nação que lhe pergunte o que vc pode fazer pela nação, não o que a nação pode fazer por vc, pois a nação Cuba já fez muita merda em nome do seu povo. Quem é entendido sobre democracia e liberdade, como aquela maguinha Sanchez lá, e ainda fica por lá, é destinada a ser perseguida pela patrulha ideológica comunista, estes seres repugnantes, que falam em nome do melhor para o povo, na realidade são bajuladores de ditadores e estão atrás só de melhores situações dentro do jogo da ditadura.

    ResponderExcluir
  10. "Vc não viu as prévias dos EUA? Tinha mais candidato que para vereador em Palmeira. Daí vem o show de democracria..."

    Devia ter um monte de candidatos, mas todos são dos 2 partidos. E só existem os dois mesmo.

    "E para ainda pensar que Cuba não é um ditatura, só tomando lavagem cerebral. Melhor, poluição cerebral."

    Lavagem cerebral sofri a vida toda pela mídia. Agora é que acordei e comecei a pensar por conta própria.

    "Graças a Deus! Quando alguém fala comunista perto de mim, eu me benço. Coisa do tinhoso."

    Na sua frase, você agradece o fato de terem existido essas intervenções. Engraçado, pois o governo americano, com essas intervenções, agiu totalmente contra o que eles pregam. Eles interferiram na tal da "democracia", retirando do poder à força, governantes eleitos legalmente pelo seu povo e apoiando governos nada democráticos.

    "Que invenção! O bigodudo é outro típico otário latino-americano...odeia seguir o caminho natural das coisas e quer quebrar as leis, para impor sua visão..."

    Não sei se era tão contra a lei assim essa tentativa de mudança na constituição. Até hoje, não julgaram isso em Honduras, mas o que importa? a oposição já tomou o poder mesmo...

    Essas mudanças que eles queriam fazer na constituição eram tão ruins, que o povo se juntou e estão recolhendo assinaturas em todo o país, onde já conseguiram mais de 1 milhão. Após um certo número de assinaturas, a assembléia terá de ser convocada. Aí ninguem vai poder falar que ele agiu contra a vontade do povo. O que ele tentou conseguir naquele tempo e foi impedido, hoje o povo está lutando por conta própria para conseguir.

    Um fato interessante a se colocar é que os EUA nunca tiveram tantos opositores na américa do sul, como agora. Boas notícias.

    "...Se pararmos para pensar, quando ocorre impunidade das "elites", não justifica querermos impunidade tb dos menos favorecidos, mas buscarmos punição às "elites..."

    É um pouco complicado punir a elite, quando ela detém o controle máximo dos meios de produção (podem comprar muita gente), dos meios de comunicação (podem manipular a opinião pública), da política (mudar leis a seu favor e conseguir inúmeros benefícios) e pode ter um batalhão de advogados se desejar (encontrar todas as brechas da lei que puderem).

    Quanto ao Collor e Renam, concordo.

    "...Quem tiver achando ruim, organiza e faz um veículo de comunicação. Entra na concorrência..."

    Vou fazer o meu, assim que juntar meu primeiro milhão de reais. É tão pouco dinheiro, que qualquer um pode conseguir.

    ResponderExcluir
  11. "A Veja começou a ser uma publicação boa, de boa tiragem e aí começou a crescer. Não teve ajuda ÚNICA de governo, nem de empresa A ou B..."

    Rapaz, se não estou enganado a Veja pertence às organizações Globo, que é um dos maiores impérios de comunicação da américa latina. Acredito que não precisam muito de ajuda do governo.

    "Cuba, só tem de bom(?) uma coisa: ninguém precisa trabalhar."

    Pois é, o PIB cubano de mais de US$9.000 per capta (próximo do brasileiro) é conseguido do além, é criado do nada. Vai ver alguém está dando mesada para Cuba, como muitos dizem.

    "faltou eu dar uma solução! Lá vem: EDUCAÇÃO! Com educação o povo iria ganhar valores morais mais sólidos..."

    Educação é o melhor caminho, sempre. Mas uma boa educação é algo que é muito difícil de conseguir num país onde os empresários controlam os principais setores dele. Eles querem se manter no poder para sempre. Se eles garantirem uma boa educação ao povo, pode surgir uma população muito politizada, fazendo com que corram o risco de perder seus privilégios.

    Fidel, ao contrário, em menos de 5 anos de governo, fez de Cuba o primeiro país a erradicar o analfabetismo no mundo. Possui um dos melhores sistemas de educação e possui uma população bem politizada.

    "Todos temos talentos diferentes. Os mais talentosos devem sempre serem incentivados a produzir mais, terem mais recursos."

    Está certo mesmo. Quem produz mais, deve ganhar mais e deve ter mais oportunidades. O problema não é existir a desigualdade e sim quando ela chega a níveis tão alarmantes, quanto os de hoje.

