sexta-feira, 7 de março de 2014

A origem do Dia Internacional da Mulher - 8 de março


Em todos os anos, em 8 de março, é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Nesse dia compra-se muitos presentes para as mães, filhas, esposas, namoradas e amigas. Para a maioria é apenas mais uma data comemorativa em que homenageamos as mulheres, da mesma forma que fazemos no dia dos pais e dia das mães. 

Mas porque essa data comemorativa foi criada?


O mito das operárias mortas queimadas numa fábrica

Há um mito que circula há décadas que diz que o 8 de março foi criado em homenagem a um grupo de operárias grevistas que foram assassinadas em uma fábrica de Nova Iorque em 1857. A fábrica teria sido incendiada com elas lá dentro como forma de repressão à greve.

A história dessas tecelãs assassinadas é um equívoco histórico que foi amplamente repercutido. Se você pesquisar na internet hoje, encontrará centenas de sites que repetem essa história como sendo a origem do 8 de março. Até mesmo eu acabei acreditando nessa história e publicando-a aqui neste blog. Fui alertado por um colega meu que leu o texto sobre o possível mito. Peço desculpas aos leitores por isso e abaixo descrevo um pouco do que se sabe a respeito das origens do Dia Internacional da Mulher.

O mito das operárias mortas incendiadas teria origem em dois acontecimentos distintos na cidade de Nova Iorque. O primeiro foi uma longa greve de costureiras, que durou de 22 de novembro de 1909 a 15 de fevereiro de 1910. O segundo ocorreu também em Nova Iorque, em 1911, quando uma fábrica de tecidos chamada Triangle Shirtwaist Factory (Companhia de Blusas Triângulo) pegou fogo em decorrência das péssimas condições de segurança do local, matando 146 pessoas. Dentre os mortos, 129 eram mulheres.

Corpo das mulheres que se jogaram do prédio em chamas em 25/03/1911
A pesquisadora canadense Renée Cote pesquisou por vários anos os arquivos da Europa, Estados Unidos e Canadá, mas não encontrou nenhuma informação a respeito da tal greve de 1857, tão amplamente divulgada. 

O resultado das pesquisas da canadense foram divulgados no seu livro "O dia Internacional da Mulher – Os verdadeiros fatos e datas das misteriosas origens do 8 de março" publicado em 1984. Talvez essa seja uma boa fonte para pesquisar sobre o assunto.

A criação de um Dia Internacional da Mulher passou por diversas etapas. Abaixo descrevo algumas delas:

Obs: muitos escreveram sobre este tema na internet e em alguns casos há divergência nas informações. Descreverei as divergências encontradas e no final do texto colocarei os links das fontes nas quais me baseei para criar este texto. 


1808: o evento "Dia das Mulheres" em Chicago

Um grupo de mulheres em Chicago organizou o "Dia das mulheres". Há divergências sobre o que teria esse acontecimento. 

Alguns dizem que ocorreu em 3 de maio. Outros mencionam alguma data no fim de fevereiro. Uns dizem que o evento de 3 de maio foi um evento realizado no teatro da cidade, outros dizem que foi uma manifestação de mulheres nas ruas. Uns dizem que o evento foi organizado pela Federação dos Clubes de Mulheres Socialistas de Chicago, outros afirmam que foi organizado pela "Federação Autônoma de Mulheres" de Chicago.

Percebi que nessa época houve várias manifestações e eventos relacionados aos direitos das mulheres. Então é provável que o "Dia das mulheres", como não era uma data oficial e sim um nome ato organizado por grupos feministas, tenha ocorrido em datas diferentes e até em cidades diferentes nesse ano.

O que encontrei de convergente nas várias versões é o fato de que tais eventos ou manifestações teriam sido feitas para reivindicar o direito ao voto, melhores condições de trabalho, redução na jornada de trabalho, dentre outras reivindicações. 

Nessa época muitas mulheres que trabalhavam em fábricas tinham jornadas de trabalho exaustivas e com péssimos salários. Ganhavam pouco e passavam muito pouco tempo com suas famílias. Muitas ganhavam menos que os homens, mesmo fazendo o mesmo tipo de trabalho e às vezes ainda eram obrigadas a suportar o assédio dos patrões.


1909: O estabelecimento do "Dia da Mulher"

No ano seguinte, um novo "Dia da Mulher" foi estabelecido por grupos feministas como o dia 28 de fevereiro de 1909. Os atos teriam sido organizados principalmente pelo Partido Socialista Americano e teriam ocorrido principalmente em Chicago e Nova Iorque. Outros atos semelhantes teriam sido feitos em outras cidades americanas no mesmo ano.


1910: Conferência na Dinamarca

Em agosto de 1910 em Copenhague, na Dinamarca, foi realizada a II Conferência Internacional das Mulheres Trabalhadoras. Nesse dia as feministas americanas apresentaram a proposta de criação de um Dia Internacional da Mulher que seria celebrado anualmente no último dia de fevereiro. 

O congresso aprovou a proposta, mas não definiu uma data específica para a celebração. Alguns países comemoravam em fevereiro como os EUA, outros o faziam em outros meses, variando entre em março e maio.


Estabelecimento definitivo da data

Organizações da luta feminista tentaram por diversos anos unificar a data do dia da Mulher. Estabeleceram em 1914 a data atual de 8 de março, mas nem todos seguiam essa data. A data foi novamente decidida no Congresso da 3a Internacional Socialista em 1921.

Somente em 1975, a ONU (Organização das Nações Unidas) decretou que no dia 8 de março seria considerado o Dia Internacional da Mulher. A década de 1975 a 1985 seria considerada a década da mulher.


A importância do Dia Internacional da Mulher

O dia 8 de março é uma data de reflexão sobre o papel da mulher na sociedade. Não é exatamente uma data comemorativa, a não ser para comemorar as conquistas da mulher em relação ao voto, equiparação salarial, licença maternidade, o direito ao divórcio, dentre tantas outras conquistas femininas ao longo da história.

Pouquíssimas pessoas têm consciência do que representa essa data. A maioria pensa que é apenas uma data para dar parabéns a mulher pelo fato de ela existir.

Esse dia se tornou apenas uma data de comprar presentes e a responsabilidade por isso é da grande mídia, que converteu o dia 8 de março apenas em mais uma data de consumo, da mesma forma que fez com o Natal e outras datas.

Isso é feito propositadamente. Já que as pessoas vão comemorar o Dia Internacional da Mulher, então que comemorem por qualquer razão, menos pelas conquistas dos direitos das trabalhadoras. Não querem que a luta por direitos seja comemorada e muito menos inspirada. Eles nos querem apenas como consumidores passivos, que compram o que seus patrocinadores nos oferecem e não como sujeitos ativos que se revoltam contra as condições de trabalho que nos são impostas por eles.


Links com leituras adicionais para compreender a origem do 8 de março

8 de Março: A origem revisitada do Dia Internacional da Mulher
http://www.umoutroolhar.com.br/2012/03/8-de-marco-origem-revisitada-do-dia.html

O mito de 1857- Como surgiu o Dia Internacional da Mulher
http://www.jornalpraiadacosta.com.br/Noticias-Datas/o-mito-de-1857-como-surgiu-o-dia-internacional-da-mulher.html

O outro 8 de março: lembrar é resistir
http://blogconvergencia.org/blogconvergencia/?p=1033

História de 8 de Março – Dia Internacional Das Mulheres
http://zequinhabarreto.org.br/?p=750

0 comentários:

Postar um comentário