sexta-feira, 7 de março de 2014

Documentário "Doutor Melgaço" - Mais Médicos na cidade com menor IDH do Brasil


O site Diário do Centro do Mundo, onde sou colunista, acaba de lançar o documentário "Doutor Melgaço".

É um documentário jornalístico sobre o programa Mais Médicos na cidade de Melgaço, no Pará, a cidade com o menor IDH do Brasil.

A pequena Melgaço tem apenas 25 mil habitantes, sendo que apenas 5 mil moram na área urbana e o restante na zona rural. A cidade fica num local tão isolado, que é necessária uma viagem de 12 horas de barco para chegar lá.

Antes da chegada dos 4 médicos cubanos à cidade, a cidade tinha apenas 2 médicos que se revezavam passando 15 dias cada um na cidade. Por muitos anos, a cidade contava apenas com um único médico. Depois da chegada dos novos médicos, agora Melgaço tem 6 médicos, ampliando bastante o atendimento aos moradores da cidade. 

Nesse documentário vemos a importância do atendimento básico. O Hospital da cidade tem 15 leitos, que viviam cheios. Já ocorreu de ter 17 internados e 2 terem de ficar no chão. O prefeito disse que hoje há momentos em que não há ninguém internado. É impressionante isso. 

Esse é o resultado do cuidado proativo com a saúde. Se você cuida de um problema no início, trata-se rápido e o custo é baixo. Mas se a pessoa não tem o atendimento médico acessível, o problema vai se agravando e torna-se algo pior, mais difícil de se tratar e mais caro para o Estado.

É muito interessante ver que boa parte dos problemas de saúde da população local são consequências econômicas e políticas. Quase inexiste saneamento básico, a água que vem da torneira sai enferrujada, a agente de saúde não tem sequer a balança para pesagem das crianças, dentre outros problemas.

O documentário foi financiado pelos leitores do site Diário do Centro do Mundo, através do site Catarse, que permite a criação de projetos para os quais qualquer um pode doar, através de boleto bancário, cartão de crédito e através de outros meios.



Assista ao documentário abaixo:

0 comentários:

Postar um comentário