segunda-feira, 17 de maio de 2010

Um momento histórico muito importante


Hoje, o Irã assinou um acordo nuclear muito importante. Aceitou enriquecer o seu urânio na Turquia, ao invés de fazê-lo dentro de seu próprio país, para dar provas ao ocidente sobre os fins pacíficos do seu programa nuclear.

Os EUA já estavam pressionando o Irã a muito tempo para que aceitasse um acordo semelhante, mas como já conhecemos o modo de "dialogar" dos presidentes americanos, o mais provável seria a não aceitação do acordo, dado que os EUA não negociam, eles pressionam.

Daí, chega o presidente brasileiro para uma negociação com o governo iraniano e eles aceitam a proposta de enriquecer o urânio na Turquia.

Resultado:

1- os EUA e a União Européia ficarão de cara no chão, por que além de não conseguirem vencer o Irã na base da pressão, o Brasil interrompeu os seus planos, que era o de impor sanções e futuramente, com muita probabilidade, haveria uma nova guerra.

2- O governo iraniano deve estar morrendo de rir das grandes potências, por que agora eles não terão mais desculpas (por um tempo) para aplicar sanções ou invadir o Irã.

3- O presidente brasileiro agora saiu com sua influência bastante elevada e o Brasil tem grandes chances de conseguir uma cadeira permanente no conselho de segurança da ONU.

4- Obama vai perder mais ainda a sua credibilidade, já que mais uma vez o mundo viu que ele não sabe negociar.

5- Os EUA vão ficar "putos" com o Brasil, pois se intrometeram num assunto que era de extrema importância para eles.

Saiu recentemente no Washington Post que um dos motivos para a postura do Brasil em relação ao Irã seria o de "se afirmar como potência e desafiar os Estados Unidos". Veja na notícia abaixo:

http://g1.globo.com/brasil/noticia/2010/05/postura-brasileira-ignora-repressao-brutal-no-ira-diz-jornal-americano.html

Realmente, acredito que isso esteja acontecendo. Devagarzinho, o Brasil está ganhando um enorme status e está cada vez mais batendo de frente com os americanos. Vejo que a história está nos levando para um novo momento muito interessante. Se esse novo momento vai ser bom para o Brasil ou não, vamos aguardar para ver.

0 comentários:

Postar um comentário