Há 2 anos atrás, a PM de São Paulo, por ordem do governo estadual, usou 2000 policiais para cumprir uma ordem judicial de reintegração de posse e expulsou quase 6000 pessoas do bairro clandestino do Pinheirinho, na cidade de São José dos Campos, já existente há quase 8 anos, num terreno de uma empresa que havia falido em 1989.
Expulsaram todos com a roupa do corpo e passaram os tratores por cima das casas com tudo dentro. A imprensa nacional havia se calado. Fez matérias curtíssimas mal explicando o que havia acontecido. Graças às redes sociais, o caso veio à tona e a notícia se espalhou até internacionalmente.
Com medo da opinião pública, a prefeitura e o governo do estado resolveram ajudar os moradores pagando R$ 500,00 por mês para ajudar os moradores a pagar o aluguel de uma casa. O valor que já era pequeno em 2012, se tornou menor ainda, pois não foi reajustado.
Ontem (25/03) finalmente ocorreu a solenidade que marca o início das obras do condomínio Pinheirinho dos Palmares, que terá mais de 1400 apartamentos para os ex-moradores do Pinheirinho. Na solenidade, o advogado dos moradores, que também faz parte das lideranças do Pinheirinho, que acompanhou todo o processo desde o início, fez um emocionante discurso nesse evento, o qual apresento no vídeo abaixo.
Veja mais sobre o assunto nas postagens abaixo:
Jornalismo Alternativo - Após 2 anos de sofrimento, as casas do Pinheirinho serão construídas
Jornalismo Alternativo - Documentário Derrubaram o Pinheirinho