sábado, 2 de agosto de 2014

Novela "Império" da Globo já terá beijo entre homens no início da história


Nas duas últimas novelas das 9h, da TV Globo, os personagens gays e lésbicas jamais tinham seus beijos mostrados na novela, pelo medo que a Globo sempre teve de revoltar seus telespectadores mais conservadores. Apenas no final dessas novelas um único beijo entre os casais era mostrado e mesmo assim com muito receio.

Na nova novela das 9h, Império, a Globo decidiu que já irá mostrar um beijo entre dois homens na terceira semana da novela. 

Espero que aos poucos, a programação da TV seja direcionada para mostrar o relacionamento entre duas pessoas do mesmo sexo como algo absolutamente normal e natural, sem causar polêmicas todas as vezes em que uma cena de beijo for exibida.

Abaixo alguns trechos de uma matéria do site Extra:

'Império': Cláudio beija Leonardo e termina a relação em seguida (29/07/2014)
Para acabar logo com a pressão sobre ter ou não um beijo entre Cláudio (José Mayer) e Leonardo (Klebber Toledo) em “Império”, Aguinaldo Silva não só escreveu a cena como a colocou logo no início da novela: a bitoca está prevista para ir ao ar na próxima segunda-feira, dia 4. Com a audiência da novela aumentando a cada dia (marcou 36 pontos na quinta-feira) e a excelente repercussão com o público, o autor não precisou segurar esse beijo para garantir bons números e resolveu logo essa questão que o incomodava. Na coletiva de imprensa da novela, Aguinaldo chegou a dizer: “Esse patrulhamento me incomoda, porque parece que, se eu não escrever um beijo, é porque não tenho coragem. E não é isso. Só acho desnecessário mesmo”.
Por causa disso, ninguém fala sobre o beijo. A ordem é que a cena não seja tratada como polêmica e, sim, como algo natural — assim como acontece com qualquer outro casal. Nenhum canal de comunicação oficial da novela pode usar, inclusive, o termo “beijo gay”. O beijo — que é praticamente um selinho mais demorado — acontece após uma briga entre os dois amantes. 
Alguns podem se perguntar revoltados se agora vão ser obrigados a ver "beijos-gays" em todas as novelas.

Mas qual o problema nisso?

Eu sei que esse tipo de cena choca a muitos que cresceram sendo educados a ver a relação entre casais do mesmo sexo como algo abominável e inadmissível. E o fato de a TV sempre ter evitado esse tipo de cena dos telespectadores, apenas contribuiu com o preconceito.

Mas todos devem parar para pensar que hoje há milhões de casais homossexuais no país e que estão por toda parte. 

Não mostrar cenas de beijos entre eles nas novelas é esconder essa realidade. É tratar como se fosse algo repudiável, imoral e que não pode ser mostrado. E quanto mais isso durar, mais vai demorar para que as pessoas enxerguem os gays como realmente são: pessoas completamente normais, que riem, que choram, que amam, que odeiam, que fazem coisas boas e más, honestas e desonestas, que trabalham, estudam, têm sonhos, esperanças, realizações, decepções... como qualquer um de nós.

Para finalizar, é preciso fazer uma crítica à postura de Agnaldo Silva. Pois ele diz que vai fazer a cena do beijo apenas para que acabe a pressão do público. Pelo visto fará apenas uma cena e não mostrará outros beijos do casal por muito tempo. Ele mesmo diz que acha que mostrar o beijo entre os dois é "desnecessário". Será que ele tem esse mesmo pensamento em relação a todos os outros casais da novela? Será que vamos ver uma novela das 9 em que os casais héteros se beijam apenas uma vez por mês?

_____________________________________________

Se gostou deste tema. Leia Também

Primeiro comercial de Tv com beijo entre homens
Um comercial feito para a TV que mostra uma família em um comercial do tipo família feliz, só que com dois homens e um filho formando essa família.... Mais informações »
Dois homens se beijam e são hostilizados em show. A banda pede para se beijarem no palco
Na última sexta-feira, dia 2, durante um show em Santa Catarina da banda Raimundos, duas pessoas se beijaram na platéia, da mesma forma como diversos outros casais estavam fazendo no local. Mais informações »
Por que uma simples encenação de um beijo se tornou tão importante?
Ontem foi um dia histórico. A Rede Globo, após tantos anos exibindo relacionamentos gays em suas novelas, sem nunca mostrar um beijo explícito, finalmente mostrou a primeira cena de beijo entre dois homens... Mais informações »

0 comentários:

Postar um comentário