terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Após chuva de críticas, Globo se justifica sobre acusações a Marcelo Freixo


Como muitos dos leitores devem se lembrar, no dia 09 deste mês, a Globo publicou uma denúncia com uma materialidade fraquíssima que dizia "Estagiário de advogado diz que ativista afirmou que homem que acendeu rojão era ligado ao deputado estadual Marcelo Freixo". Isso foi feito num momento em que não se conhecia ainda quem havia atirado o rojão que levou à morte o cinegrafista da Band, Santiago Andrade.

Essa notícia lembra bastante às que são publicadas em sites de fofocas. Fulano disse que Cicrano disse que Beltrano está traindo a esposa. 

Quem não se lembra de uma reportagem de Capa da Veja que dizia que "alguém" ligado a Marcos Valério disse que o Marcos Valério disse que o Lula sabia do mensalão. Independente do posicionamento de cada um a respeito do mensalão, de cara se percebe o absurdo que é fazer uma denúncia com tais depoimentos.

Lembro muito bem que o blogueiro e colunista da Veja, Reinaldo Azevedo, disse ao divulgar a revista no facebook, que essa edição seria a maior bomba depois daquela com uma entrevista com o Pedro Collor há muitos anos atrás.

A "bombástica" capa da Veja
No caso da notícia da Globo, com as acusações do estagiário contra o Marcelo Freixo, foi dada uma repercussão enorme a algo muito frágil. A Globo publicou uma notícia de 5 minutos sobre a acusação no Fantástico e mais 8 minutos no Bom Dia Brasil e ainda deixou a foto dele por dois dias na primeira página do G1 com um título semelhante a "Freixo nega que esteja ligado a manifestante do rojão".

O tema virou até piada nas redes sociais. Foi amplamente divulgada a montagem abaixo:



Pelo menos na notícia publicada inicialmente, a Globo tirava o corpo fora, já que dizia "Fulano disse que Cicrano disse". Mas poucos dias depois a Globo se lança em um ataque direto ao Marcelo Freixo,  através de um editorial, insinuando que ele teria ligações com os Black Blocs e outros manifestantes violentos, pelo fato de um assessor do seu gabinete trabalhar numa organização que presta assessoria jurídica a manifestantes.
O crime jogou luz sobre a inaceitável atuação do gabinete do deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL) em defesa de vândalos. Ele e partido precisam explicar a função dupla de Thiago de Souza Melo, assessor do deputado, pago, portanto, pelo contribuinte, e, ao mesmo tempo, advogado de black-bloc e similares.
(Trecho do editorial do jornal "O Globo")
Editorial do O Globo - os inimigos da democracia

Num vídeo de 8 minutos, gravado na assembléia legislativa do Rio, Marcelo Freixo responde ao jornal: "Não vão ser àqueles que nunca foram a favor de um processo democrático que vão me derrubar".


Em resposta os admiradores do deputado fizeram até uma página no facebook chamada "Eu tenho uma ligação com Marcelo Freixo", que alcançou mais de 50 mil curtidas em poucos dias, devido à imensa popularidade do deputado estadual entre os manifestantes do Rio de Janeiro e pelo Brasil.

Página criada pelos simpatizantes do deputado em protesto contra a Globo

Após toda a enxurrada de críticas sofridas, o jornal O Globo fez um novo editorial, em que se justifica.
O jornal não disse em momento algum que o deputado Marcelo Freixo era ligado ao homem do rojão, nem de forma alguma induziu seus leitores a acreditarem nessa versão. Seria absurdo e leviano, porque não há prova alguma sobre isso. Mas, certamente, o jornal foi leal com os leitores, publicando, com o destaque merecido, uma notícia, dando amplos espaços para que todos se manifestassem, o deputado principalmente. [...] 
Que essa atitude irrite os que admiram Freixo é absolutamente compreensível. Como dissemos, é um fenômeno cotidiano, e atinge pessoas de todos os matizes, origens, crenças e valores. E não irrita O GLOBO. Ao contrário, ajuda-o a rever seus procedimentos e verificar se acertou ou errou. Como faz agora.
Editorial do O Globo - o dever de um jornal

Por fim a Globo noticiou no jornal nacional um evento ocorrido no Rio de Janeiro em apoio ao deputado Marcelo Freixo, onde foram feitas várias críticas à atuação da imprensa e em especial à TV Globo.

Vejam no link abaixo:
Jornal Nacional - Ato de desagravo em favor de Marcelo Freixo é realizado no Rio

0 comentários:

Postar um comentário