    Nada impede que um universitário de Cuba crie também uma rede social, um sistema operacional ou qualquer outra coisa. A diferença é que lá, não seria permitido que ele se tornasse um bilionário com isso. Ele seria alguém muito valorizado, mas não com bilhões de dólares.

    O fato de não permitir a existência desses bilionários é o que garante que o povo tenha mais acesso ao governo. No capitalismo, o governo, mesmo que não queira, é obrigado a fazer o que os empresários querem, mesmo contra a vontade do povo, pois o país inteiro fica dependente deles, garantindo o domínio total. Assim, a democracia vai pro espaço, dando lugar a Elitocracia.

    "...Com igualdade, Cuba conseguiu congelar a sua economia por 50 e tantos anos..."

    O embargo não tem nada a ver com isso...

    "Quem é entendido sobre democracia e liberdade, como aquela maguinha Sanchez..."

    Pobrezinha da Yoani. Tantos anos em oposição ao governo e tem um pingo de seguidores por lá. Até nas manifestações que ela e o grupinho dela organizam, nunca se vê mais que 100 pessoas. Ela tem tanta influência em Cuba, quanto algum político comunista nos EUA.

    ResponderExcluir
  12. veja é da abril, nada a ver com globo, mas q é uma organização séria tb. só por ser grande, ela é capaz de trazer um conteúdo de melhor qualidade. se o povo é educado, saberá diferenciar o bom do ruim, que não tem nenhuma relação com mais rico ou menos rico.

    9000 per capita quem falou foi fidel né? se o salário de um médico cubano é de 20 doláres. e todo mundo sabe q eles limpam o bumbum com jornal. é ruim de engolir este per capita. mentira de comunista, para inflar o IDH de lá e ficar falando bosta, do tipo q aquele favelão é desenvolvido.

    população bem alienada pelos barbudos comunistas. vai ser de direita lá para ser comido vivo. política de partido único é bom demais!

    elitocracia? tem em cuba né, onde o povo vai votar em um partido só. só dá fidel e seus escolhidos, a elite!

    nunca vai ter ninguém de lá com grande ideias para a humanidade, a não ser q fuja para viver nos Estados Unidos, onde um gênio é de fato reconhecido!

    Yoani simplesmente sofre por ser uma pessoa bem informada dentro de um país alienado. lógico que ninguém vai estar com ela. quem vai querer deixar de ser amiguinho do partido comunista? só a Yoani, que sabe que liberdade é o maior valor a ser defendido, em qualquer lugar, mesmo nas piores situações!

    o que lascou fidel e seus barbudos foi educar a população. cedo ou tarde, quando os comunistas sairem do poder, eles irão entrar no capitalismo com força. e aí sim, Cuba vai pra frente. Como a China, que é uma nação capitalista agora, e que mais tira gente da pobreza! Cuba com o nível de educação bom daqueles, vai ser um show de capitalismo e democracia. Aí sim Cuba vai fazer bonito!

    EUA tem 200 anos de democracia, isto vacina qualquer um contra o comunismo. é só uma questão de experiência!

    ResponderExcluir
  13. faltou responder o post mais acima, lá vai:

    http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_political_parties_in_the_United_States

    O número de partidos nos EUA é imenso. Só que aconteceu de 2 partidos maiores, com propostas concretas de política, polarizarem as eleições. Como PT e PSDB no Brasil. Agora teve o PV com marina, com 20 %, mas no legislativo, ainda é só PT, PSDB e PMDB, este último um partido sem identidade, nem proposta para nada, que escolhe ser situação ou oposição, para quem paga mais.

    Sinto informar Fabiano, mas toda pessoa que defende Cuba, está bem errada, e só vejo como fruto de uma cagada cerebral que fizeram no sujeito. Para mudar de ideia, só indo morar lá, ou lendo mais! É Fidel enganando o povo e o povo enganando Fidel. Vida cão!

    Em Honduras, Zelaya queria fazer um plebiscito, onde o povo iria escolher sobre a convocação ou não de uma Assembléia Constituinte, para que fosse feita uma reformulação da Constituição da República das Honduras, que permitisse ao presidente disputar uma nova eleição. O cara só queria era isto, ficar o tempo todo no poder. Só que a constituição de Honduras proíbe plebiscitos. E, tirando pela constituição brasileira, que diz: "as Forças Armadas destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem". As forças armadas agiram para manter a LEI, que Zelaya queria PASSAR POR CIMA!

    E como diria Eça de Queiroz: Políticos e fraldas devem ser trocados de tempos em tempos, pelo mesmo motivo! Zelaya com certeza não concorda com isto. Ainda bem, agiram a tempo de acabar com mais um futuro ditador na América Latina!

    E vc não conseguiria fazer um veiculo de comunicação não só pela falta de dinheiro, mas tb pela falta de competência. Dinheiro não é tudo! Tô achando que estes comunistas brasileiros pensam mais em dinheiro que os capitalistas!

    ResponderExcluir
  14. Acho que Cuba deve ser privatizada.

    ResponderExcluir