segunda-feira, 7 de julho de 2014

Presidente do Google visitou Cuba e pede fim do bloqueio americano ao País



Abaixo estão alguns trechos de uma matéria do Portal Vermelho:

Erick Schmidt, presidente da empresa norte-americana Google, visitou Cuba na última semana. Durante sua estadia, onde visitou as principais universidades cubanas de ciência e tecnologia para debater [...] sobre o fim do bloqueio a Cuba e os novos rumos tecnológicos graças ao cabo submarino desde a Venezuela que leva internet banda larga até a maior das Antilhas.
"Os Estados Unidos deveriam superar sua história e eliminar o bloqueio econômico contra Cuba [...] Estas políticas não parecem razoáveis: há dezenas de países aos quais consideramos aliados e aonde nos permitem viajar e que o governo dos EUA considera uma ameaça muito maior."
"O embargo [...] define tudo para os EUA e Cuba. O governo dos EUA qualifica Cuba de ‘Estado patrocinador do terrorismo’ [...] As viagens ao país são controladas por uma entidade norte-americana [...] e não nos permitia fazer nada, a não ser ter reuniões de negócios, e nosso hotel devia custar menos de US$ 100 diários e as despesas totais no dia de US$ 188."
"Cuba terá que abrir sua economia, e os EUA terão que superar sua história e eliminar o embargo. Ambos os países têm que fazer algo que é difícil de fazer do ponto de vista político, mas valerá a pena".
O embargo dos Estados Unidos a Cuba é uma política que já dura mais de 50 anos e se intensificou na década de 90. Hoje há leis americanas que punem empresas estrangeiras que fizerem negócios com Cuba, impossibilitando que as mesmas façam negócios nos EUA. Até mesmo bancos são punidos quando realizam transações financeiras com Cuba.

Apesar de quase 100% dos países já terem reiterado durante os últimos 20 anos nas assembléias na ONU (Organização das Nações Unidas) que se opõem ao embargo, os EUA continuam mantendo essa política, que mais parece uma política de tempos de guerra.


_____________________________________________

Se gostou deste tema. Leia Também

Por que o bloqueio econômico a Cuba nunca tem fim?
Em junho de 2012, o banco holandês ING foi multado em 619 milhões de dólares pelo governo dos Estados Unidos. Essa multa não foi por ter feito lavagem de dinheiro, sonegado impostos, nem mesmo... Mais informações »

0 comentários:

Postar um comentário