segunda-feira, 24 de março de 2014

Um tribunal no Egito condenou à morte 529 pessoas

Safwat Hegazy, um dos membros da irmandade Muçulmana preso.
Um tribunal da província de Minia no Egito, determinou nesta segunda-feira a maior condenação à morte em massa da história moderna do país: 529 pessoas.

Mais de 400 dos condenados foram julgados à revelia, ou seja, sem estarem presentes no julgamento para se defenderem. 


O que eles fizeram de tão grave?

Em agosto do ano passado, a polícia da região fez um brutal despejo dos moradores do acampamento islamista de Rabaa al-Adawiya. Centenas de pessoas foram mortas. 

Após isso, os militantes da irmandade muçulmana, seguidores do ex-presidente Muhamad Morsi, preso pelo governo militar que tomou o poder no Egito, resolveram fazer vingança e atacaram várias delegacias e igrejas em várias regiões, incluindo a de Minia.

Dentre as acusações pelas quais o grupo foi condenado estão o assassinato de um coronel da polícia, a tentativa de assassinato de mais dois oficiais e o assalto a uma delegacia.

A condenação foi realizada numa única sessão e os advogados de defesa acusam o tribunal de que não tiveram o direito de apresentar os seus argumentos e o tribunal sequer quis ouvir as testemunhas.

Felizmente os condenados têm direito a apelar da sentença. Além disso, penas de morte só podem ser aplicadas no Egito sob autorização do muftí da República, uma espécie de autoridade religiosa.

A situação no país está crítica desde que o presidente do Egito Mohamad Morsi sofreu um golpe militar e o Egito voltou a ser uma ditadura, pouco tempo depois de ter se livrado do ex-ditador Hosni Mubarak, que ficou por algumas décadas no poder. Há a esperança de que eleições sejam realizadas neste ano, mas não há data marcada ainda.

El País - Egito condena à morte 529 seguidores da Irmandade Muçulmana

0 comentários:

Postar um comentário